03/01/2015

Planos para 2015 || disciplina, um hábito de cada vez, e muito yoga

Um pé no Este, outro no Oeste - meridiano de Greenwich.

Antes de nada, desejo um Bom Ano para todos!! Espero que este ano seja ainda melhor que os anteriores e que estejas já a pensar nas coisas maravilhosas que vais fazer ao longo de 2015. Eu já pensei nisso! Não faço resoluções, pois não gosto de as fazer, mas gosto de pensar numa palavra orientadora para o ano, tal como referi aqui. Em 2015 será DISCIPLINA. 

Comecei o ano com uma série de novos projectos pessoais. Um deles é a participação no programa Sea Change do Leo Babauta. Em 2012 subscrevi o programa, segui os meses, mas fui apenas uma espectadora, ou seja, não segui os planos por ele propostos para implementar os 12 novos hábitos. Este ano vou seguir o plano, alterar um pouco as coisas, visto que vários hábitos que serão trabalhados eu já faço, e vou finalmente aceitar que mudar uma coisa de cada vez é o que funciona melhor. Com a subscrição do Sea Change vem um ebook chamado 52 Changes, que, como o nome indica, são 52 pequenas mudanças para se fazer ao longo ano, uma por semana, e vou também trabalhar nisso. Muitas delas já faço e as outras são coisas simples. Por exemplo, o primeiro mês do Sea Change e a primeira semana do 52 Changes é começar a meditar - hábito que já tenho.

Comecei também com as 5 pequenas coisas para uma vida mais feliz, durante 21 dias (pelo menos). Isto obrigou-me a voltar a escrever um diário, que é um hábito que tive durante muitos anos e depois perdi. Das 5, um random act of kindness por dia é o que é mais difícil, mas vou seguir a sugestão do psicólogo e enviar um email simpático ou uma mensagem pelo facebook a alguém...

Estou também a seguir as ideias do livro Healthy Homemaking para alterar algumas coisas cá em casa. Muitas já faço, mas outras têm que ser melhoradas. Por exemplo, nestas duas primeiras semanas do ano vou focar-me em reduzir a quantidade de lixo que fazemos cá em casa. Mais detalhes num próximo post (também podes fazer este projecto na tua casa!).

Por fim, já escrevi aqui muitas vezes que gosto de me levantar cedo, mas esse hábito nunca foi consistente. O que sofre mais com esta inconsistência (um dia levantar-me às 6 da manhã e no dia seguinte às 7h30) é a minha prática de yoga... Num dia faço uma boa prática, no outro dia é a correr... 

Decidida a mudar este padrão de uma vez por todas, vou fazer o Yoga Willpower Workout do site Ekhart Yoga (sobre o qual já falei aqui). É um programa de 3 semanas, a começar dia 5 de janeiro; na primeira semana são aulas de 30-40 minutos, na 2ª semana de 40-50 minutos e na 3ª semana de 50-60 minutos. 

A ideia para estas semanas é esquecer o acordar às 6 da manhã, e ir acordando mais cedo de forma gradual, que é como deve ser: 7h15 na primeira semana, depois 7h00, e depois 6h45. O que sempre me stressou neste método (que é o melhor método para acordar mais cedo, o qual eu própria aconselho!) é que fico algum tempo sem conseguir fazer a prática completa de ashtanga yoga (para isso tenho que me levantar às 6h). Depois das 3 semanas do programa vou continuar com os incrementos: 4ª semana acordar às 6h30 para uma prática entre 60 e 70 minutos; 5ª semana às 6h15 para 70-80 minutos; e finalmente 6ª semana acordar às 6h00 para 80-90 minutos de yoga. 

E é isto! Claro que tenho outros planos, sobretudo a nível profissional, mas estes de desenvolvimento pessoal são os que mais me entusiasmam - porque reflectem-se em tudo o resto!


E tu, o que é que vais melhorar em 2015?


>>>>>

Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! 
Obrigada!!

12 comentários:

  1. olá Rita :) antes de mais muito obrigada pela inspiração. já estou inscrita no Ekhart Yoga a fazer o programa de Ashtanga para principiantes e estou a gostar mais do que imaginei!! (estava com algum medo porque tenho pouca resistência física)

    quanto ao acordar cedo, ainda não me decidi a acordar pelas 6h... talvez um dia tome essa resolução. por agora, como durante 3 dias por semana só entro às 10h, já melhorei os meus hábitos de sono, pois em vez de ficar na cama até às 8h ou 8h30, levanto-me às 7h e tenho uma hora e pouco livre que uso para praticar. baby steps :)

    não gosto muito de fazer resoluções de ano novo, portanto digo apenas que espero continuar a melhorar os meus hábitos e a ser feliz! com yoga e serenidade à mistura! um bom ano para ti Rita :)

    ResponderEliminar
  2. gosto imenso da ideia do random act of kindness. Na verdade ha algum tempo comecei a fazer isso mas nao necessariamente como acto de bondade mas praticar a simpatir. Reparar nas pessoas, desejar bom dia no supermercado, sorrir mais, dar o lugar a quem precisa no autocarro mesmo que nao me apeteca levantar e esteja carregada q nem um burro :) Votos de um excelente 2015

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita! Conheces esta nova-iorquina de 23 anos?

    http://www.trashisfortossers.com/

    Ela (também) é uma inspiração. Feliz 2015!

    ResponderEliminar
  4. Esteve a 20 min do local onde moro e tb fui colocar um pezinho de cada lado no dia de Natal! :-) Feliz 2015

    ResponderEliminar
  5. Gostando muito daqui, parabéns bjs
    www.antestardedoquenunca1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do teu planejamento para o ano. Eu gosto de fazer resoluções e me focar em metas específicas, mas percebi que esse método acaba me distanciando de outro, que seria mais parecido com o teu: o foco em projetos, em hábitos, etc. Mas o importante é se organizar, não importa como. É uma delícia ter essa sensação de poder ter domínio sobre as coisas, dar uma direção melhor à vida :)
    Abraço!

    www.banalidadeabordo.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Queria ver mais dicas detalhadas sobre yoga,disciplina e tudo q vem aprendendo

    ResponderEliminar
  8. Ola! Gosto dos seus posts! Queria saber mais sobre portugal

    ResponderEliminar
  9. Boas ideias!
    Bom 2015!*

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita,
    Recentemende descobri o Leo Babauta e acabei de me inscrever no Sea Change Program! Estou cheia de vontade de começar e ver resultados.
    Bjs e bom ano, Paula

    ResponderEliminar
  11. gostava de saber o que achas deste artigo quanto à questão do acordar cedo: http://www.brainpickings.org/2012/05/11/internal-time-till-roenneber/

    ResponderEliminar
  12. Rita, muito obrigada! Por causa desse post eu pesquisei vídeos de yoga no youtube e já estou praticando essa semana!
    Muita luz!
    Beijos!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...