22/11/2013

Implementando o ZTD. Dia 10 - Encontrar a paixão

Finalmente chegámos ao último dia da implementação do Zen To Done, ao 10º hábito >> encontrar a paixão, que é, provavelmente, o mais difícil...

A premissa é simples: se gostarmos mesmo daquilo que fazemos, é muito mais fácil fazê-lo. É mais fácil levantar de manhã se tivermos coisas de que gostamos para fazer durante o dia. E é muito mais difícil termos vontade de fazer coisas de que não gostamos... parece óbvio e simples, não é?

Por exemplo, eu nunca me levantaria às 5 da manhã para fazer uma coisa de que não gosto... mas levanto-me às 5 da manhã para fazer a minha prática de yoga, pois é uma coisa que adoro e que me traz imensos benefícios imediatos. Eu tenho um trabalho de que gosto e por isso sempre foi fácil levantar-me de manhã para ir trabalhar cheia de vontade.

O Leo diz que se a vontade de ir trabalhar é nula, se temos que nos arrastar para fora da cama de manhã e se a perspectiva de ir trabalhar deixa-nos logo mal dispostos, é altura de mudar de trabalho. Óbvio que a situação actual do nosso país não permite este passo arrojado para a maioria das pessoas.

Em relação a encontrar a paixão, fazermos trabalho pelo qual somos realmente apaixonados, eu (e outros) concordo mais com o Cal Newport, que escreveu um livro precisamente sobre este tema, o qual referi brevemente aqui, So Good They Can't Ignore You. O livro fala da paixão versus competência e qual é mais importante. Para o Cal, é mais importante tornarmo-nos realmente bons num trabalho, juntar capital de carreia e depois apaixonarmo-nos por esse trabalho que fazemos tão bem.

É isso que aconselho. Em vez de te queixares do teu trabalho, agradece por o teres, aprecia-o, e tenta fazê-lo o melhor possível. Sejas cientista, sejas vendedor, secretária, empregada de limpeza, médica, homem do lixo - todos os trabalhos são importantes e deves fazer o melhor que souberes e esforçares-te para seres tão bom que ninguém te pode ignorar...

Claro que há os corajosos e aventureiros que preferem o conselho do Leo - seguir a paixão. Descobrir o que é que te apaixona, fazer isso e largar o resto.

O problema é que a maioria das pessoas não sabe bem qual é a sua paixão... O Leo sugere vários passos para lá chegarmos:

1 || Existe alguma coisa que adores fazer? Investiga de que maneira podes ganhar dinheiro através dessa paixão.

2 || Passas horas a ler ou a investigar sobre o quê? Explora essas tópicos.

3 || Puxa pela cabeça. Se não estás a ver que coisas é que te interessa, vai puxando pela cabeça. Tem sempre contigo um bloco de notas para apontar ideias que ocorram...

4 || Faz perguntas e investiga novas possibilidades. Pergunta às pessoas o que é que elas gostam de fazer, tira ideias da internet, explora todas as possibilidades que te ocorrerem.... Quantas mais coisas te lembrares, mais fácil será encontrares a tua paixão.

5 || Experimenta. Não te despeças logo do teu trabalho. Começa uma actividade em part-time e vê como corre. Dá o salto só quando estiveres preparado e as condições reunidas.

6 || Nunca desistas de tentar. Se não conseguires encontrar a tua paixão à primeira, não desistas logo. Continua a tentar, durante meses ou anos se necessário, e algum dia chegarás lá.


Aahh... Foi muito bom escrever sobre estes 10 hábitos do ZTD e re-aplicá-los à minha vida! Para que possas ler um bocadinho sobre o ZTD sempre que te apetecer, juntei todos estes posts num ficheiro pdf, o qual podes descarregar aqui.




Mais sobre a implementação do ZTD:
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral. 
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação!
Obrigada!!
{Blog}
{Facebook}



3 comentários:

  1. Já comecei a ler para poder implementar no meu dia-a-dia. Muito obrigada pelo .pdf

    Clara

    ResponderEliminar
  2. Conheci seu blog esta semana e estou decidida a começar a implementar essas dicas de produtividade. Gostei das suas explicações! Seu blog já está nos meus favoritos!

    ResponderEliminar
  3. A frase chave do seu post para mim, foi:
    " É mais fácil levantar de manhã se tivermos coisas de que gostamos para fazer durante o dia. E é muito mais difícil termos vontade de fazer coisas de que não gostamos."
    Pois para mim é uma luta ter que acordar cedo, nunca pensei em acordar mais cedo para fazer algo que realmente me dê prazer e aí partir para a obrigação.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...