23/11/2013

Ashtanga diary || 17-23 novembro 2013

Esta semana foi boa. Pratiquei pouco, mas foi bom. 

Domingo, segunda e terça não fiz nada de asanas. Fiz sim uma aula de pilates na terça (comecei no início do mês pilates uma vez por semana para aproveitar o tempo enquanto os miúdos estão no judo - e assim trabalhar os abdominais, que são muito importantes em muitos asanas). 

No entanto, desde o início da semana que tenho meditado todos os dias, entre 10 a 15 minutos, por isso estou muito contente. Também tenho feito pranayama, os exercícios de controlo da respiração.

A prática de ashtanga vinyasa só fiz 2 vezes esta semana, na quarta e ontem, que tive aula de ashtanga.

A aula ontem foi óptima! Consegui finalmente saltar de Adho Mukha Svanasana e aterrar sentada com as pernas esticadas à frente (antes aterrava sentada com as pernas cruzadas, não conseguia passá-las pelos braços). É isto (a partir do minuto 0:30), mas eu (ainda) não faço de forma tão elegante.

Mas o melhor da semana foi na quarta-feira. Há dias escrevi como seria a minha manhã ideal. Pois bem, na quarta passei da teoria à prática. Levantei-me às 5 da manhã, fiz uma série de práticas ayurvédicas (oil pulling, jala neti e beber água morna com limão), às 5h30 fui para o tapete e fiz a primeira série do ashtanga vinyasa completa até às 7h, seguida de 15 minutos de pranayama e 15 minutos de meditação. Emergi do tapete às 7h30 e tive um resto de dia fantástico.

Continuo a fazer a rotina matinal ayurvédica mal me levanto e tem sabido muito bem... 

Mas tenho mesmo que praticar mais vezes... o problema principal é o sair da cama a horas. Levantar às 5h da manhã todos os dias? Difícil, mas não impossível. Aliás, reparei que a partir de 4ª feira, o dia em que me levantei às 5h, tenho acordado sempre às 5h ou um pouco antes, sem despertador (mas depois não tenho força para sair da cama e volto a adormecer...). Será que o meu corpo está a dizer-me que essa é a minha hora?

Virabhadrasana II
E hoje de manhã pus os miúdos a praticar yoga!! Asanas, relaxamento com visualização e uns mandalas para pintar! Muito bom! Estou feliz!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. 
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}


10 comentários:

  1. Eu adoro ver sua persistência, principalmente a coragem e disciplina para acordar às 5:00 da manhã para praticar!
    Serve me de inspiração! E adorei ainda mais ver os miúdos praticando! hahaha Trabalho com crianças em educação nutricional, mal consigo controla-las durante uma aula de 50 minutos, como você conseguiu fazer seus pequenos tão concentrados numa atividade assim? Tem minha admiração mais uma vez! Aceito, suplico dicas! rs
    Estou seguindo!
    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eles não estavam muito concentrados, mas lá foram fazendo as coisas... É preciso paciência... bj

      Eliminar
  2. Bom dia Rita!
    Gosto muito de ler o teu blog e tem-me ajudado muito a organizar a minha vida agitada de estudante. Realmente manter uma rotina e criar um plano são fundamentais ao sucesso.
    Gostaria de saber mais sobre as práticas ayurvédicas. Poderia falar mais sobre isso? Inclusive onde consigo encontrar essas coisas em Lisboa.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra, sim, vou falar mais sobre estas técnicas ayurvédicas no blog!

      Eliminar
  3. Vou ter amanhã a minha primeira aula de ashtanga yoga. Andei a ver alguns vídeos no youtube, e apanhei um susto ao ver o grau de dificuldade das posições:) Pior ainda para quem é uma lontra ambulante que nunca fez desporto. Mas estou muito motivada, sobretudo devido aos inúmeros benefícios que tens apontado aqui no blog.

    ResponderEliminar
  4. E o gato (ou gata) lindo q aparece no canto da foto, q postura fazia? :)

    ResponderEliminar
  5. gostei mt desta imagens dos miúdos a fazer os guerreiros :)
    qd estou na aula de ioga penso mts vezes que bem que faria à minha princesa estar ali (tipo 5min lol)

    ResponderEliminar
  6. Rita,

    que óleo usas para o oil pulling?

    Li o artigo do mindbodygreen.com e procurei por óleo de côco no Celeiro, mas não encontrei. Trouxe de sésamo, mas confesso que o saber me deixa um pouco enjoada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compro o óleo de coco biológico no Jumbo. Também há na Terra Pura. Celeiro não há cá em Faro... O óleo de coco dá-me vómitos, mas agora já me habituei... os primeiros dias é que foi pior.

      Eliminar
    2. Já não me sinto sozinha, então.
      Primeiro estranha-se, depois entranha-se, diria alguém...
      Lá terei de perdoar o mal que sabe pelo bem que faz.
      Boas festas, Rita.

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...