Além dos vários blogs que sigo sobre minimalismo, simple living, crafts, decoração, etc., gosto muito de ler blogs sobre a parte prática de fazer ciência, isto é, blogs escritos por investigadores e estudantes sobre as dificuldades, as alegrias, os desafios desta vida de cientista. Inspirada por esses blogs e porque há muito que queria partilhar a minha experiência nessa área (afinal, esse é o meu trabalho a sério), criei um outro blog onde comecei a escrever, em inglês, coisas vocacionadas para investigadores, estudantes de doutoramento, e afins. Nunca partilhei isto antes, mas um sonho que tenho é dar workshops/palestras sobre gestão do tempo, produtividade, equilíbrio trabalho-família, etc., vocacionados para cientistas, e ir às universidades falar sobre estes assuntos. Mas adiante...
O tal blog começou bem, mas rapidamente percebi que não fui feita para ter dois blogs. Não consigo mesmo gerir a escrita para dois blogs diferentes, e a frequência e qualidade dos textos acabam por ser afectadas. Por isso, pensei, mas porque é que não começo a escrever posts mais direccionados para o mundo académico aqui neste blog? Sei que tenho muitos leitores que são investigadores. Porque não partilhar a minha experiência com outras pessoas? Afinal, ando há mais de 10 anos nesta vida, e já passei por uma licenciatura, um mestrado e um doutoramento. Já escrevi teses, artigos, resumos, já fiz muitas apresentações em congressos, já orientei alunos. Nestes anos todos, já aceitei desafios, ultrapassei dificuldades, fiz amigos e inimigos, e aprendi e cresci muito com tudo isso. Porque não partilhar essas experiências com os meus leitores, e em português?
Então, é isso. Não se assustem se virem alguns posts sobre como escrever artigos, como preparar apresentações ou como resolver problemas no laboratório. A par com o minimalismo, a família, o desporto e algumas outras coisas, a ciência é um dos eixos fundamentais da minha vida. Faz todo o sentido, portanto, partilhá-la um pouco mais convosco!
Eu vou adorar ainda mais!
ResponderEliminarExcelente ideia :)
ResponderEliminarVou gostar de ler, visto também eu estar ligada á ciência.
:) acho que foi uma boa decisão :)
ResponderEliminarAcho que fazes muito bem!!! Um blog não tem necessariamente de ser vocacionado apenas para um tema, pode ter vários!!! Assim "agradas" a muito mais gente, consegues obter mais leitores e certamente dar dicas fantásticas às pessoas que necessitam.
ResponderEliminarCiência não é de todo a minha área, sou mais de letras, mas força nisso!!!!
Beijinhos
Eu sou uma das seguidoras que trabalha em ciência, estou a fazer o doutoramento, e gosto muito dos posts vocacionados para cientistas. :)
ResponderEliminarCiência é minimalismo. Reduzir a complexidade do mundo, do universo, a um conjunto mínimo de conceitos. Altamente concentrados.
ResponderEliminarA poesia também.
Perfeito!
EliminarRita, eu ando sempre carregada de coisas, as minhas malas são grandes porque preciso/gosto e acabo sempre por encha-las, No outro dia, farta de carregar pensei: adorava saber como é que a Rita se arranjaria com uma mala pequena. É que para mim é impensável! Por isso aqui fica o desafio, se é que não foi já respondido: Suponho que a tua mala seja pequena, o que é que para ti é essencial e levas nela?
ResponderEliminarBjo
Rita, já estou acompanhando seu blog há um tempo e adoro! Me identifico muito com você. Moro no Brasil, sou pedagoga e pretendo me enveredar pela vida academica... Suas dicas serão muito bem vindas! Bjs
ResponderEliminarExcelente ideia, para mim vai ser óptimo pois estou a precisar de umas dicas para a apresentação da minha dissertação de mestrado e também para submeter alguns artigos para revistas.
ResponderEliminarUm beijinho
Oi, Rita. Sou brasileira, adoro e leio sempre seu blog, apesar de nunca ter comentado. Estou terminando minha graduação em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia, fazendo meu trabalho de conclusão de curso. Acho incrível você abordar esse assunto aqui, vou adorar ler sobre produtividade acadêmica. Estou ansiosa pelos posts dessa categoria.
ResponderEliminarPenso que foi uma excelente decisão.
ResponderEliminarPlease do!
ResponderEliminarVou adorar!! Can t wait! Beijinhos!
ResponderEliminarApoio a ideia! Até porque também eu irei passar por todo esse processo. Pelo menos Mestrado. :)
ResponderEliminarSou brasileira e faço doutorado em jornalismo nos EUA. Achei uma idéia fantástica, afinal, está pra existir alguém que precise mais de dicas de como planejar seu tempo do que estudantes de pós-graduação.
