01/11/2013

Implementando o ZTD. Dia 1 - Capturar

O primeiro hábito do sistema Zen To Done é capturar.
Capturar o quê? Tudo o nos venha à cabeça e toda a informação que chegue até nós. 

Para tal, devemos ter alguns sítios onde juntamos toda essa informação. As caixas de entrada ou inboxes mais comuns são o email, um tabuleiro de papéis no trabalho e outro em casa, o telemóvel, um caderno... Devemos ter o mínimo de caixas de entrada e estas devem ser simples e fáceis de usar, para que as usemos sempre.

Então, fiz o seguinte:

1. Estabeleci as minhas caixas de entrada


Tabuleiro à entrada de casa
Costumava pôr os papéis em cima da secretária, mas os gatos saltam lá para cima e espalham-nos. A maior parte das vezes os papéis nem chegavam à secretária, acabando por ficar na consola da entrada onde largamos as chaves. Também não resultava.
Então, fiz uma inbox que coloquei junto à porta de casa, para largarmos o correio e papéis que trazemos connosco aí. Quando é altura de processar, pego nos papéis todos e levo-os para o escritório.


Gaveta no trabalho
Tenho umas gavetinhas dentro do meu armário no meu gabinete no trabalho. Uma das gavetinhas é a caixa de entrada. Não uso muito porque não costumo receber coisas em papel no trabalho, mas está lá para quando é preciso.

Email
O email é talvez a inbox mais importante e tenho as minhas várias contas de email direccionadas para uma só caixa de entrada. É através do email que surge muita da informação que tenho que processar. Tenho 4 marcadores no email, que são suficientes para organizar o correio: pessoal, blog, work, waiting. Falarei mais no post sobre o processamento. 

Agenda/caderno
Recentemente voltei a usar agenda de papel, mas não a uso só como agenda. É onde aponto as tarefas para cada dia, dinheiro gasto, compromissos, etc. Como não ocupo a página inteira com tarefas e compromissos, uso a agenda também como caixa de entrada. 
Assim, evito andar com um caderno só para esse fim, que adicionaria mais peso à minha mala...
Esta inbox em papel é, para o Leo, a mais importante. Todo e qualquer pensamento ou informação importante que surja deve ser passado para o caderno para ser processado mais tarde. O caderno (quem diz caderno, diz post-its, cartões, etc.) deve andar sempre connosco. Eu não ando sempre com a agenda e quando não a tenho, uso o telemóvel para apontar as coisas. O telemóvel é, portanto, mais uma caixa de entrada.


2. Coloquei tudo nas caixas de entrada

Apanhei os papéis que estavam espalhados na secretária e coloquei-os na nova inbox à porta de casa. Fiz o mesmo com os papéis no trabalho.
Peguei na minha agenda e escrevi lá todas as tarefas que tenho neste momento em mãos e as que terei no futuro, tanto de trabalho como pessoais. Escrevi tudo o que me lembrei. Deitei tudo para o papel. Esvaziei a cabeça.


5 comentários:

  1. Silmara Lopes01/11/13, 13:23

    Rita acompanho sempre seu blog e sempre quis começar o método ZTD, acho que esses posts vão ser minha motivação :)

    ResponderEliminar
  2. Amei e vou tentar seguir... :-)

    ResponderEliminar
  3. Olá rita, então as minha entradas são : uma caderneta bem pequena que ando na bolsa e quando não dar para levar uso o celular também a outra é o evernot, que uso para quase tudo, mas você não usa nenhum programa de internet ou você somente usa para capturar essas fermentas? Beijos

    ResponderEliminar
  4. Rita, vou aproveitar para acompanhar de início... assim me sinto mais motivada! Acho que meu pior defeito é adiar a resolução de tarefas...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...