No Twitter há uma comunidade incrível de académicos (doutorandos, posdocs, professores) que se apoia e partilha os seus problemas, desafios, alegrias e dicas para manter a sanidade. Gosto sobretudo das hashtags #ECRchat (early career researcher chat), #PhDchat e #AcWri (academic writing).
Novembro é o mês da escrita académica (#AcWriMo), uma iniciativa do site PhD2Published, onde cada participante estabelece objectivos de escrita e compromete-se a atingi-los ao longo do mês (por exemplo, escrever 10 mil palavras, acabar 2 capítulos da tese, escrever 2 artigos, etc.). O motivo de ser deste desafio (e outros do estilo) é simples: publicar resultados é o objectivo final de qualquer académico (publish or perish), mas escrever é uma tarefa que invariavelmente fica esquecida porque há sempre coisas mais urgentes para fazer. Os melhores escritores são aqueles que escrevem de forma consistente, um pouco todos os dias. E é isso que este desafio pretende - apoiar, dar força e motivação a quem todos os dias é confrontado com impedimentos e distracções que nos afastam do teclado do computador (ou do ficheiro do Word onde brotam as nossas ideias)...
As regras do #AcWriMo são simples:
1. Estabelecer objectivos de escrita (realistas) para o mês de Novembro
Os meus objectivos para o desafio: escrever dois artigos científicos (nunca escrevi 2 artigos num mês; o meu recorde é 1 artigo num mês, mas fazendo outras coisas ao mesmo tempo).
2. Declarar publicamente a participação no desafio e publicitar os objectivos
Estou a fazê-lo aqui e vou fazer no Twitter.
3. Definir uma estratégia
Não é só decidir que vou escrever 2 artigos. Tenho que definir como e quando é que vou fazê-lo, quantas horas por dia vou dedicar à escrita, quantos dias da semana, e como é que vou evitar distracções. Decidi que vou ficar a trabalhar em casa, pois bate o Sol no escritório o dia quase todo e no gabinete na univ não bate tanto (e o Sol dá-me energia). Em casa o telefone não toca tanto nem me batem à porta com dúvidas ou problemas. Se não quero ser incomodada, tenho que ficar em casa (e usar as minhas estratégias para conseguir trabalhar bem em casa). Para ficar em casa o mês inteiro (ou quase), tenho que despachar uma série de coisas no laboratório durante esta semana. Depois, são 4 semanas seguidas de máxima concentração! A ideia é continuar a usar a técnica Pomodoro (25 minutos de trabalho seguidos de 5 minutos de descanso), que tem dado bons resultados. Quero trabalhar 8 horas por dia, mas não são 8 horas a escrever! Tenho dados para analisar, estatística para fazer, artigos para ler, e muito em que pensar. 4 semanas para 2 artigos dá 2 semanas para cada artigo. O plano é escrever a Introdução, Métodos e Resultados numa semana e a Discussão na outra semana.
4. Discutir o progresso
Não é para passar o dia inteiro no Twitter ou no Facebook, mas é importante ligar-me de vez em quando para partilhar o meu progresso e ver como andam as coisas com os outros participantes - é extremamente motivador ver que há pessoas que conseguem escrever 2 mil ou 3 mil palavras por dia!
5. Não perder a motivação
Vai ser um mês difícil, claro que vai. Mas devo pensar na meta que me propus atingir e tê-la sempre em vista - escrever 2 artigos num mês! E se isto correr bem, já sei que posso voltar a fazer um desafio destes e aumentar a minha produtividade de uma forma incrível!
6. Mostrar os resultados
No fim do mês, é altura de fazer contas. O que é que podia ter sido feito de forma diferente? Consegui focar-me com facilidade ou procrastinei em demasia? Mas, o que mais interessa, os objectivos estabelecidos foram alcançados? No fim do mês publicarei aqui e no Twitter os resultados. Se escrevi os dois artigos, quanto é que escrevi, se superei ou fiquem aquém das minhas expectativas... (claro que estou à espera de atingir os meus objectivos, senão, what's the point?)
Que fixe!! Vou explorar. De facto este é um trabalho solitário e a possibilidade de obter a ajuda de outros na mesma circunstância parece-me irrecusável. Já agora agradeço a tip do Pomodoro!
ResponderEliminarContinuação de bom trabalho!
Sandra
Tenho que terminar a tese de doutoramento ate dezembro. Teno que rever os 3 capitulos/artigos que faltam e rematar com a introdução e a discussão final!
ResponderEliminarOi, Rita. Será que graduandos também podem entrar nessa? Mesmo não participando diretamente da iniciativa (meu inglês é bem básico, acho que seria difícil acompanhar), acho que vou aderir ao desafia. Preciso terminar meu trabalho de conclusão de curso da graduação até dezembro. Preciso escrever o 3° e último capítulo (do qual só tenho um pequeno rascunho da estrutura), a introdução e revisar tudo. Meu prazo tá superapertado e ando muito desmotivada, mas vou pegar o desafio como incentivo. Obrigada por nos inspirar. Tô adorando o temática acadêmica aqui no blog.
ResponderEliminarAbraços.
YES I AM IN!
ResponderEliminarOla Rita! tambem vou participar, ja actualizei a spreadsheet no google docs... com a minha participacao. Estou a contar em acabar o rascunho final da minha tese completa ate ao Natal, pois em Janeiro ja sei que os meus professores vao estar ocupados com exames e nao vao dar tanta atencao 'a minha tese :( Boa sorte para o teu mes de Novembro pleno em escrita! eheh see you on twitter! ;-)
ResponderEliminarOla! tambem decidi participar no #acwrimo em Novembro. Ja actualizei a spreadsheet no google docs com os meus objectivos!! Happy writing!! :-)
ResponderEliminarOlá Rita. Eu tenho que acabar e submeter um paper e começar a escrever outro. So i'm in. Kisses
ResponderEliminarOi Rita, acabo de comentar no twitte.r Só hj vi este post. Adorei a idéia, pois estou justamente na época de escrever minha dissertação. Vou aderir e acho que vai me ajudar ter este apoio. Ontem bloqueei meu FB pq me tirava mt tempo. Abs!
ResponderEliminar