06/05/2013

40 dias de yoga

Eu nunca fui muito amiga de programas ou dietas do tipo 30 dias disto, 7 dias daquilo, 4 semanas de assado. Até o dvd da Jillian Michaels, Ripped in 30, que eu adorava, não consegui cumprir. Não gosto dessas obrigações, ter que fazer isto ou aquilo durante um certo período de tempo predefinido.


No entanto, meti-me num programa de 40 dias de yoga... e estou a cumpri-lo! Comprei o livro do Baron Baptiste, 40 Days to Personal Revolution - o Baron Baptiste é um guru do yoga americano, que criou um estilo de yoga, Baptiste Power Yoga (é vinyasa flow yoga à maneira dele, muito dinâmico e aeróbico). O livro é um programa de 40 dias com sequências de yoga que mudam todas as semanas. Na primeira semana são 20 minutos de yoga e na última semana são 90 minutos. Para acompanhar o programa, no site dele estão disponíveis podcasts com as práticas semanais de yoga - é mais fácil ouvir e fazer do que ler no livro e fazer ao mesmo tempo...

Comecei a fazer este programa porque um verdadeiro yogi pratica yoga diariamente. Eu adoro fazer aulas online e no ginásio, mas sentia falta de uma prática minha, feita ao meu ritmo, que possa fazer sozinha. Queria levantar-me de manhã cedo, estender o tapete e fazer a minha prática, sem ter que ligar o computador e escolher uma aula para fazer. Claro que as aulas são importantes para aprender as ferramentas do yoga, mas como diz Kara-Leah Grant no seu livro Forty days of yoga - Breaking down the barriers to a home yoga practice, o yoga é coisa pessoal que uma pessoa faz sozinha, de acordo com as suas necessidades; quando praticamos yoga sozinhos, somos forçados a confiar em nós próprios, a ouvir o nosso professor interior, e com o tempo, aprendemos o que é preciso ser feito.

Ao longo dos últimos meses fui experimentando vários estilos de yoga e sem dúvida que o que mais me atrai é o power vinyasa yoga, que tem as suas origens no exigente ashtanga yoga, mas não segue uma sequência  fixa de asanas (posturas). De acordo com essa chave aqui em baixo, o meu estilo de yoga é mesmo o power!


Comprei então o livro do Baron Baptiste, Journey into Power, onde é apresentada uma sequência de mais de 50 asanas diferentes que ele considera serem as essenciais para uma rotina de yoga completa. A sequência toda leva cerca de 90 minutos, mas antes de me aventurar em 90 minutos de uma prática de yoga exigente, achei melhor começar devagar... e daí os 40 dias do 40 Days to Personal Revolution. As sequências vão aumentando em duração em cada semana, até aos 90 minutos na sexta semana do programa. Como as sequências vão sendo construídas tendo como base a sequência da semana anterior, acabo por saber a sequência de cor - eliminando a necessidade de computador, podcast ou livro... e assim fico com a minha prática diária de yoga (além das aulas, que ajudam imenso para corrigir o alinhamento e outros pormenores).

Há por aí yogis a lerem-me? Praticam diariamente em casa ou só nas aulas?

23 comentários:

  1. Gostei muito das informações que aqui colocaste. Já há muito que gostava de ter aulas de yoga mas agora "abriste-me o apetite". Mas ainda não sei se em Maputo há yoga. Deve de haver. Vou averiguar.

    ResponderEliminar
  2. Eu comprei no Lidl um livro com dvd, mas entretanto não tenho praticado muito.:(

    ResponderEliminar
  3. Caminhadas já faço com regularidade, até porque o tempo tem ajudado mas o que realmente me ajudaria a diminuir stress e ansiedade era o yoga. Gostei da ideia de ouvir em vez de ler. Realmente o que ajudava a tranquilizar nas aulas que tive há uns anos atrás era a voz super calma do professor.

    Bjs e obrigada pela partilha
    Anabela

    ResponderEliminar
  4. Eu já tive aulas de Ashtanga Yoga. Na altura, ao final de 2 meses, aborreci-me: identifico-me mais com o jogging, crossfit... Coisas um bocadinho mais mexidas: nunca tive muita paciência para coordenar aquelas regras todas de respiração.
    Se calhar ainda não tive a tal revelação espiritual para o yoga... Mas gostei do gráfico: parece que o ideal para mim é o Hot Yoga.

    O Caldeirão e a Colher de Pau

    ResponderEliminar
  5. Olá! Gostei muito deste post! :) Pratico yoga num centro, uma ou duas vezes por semana, depende da minha disponibilidade e às vezes em casa também, sigo vídeos. Às vezes quando faço em casa tento fazer a mesma sequência que faço nas aulas, mas nem sempre me lembro de tudo e "invento" um bocadinho... Acho que esse livro que falas deve ser mesmo muito bom! Vou investigar! Beijinho e boas práticas!

