29/11/2013

Como pôr as crianças a ler mais

Há tempos li no facebook um texto da autoria de Eduarda Abreu, que pode ser lido na íntegra aqui, sobre factos que os pais precisam saber sobre a leitura. Todo o artigo mexeu comigo, sobretudo o parágrafo abaixo:

"As famílias de leitores utilizam um kit de sobrevivência: livros, um cesto com livros na casa de banho e um candeeiro de cabeceira. Coloque um cesto com livros e revistas na casa de banho e outro junto à mesa da cozinha. Coloque um candeeiro na mesa-de-cabeceira do seu filho e conceda-lhe o privilégio de ter a luz acesa durante mais 15 minutos para ler (ou apenas para ver as imagens num livro) na cama. Este poderá ser o mais importante curso nocturno que ele virá a frequentar."

Os meus filhos lêem, mas não tanto como eu gostaria. Inspirada pelo texto, lancei mãos à obra para melhorar as condições para a leitura e assim estimulá-los a ler mais...

>> pus um cesto com livros, escolhidos por eles, no chão do quarto, para ficarem mais fácil e rapidamente acessíveis do que os que estão na estante


>> pus um cesto com livros... na casa de banho


>> pus um livro em cima da mesa da cozinha para eu ir lendo um pouco cada dia ao pequeno-almoço (neste momento é O Principezinho -  a minha cópia, que tem mais de 20 anos)

>> quando eles vão para a cama, podem ficar 15-20 minutos de luz acesa a ler - e eles ficam mesmo! (outras vezes eu conto uma história)


E vocês, que estratégias usam para incentivar a leitura?


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. 
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}

11 comentários:

  1. Já uso cesto de livros na mesa de cabeceira há muito tempo (http://aproveitaravidaja.blogspot.pt/2012/04/pequenas-escolhas.html) e o Tiago está tão habituado a ouvir histórias antes de dormir que quando não consigo fazer por questão de tempo, ele fica todo chateado.

    Muito boas técnicas.

    Bjs
    Anabela

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Rita,

    Cá em casa partilhamos algumas das estratégias enunciadas, mas a que tem tido um impacto gigantesco é sem dúvida termos uma biblioteca instalada na sala de estar. A nossa sala de estar é a sala da família. É onde passamos mais tempo e onde usufruímos algumas das nossas paixões: a música, os filmes, a televisão, o computador, as artes manuais e os lavores, a lareira e sem dúvida os livros. Temos um sofá de canto e por cima desse sofá prateleiras cheias de livros para diferentes idades. A prateleira mais baixa tem os livros do mais pequeno para que ele os possa alcançar e usar livremente. Na parede junto ao sofá instalámos um candeeiro de leitura. Na verdade, adaptámos um candeeiro de secretária daqueles extensíveis que nos permite iluminar qualquer ponto do sofá. Ao serão e muitas vezes mesmo durante o dia, o candeeiro estica o pescoço e os livros saem muito naturalmente das prateleiras e descem até à nossa ilha-sofá. Aninhados debaixo das mantas, com a lareira a crepitar, lemos histórias ao mais pequeno, lemos livros juntos ou autonomamente. Encontrar alguém a ler naquele sofá é tão natural como encontrar alguém a ver televisão...

    ResponderEliminar
  3. Sempre houve livros na minha casa e desde que a minha filha era bebé, coloquei alguns no quarto, na sala de estar, na sala dos brinquedos, mesas-de-cabeceira, na minha mala... e como fgosto de ler e levo todos os dias 1 livro na mão, ela imitava-me e levava um livro tb para o infantário. Agora, com 7 anos, lemos juntas o mesmo livro que ela escolhe: ora leio eu umas linhas, ora lê ela. O nosso exemplo é sempre o melhor e levar a leitura a brincar, para não incutir nas crianças a ideia que ler é aborrecido. Esta tem sido a minha batalha e vai continuar a ser. A mensagem é que ler é descobrir e aprender sempre qualquer coisa.

    ResponderEliminar
  4. Texto útil e muito interessante!
    Também li algures que os livros devem ser apresentadas às crianças ainda bebés, mesmo antes de terem sequer noção da sua utilidade. Só este contacto por si, só o acto de desde logo começarem a pegar e desfolhar um livro, de forma precoce, é fundamental para estimular o seu posterior interesse pela leitura.
    O meu filho tem 18 meses, ainda mal fala, e já adora livros. Umas das coisas que mais gosta de fazer é abrir um livro, explorar as imagens e apontar com o dedito para o texto para lhe lermos. Adora.
    Na esperança que este interesse não se perca, desde que ele nasceu vamos tendo muitos mais livros espalhados pela casa.