ResponderEliminarEu adoro a ideia. Como já deves saber, sou uma das leitoras que estuda ciência (mestrado) e participa voluntariamente num projecto de investigação :)
ResponderEliminarJá devoro as leituras que proporcionas, tenho a certeza que vou adorar essas também. Dúvidas, ligadas ao mundo da ciência, é coisa que não me falta... e, por vezes, sinto que não tenho com quem falar sobre isso porque não tenho amigos que trabalhem em ciência e os meus pais, apesar de trabalharem numa área de ciência, trabalham numa área bastante diferente da qual estudo. Alguns professores são bastante acessíveis e simpáticos mas quando faço determinadas perguntas sobre o início da actividade laboral nesse mundo, dão-me sempre respostas muito evasivas e, por vezes, se contassem um pouco da sua experiência, como começaram, já poderia ser uma ajuda! Espero, ansiosamente, por esses posts!
Acho ótimo! Eu já lia o outro blog. Agora diminuo o n.de feeds assinados. =)
ResponderEliminarMuito bom Rita! Aguardo as cenas dos próximos capítulos! :-)
ResponderEliminarNão sou cientista nem ligada à ciência, mas adoro ler sobre esse assunto, por isso prevejo que vou adorar essa nova faceta.
ResponderEliminarNo passado também já tentei manter dois blogs e concordo que a organização é super difícil.
gosto gosto gosto.. tb estou a fazer doutoramento, e às vezes gerir tantas coisas e responsabilidades ao mesmo tempo é difícil..especialmente porque estou no estrangeiro, sozinha e longe da família.
ResponderEliminarbem haja pelo blog e pelas dicas sempre úteis.
S Neves
Elva, aluna de doutoramento em ciências biomédicas (mm mm na recta final, a terminar papers e a escrever a tese, ou a tentar, cof cof) e claro, bolseira de nvestigaçao. Vou gostar muito, como já deves calcular, porque também já tinha descoberto o outro blog :)
ResponderEliminarVou acompanhar de perto esses posts. Sou docente do ensino superior e também eu tenho licenciatura, mestrado e doutoramento, mas na área das Ciências Sociais .Aceitam-se dicas e experiências. Além da vida profissional, uma casa e uma família para gerir.
ResponderEliminarParece-me muito bem, agora que estou a acabar o mestrado, e como bióloga gosto sempre de saber mais :)
ResponderEliminarespero que esse post sobre apresentações venha depressa, que a defesa do meu mestrado é no fim deste mÊs :P
ResponderEliminarRita, você é uma inspiração para nós leitores!
ResponderEliminarUm grande abraço.
Why not? É de maneira que aprendo umas coisas.
ResponderEliminarOlá Rita,
ResponderEliminarnão sou cientista, estudei há muitos anos atrás - acho que pra mim não haverá mais interesse em seu blogue - mas desejo tudo de bom pra você
Elena
Elena, se calhar não percebeu (ou eu expliquei mal), mas não vou deixar de escrever sobre minimalismo, organização e essas coisas...
EliminarRita,
Eliminarestou me sentindo um "peixe fora d'água" com a evolução do mundo atual e nem tudo o que leio aqui consigo entender ... mas sinto que estou literalmente "viciada" em seguir este blogue e vai ser difícil não seguir. Aproveitarei os temas que me interessarem.
Agradeço sua atenção.
Elena
Eu vou adorar :)
ResponderEliminarGostei da ideia.
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarGostei do blog e adorei essa ideia de escrever para a gente da ciência, ainda para mais porque também faço parte dessa gente ;)
Beijinhos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarMas que boa notícia, Rita!
ResponderEliminarAcompanharei com prazer.
Olá Rita! Já adoro o seu blog e vou adorar mais ainda, até porque também estudo na área das ciencias (ambiente) :)
ResponderEliminarFico ansiosamente à espera dessas dicas. Tenho 3 trabalhos de investigação a decorrer e sinto uma enorme dificuldade em organizar o "artigo" em si. A estatística, as perguntas directas dos objectivos, etc. Sinto que as ideias são ótimas, vivo num país cheio de casos e correlações interessantes na área da saúde, mas bloqueio na hora de desenvolver o sumo.
ResponderEliminarA aguardar ;)
Vai ser ouro sobre azul :)
ResponderEliminarVai ser ouro sobre azul :)
ResponderEliminarRita, estou ansiosa por estes posts! Já sigo muitas das suas dicas de produtividade no laboratório!
ResponderEliminar