27/01/2015

Meditar um bocadinho todos os dias


Já escrevi inúmeras vezes sobre os benefícios da meditação e como começar a meditar. Este mês o hábito do Sea Change Program do Leo Babauta é precisamente meditar, e alterei um pouco a minha prática de meditação. Como em muitas outras coisas na minha vida, a prática de meditação existe, mas a sua frequência e intensidade são variáveis. Acontece, por exemplo, meditar mais de meia hora um dia e depois ficar 3 ou 4 dias sem meditar. Decidida a mudar isso, comecei do início e transformei a minha prática. 

Tendo em conta que é mais importante ser consistente na prática e ajuda imenso ter um trigger, um gatilho, quando queremos implementar um novo hábito, fiz as seguintes alterações:

> comecei a meditar apenas 5 minutos, todos os dias
> faço a meditação logo após beber a água com limão (é o meu trigger), em vez de fazer depois da prática de yoga (pois muitas vezes já são horas de me despachar e a meditação fica esquecida)

Desde que fiz estas alterações, há 25 dias, meditei dois terços dos dias. Os dias em que não meditei foi porque acordei mais tarde...

Em fevereiro vou aumentar o tempo para 10 minutos. Para mim é fácil meditar tão pouco tempo, pois estava habituada a meditar durante mais tempo - mas mais vale meditar pouco tempo, todos os dias, do que muito tempo de vez em quando.

Começar uma prática de meditação assusta muita gente, mas é bastante fácil. Basta sentares-te num sítio sossegado, fechares os olhos e focares-te numa coisa só (a respiração, por exemplo). Começa com 2 minutos apenas (usa um alarme - eu uso uma app no telemóvel que imita o som da taças tibetanas), e vai aumentando o tempo de forma gradual.

Queres saber mais sobre como começar a meditar? Vê estes posts:



>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! 
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Tenho uma enorme dificuldade para meditar e ficar parada, mas vou tentar assim,,de pouco a pouco bjs e boa semana
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Já há algum tempo que quero meditar. Iniciei o Tai-Chi, algo que adoro, mas que, infelizmente, tive que deixar. E, até retomar quero ter uma rotina de meditação. Confesso que tem sido difícil criar esta rotina e sei que quero começar com pouco, tal como escreveu. Por isso, vou ler os links para me ajudar. :)

    ResponderEliminar
  3. Medito diariamente e para mim é uma das melhores coisas que faço por mim durante o dia. Procuro meditar cedinho (tenho a "minha hora espiritual" onde uma das atividades é meditação), mas se acontece algo que me impede de meditar pela manhã, encaixo a meditação em algum momento do dia. Assim, tenho conseguido manter o hábito diário da meditação.

    Uma outra coisa que tenho usado é o 1 minuto de meditação. A inspiração veio do livro "Um momento de meditação" (http://www.amazon.com.br/Um-Momento-Medita%C3%A7%C3%A3o-Martin-Boroson/dp/8575427555) e tenho gostado muito de inserir essas "mini-meditações" durante meu dia.

    Rita, qual é o nome do aplicativo que você usa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bodhi timer https://play.google.com/store/apps/details?id=org.yuttadhammo.BodhiTimer

      Eliminar
  4. Olá Também estou a fazer o Sea Change Program do Leo Babauta. Tem sido uma descoberta ler os livros e implementar alguma da sua filosofia no meu dia-a-dia. Já meditava antes de começar o programa com a ajuda de uma app, o headspace e já não dispenso dos meus 10 minutos diários. Faço quando me deito e não sei que não é o mais correto mas percebi que nunca me esqueço e ajuda-me a ter um sono muito mais tranquilo. Estou ansiosa pelo próximo hábito 😄

    ResponderEliminar
  5. Tenho tentado fazer a meditação um hábito, mas não está fácil! Quando algo muda nas minhas rotinas, deixo automaticamente de fazer. Vou tentar fazer como tu...a seguir de beber a agua com limão.
    Beijos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Meditar é uma das coisas que mais quero nesta vida.... mas até hoje, tem sido difícil, sempre acho alguma desculpa para não fazê-lo. Achei interessantes as suas dicas, agradeço muitíssimo. Julieta

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pelas dicas Rita. Cada vez valorizo mais a meditação!

    Passatempo Eugénio Campos a decorrer em www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...