25/01/2015

Andar mais a pé


Levar o carro para todo o lado é um hábito tão enraizado na maioria de nós, que nem paramos para pensar nas alternativas. Deixar o carro em casa e andar a pé ou de bicicleta é uma grande ajuda para diminuir as emissões de dióxido de carbono para atmosfera; além disso, é um excelente exercício físico e, claro, ajuda a poupar dinheiro. 

Eu gosto sobretudo de andar a pé. Vou imensas vezes para o trabalho a pé (são 5 km, ir e vir) e só não vou de bicicleta porque tenho medo dos carros - a ciclovia é apenas um risco azul pintado ao pé da berma. Houve uma altura em que o J. só se deslocava de bicicleta. Percursos perto de casa que fazia, por força do hábito, de carro, agora faço a pé (a não ser que esteja a chover, claro). Ao fim de semana deixamos o carro em casa e andamos de bicicleta, os quatro. Ainda hoje fomos almoçar a Faro, fomos ao centro comercial comprar uma prenda, e andámos por aí, tudo de bicicleta.

Como tudo, é uma questão de hábito. Começa com percursos pequenos, 5-10 minutos por dia. Descobre percursos que podes fazer ao pé de casa. Estaciona o carro mais longe do trabalho ou de casa e vai o resto a pé. Aproveita para fazer meditação a caminhar. Ouve música. Observa o que te rodeia - muitas vezes nem reparamos nos pormenores dos edifícios, das árvores, das ruas em que passamos todos os dias...


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! 
Obrigada!!

11 comentários:

  1. Eu gosto de andar a pé :) Só é chato quando está a chover.

    ResponderEliminar
  2. Sabes que loule e bem pequeno, e quando la vivia andava sempre a pe... so de imaginar arranjar estacionamento, o aborrecimento dos somaforos, parar nas passadeiras... ao andar a pe tambem somos mais sociais, sempre contramos aquela vizinha ou trocamos um sorriso com um estranho =)

    ResponderEliminar
  3. A chover, pelo menos para mim, não incomoda muito. Já estou habituado até.

    Obrigado pela dica de meditar enquanto se caminha. Vou tentar aplicar nas minhas caminhadas, especialmente nas de longa duração ;)

    ResponderEliminar
  4. Como eu concordo com o que aqui escreves.
    Eu tenho mesmo de ir para o trabalho de carro pois moro a 7 km do trabalho. Mas na minha hora de almoço vou sempre almoçar a casa da minha mãe a pé e todas as voltas que tenho de dar, são feitas a pé. E gosto tanto de o fazer. Aproveito esse tempo para pôr as ideias em ordem, muitas vezes para ir apenas a apreciar o que se passa à minha volta e outras vezes apenas para não pensar em nada e estar apenas comigo mesma.
    Gosto tanto do teu blog, aprendo sempre muito contigo, obrigada por toda a partilha que aqui fazes.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  5. eu sempre que posso vou a pé! a todo o lado!
    http://fromnothingtoprada.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. eu adoro andar a pe, e e o unico exercicio fisico que consigo encaixar naturalmente na minha vida. se poder ir a pe vou. actualmente trabalho a 200km, ptto acabo por ir de comboio, depois 20m a pe para o trabalho mas durante a semana fico num hotel a 5m do trabalho. como tal agora sempre que posso durante o almoco vou andar a pe, nem que seja para arejar as ideias :)

    ResponderEliminar
  7. Eu vivo em Lisboa há 3 anos e meio e sempre fui a pé ou de transportes públicos para o trabalho :) odeio andar de carro, o stress do trânsito, ter de estar com a atenção no máximo, perder imenso tempo no pára-arranca, preocupar-me com o estacionamento...

    Neste momento, trabalho a 1,5km de casa, por isso vou e venho a pé todos os dias, mesmo com chuva. Vou a ouvir música, ou a falar ao telemóvel com os meus pais (que moram noutra cidade), por isso aproveito o tempo e vou descontraída. Se quero ir a outros sítios mais longe, vou de metro ou autocarro. O meu namorado faz a mesma coisa, por isso, só usamos o carro para aí uma vez por semana, normalmente aos fins-de-semana, que há menos trânsito, para sítios onde sabemos que é fácil estacionar e aproveitamos a ida para tratar de várias coisas (por exemplo, fazer as compras de supermercado para a semana inteira).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lisboa é linda!
      Moro no Brasil e viajei a turismo para Lisboa em 2011. Qual não foi a minha surpresa quando, andando na rua, dei de cara com três colegas da faculdade, que estavam participando de um congresso na cidade? Se estivesse de carro, com certeza teria perdido essa.

      Eliminar
  8. Não tenho carro, mais por opção mesmo. Acaba que faço tudo a pé, e isso também foi um dos critérios para eu escolher o bairro onde moro, em Belo Horizonte. Apesar de alguns morros, é possível fazer tudo até uma distância de uns 1,5 km, temos padarias, açougues, farmácias, restaurantes, tudo.
    Gosto muito do seu blog, e adoro o "sotaque" português que transparece nos seus textos.
    Passarei sempre por aqui.
    Abraços.

    ResponderEliminar
  9. Gostamos deste post, podes dar uma vista de olhos no nosso - Mexa-se pela sua saúde!
    Porque na Vida tudo é uma questão de atitude, "Da cabeça aos pés"
    www.enfermeirices.wordpress.com

    ResponderEliminar
  10. Faz 21 anos que inclui as caminhadas na minha rotina diária. E como me faz bem! Além disso, também faço pequenas compras a pé, tais como ir à padaria, ao hortifruti, à farmàcia, etc. Adoro seu blog; com suas postagens consegui me desfazer de coisas que não usava mais e agora tenho mais espaço em minha casa!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...