    ResponderEliminar
  6. Eu comecei na semana passada, sou uma principiante... E comecei em casa seguindo uma sugestão deixada aqui. São as aulas on-line do Ekhart ioga. Até agora estou a gostar bastante.

    Clara

    ResponderEliminar
  7. Isso não exige muita força física nos braços ? Refiro-me ao que fazes na imagem .
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. yoga ainda só consigo praticar nas aulas.... falta-me a parte de praticar em casa

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito deste post. Adoro trocar idéias sobre yoga. Faço em casa algumas posturas que aprendi há uns anos atrás em aula com uma professora de Campinas. Tenho ainda muito o que aprender mas adoro yoga.
    Abraços,
    Kyria

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita ... tenho andado à informar-me e à procura de onde possa ter aulas de yoga ou como poder ir praticando em casa (e gostava que as minhas filhas também praticassem) e claro que já li todos os posts da busywoman sobre o assunto ... achei curiosa algumas questões e "formas" de yoga :) mas os meus olhos brilharam quando vi o acro yoga ... as minhas filhas fazem acrobática mas possivelmente vão desistir no próximo ano ... a mais velha (11 anos) que já vai a competições está a começar a achar que o tempo necessário despender e a pressão não é para ela ... mas tenho pena porque ela adora acrobática e acho que aulas de acro yoga seriam a solução (tenho a certeza que seria dadas de forma bem mais zen LOL) ... tenho de ir pesquisar mais sobre isso, e ver se aqui por Lisboa haverá algumas aulas onde pratiquem este tipo de yoga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rosinha, contacta a Alexandra Afonso para informações. http://lisboa-livre.blogspot.pt/2013/02/23-de-fevereiro-2013-aula-yoga-dinamico.html
      ela é muito simpatica, e sei que colegas dela fazem yoga areo. talvez seja mais proximo do que procuras :)
      www.prama.pt -> acho que aqui tb sabem qq coisa

      Eliminar
    2. Obrigada Rita ... vou ver os links que indicas.

      Eliminar
    3. Oh desculpa Pat, obrigada a ti ... não reparei bem (sou muito distraida hihihi) e achei que era uma resposta da Rita :p

      Eliminar
  11. Vou duas vezes por semana às aulas, mas em casa me falta disciplina... Quem sabe agora animo?!

    ResponderEliminar
  12. Há sim senhora!
    Pratico todos os dias, preferencialmente no meu ashrama mas se não for possível em casa e quando não consigo sinto-me a ressacar da falta.
    E já agora belíssimo cacasana! Eu só me aguento nele 2 segundos!

    ResponderEliminar
  13. Vou às aulas uma vez por semana (aula de 1h30-2h) e faço em casa mais duas ou três vezes por semana.
    Pratico o Hatha Yoga e tem-me feito maravilhas!

    ResponderEliminar
  14. Não pratico yoga. Mas segundo o teu grafico iria para o Hatha Yoga. "Esbarrei" logo na primeira pergunta: are u overhelmend by this chart" ;) Mas vou ler os links!

    ResponderEliminar
  15. Olá! Eu pratico diariamente, em casa! Faço yoga desde 2008, e desde maio do ano passado que pratico apenas em casa, diariamente (salvo raras e honrosas exceções ;)) Agora, pratico vinyasa e ashtanga....e tenho muita curiosidade relativamente ao anusara ;)
    Em relação à pratica, ora faço a minha prática, ora sigo práticas online!
    beijinho
    inês

    ResponderEliminar
  16. vou as aulas, mas acabo por sentir necessidade de praticar em casa.. :) sobretudo a saudação ao sol que para mim é muito poderosa e também medito quando sinto necessidade.. :) mas em casa, o que faço exercícios k me vou lembrando das aulas, deixo-me ir.. :P

    Sonia L.

    ResponderEliminar
  17. Gostava de praticar.

    ResponderEliminar
  18. Olá Rita. Depois de ler este teu post decidi comprar também o livro.
    No site, os podcasts, estariam disponíveis aqui http://www.baronbaptiste.com/40days/?
    Diz que fecharam os registos :(
    Tens os conteúdos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os podcasts estão aqui: http://www.baronbaptiste.com/store/category/digital-media/

      Eliminar
    2. Argh! Não basta com comprar o livro que ainda se têm que comprar os podcasts?? :(
      Vou pegar no livro primeiro, depois logo penso nos podcasts!

      Obrigada!

      P.S. - Já fizeste algum yoga detox?

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...