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita!
    Cá em casa, um dos preparativos para a chegada dos Baibes, foi reservar um espaço na estante que fosse só deles. Eles nasceram e esse espaço foi inicialmente preenchido com livros para bebés, que foram sendo substituídos por livros adequados ao seu crescimento. Depois do jantar (que decorre sempre sem TV e durante o qual falamos sobre o dia de cada um de nós os quatro) há o nosso espaço de leitura. Depois há também o exemplo: nós lemos, eles sempre nos viram a ler e também lêem. O espaço da estante que lhes é reservado foi crescendo de modo a que eles têm sempre, mas sempre!, acesso aos seus livros. E trazem sempre um livro com eles, mesmo quando vão para o WC (este é um hábito que sempre me acompanhou e que passei para eles...). E foi assim que, com muito gozo, vimos o V. a aprender a ler sozinho aos 5 anos. Entraram este ano para o 1º ano e a E. começou logo a ler sozinha e vibra porque não precisa de (muita) ajuda para ler. Além de terem sempre acesso aos seus livros, os livros e as suas histórias proporcionam temas de conversa. Outra coisa que fizémos por volta dos 3 ou 4 anos foi inscrevê-los como leitores na Biblioteca Municipal, onde vamos regularmente (mais assiduamente nas férias...) procurar (para eles e para nós) títulos diferentes dos que existem cá em casa. E é assim que fazemos cá em casa... :)

    ResponderEliminar
  6. Livros são uma prenda recorrente cá em casa entre adultos e para as crianças. A nossa filha (30 meses) todos os dias antes de dormir tem direito a escolher qualquer livro dela (tem uma estante própria) - agora estamos na fase das brancas de neve, peter pan, tres porquinhos, cinderela - e o ritual é sempre o mesmo: primeiro ela conta a história à mãe, depois a mãe lê o livro a ela e aos bonecos e por último o pai interpreta o livro e faz-lhe perguntas sobre o mesmo, deixando-a terminar as frases e criando sons. Este processo chega a levar 20/30 minutos (depende da história) e depois o sono é directo! Ao fim de semana lemos imenso para ela - a pedido dela - e se temos mais tempo de manhã há sempre uma leitura depois das pinturas matinais.

    ResponderEliminar
  7. Adorei este post, obrigada! É bom sentir que fomos úteis de alguma maneira. Isto de pôr os filhos a ler nem sempre é tão fácil como parece.
    Consulte o blog. Lá encontrará imensos contos muito bonitos, sobretudo para crianças mais pequenas. Para eles lerem e para lhes lermos nós.
    contosparacrescer.wordpress.com

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de ler, muito mesmo.Mas nAo conseguir passar essa necessidade para a filha e a neta.
    A idéia de cestos com livros na casa de banho eh muito boa.
    Por que vc nAo tira esse "verificador de palavras"? Calcula como isso além de chato, atrasa nossos comentários? Isso mesmo, Rita? Esta eh a quarta vez que tento acertar as letras.

    ResponderEliminar
  9. Adorei a ideia do cesto. Acho que vou adoptar essa ideia para a sala... ;)

    ResponderEliminar
  10. A minha filha tem livros desde os 3 meses de idade. Sempre os teve, cresceu a desfolhá-los e a apreciá-los. Nunca estragou um livro e tem a estante dos livros dela ao alcance dela. Está habituada a ver-nos a ler por gosto e para ela os livros são uma prenda tão boa como um brinquedo (conheço quem distinga livros de prendas o que acho uma monumental asneira). Nas feiras do livro tem sempre direito a um livro novo (mesmo que nem tivesse um ano de idade). Visita com regularidade livrarias e bibliotecas e pode desfolhar e ler o que quiser. Conclusão: tem 4 anos e meio e teve uns tempos sem história antes de dormir porque não queria só uma de cada vez, queria ler e ler e ler. Agora já acalmou e lemos todos os dias uma história curta. Recentemente lemos em vários dias antes de dormir A Fada Oriana, da grande Sophia. Sim, é um livro que está na secção a partir dos 9/10 anos, mas ela adorou. Outra "regra" cá em casa é ignorar as idades recomendadas. Ela já é tão boa "leitora" que os livros que as editoras acham apropriados para ela são pobres de texto e vocabulário e ela não gosta. Tentamos sempre ter em conta o que ela gosta na hora de comprar. Já lemos o principezinho em versão pop up (comigo a abreviar a história enquanto lia) e no Natal vai receber o livro da Pippi das Meias Altas (em versão integral e ela está em pulgas para o receber) e A Menina do Mar, também da Sophia. :)
    Não acho que seja obrigatório ler todos os dias ou por rotina. Acho que se mostrarmos o amor pelo livros desde pequeninos eles vão ganhá-lo também.

    ResponderEliminar
  11. Inspirada neste artigo, o resultado foi este http://martasilvabobillier.blogspot.fr/2014/03/o-cantinho-da-leitura.html.
    Obrigada Rita, bem-hajas.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...