14/02/2012

Como tirar papel de parede - e o meu novo quarto branco

Há muito tempo que eu queria tirar o papel de parede do meu quarto, mas não tinha coragem... O papel tinha sido posto em 2009, portanto não há tanto tempo quanto isso, deu imenso trabalho a pôr e foi caro. Mas eu queria mesmo as paredes do quarto brancas e tive que esquecer o trabalho e o dinheiro e lançar mãos à obra.

Antes de tirar o papel andei a pesquisar na internet como se deve tirar papel de parede de maneira a que saia bem e não se rasgue, pois andar a raspar papel não estava nos meus planos...
Foi até mais fácil do que eu pensava! Fiz assim (até tinha tirado fotos, mas o cartão de memória passou-se e perdi-as...):

1. Num alguidar pus água quente com detergente da louça.
2. Com uma faquinha fiz cortes horizontais no papel, de cima a baixo, espaçados cerca de 20 cm.
3. Com uma esponja molhei bem o papel com a água. É importante que a água entre nos cortes e ensope a parte de trás do papel, para derreter a cola. Teve que ser muita água e o chão ficou todo molhado. Umas toalhas no chão para ensopar a água ajudam.
4. Esperei um bocadinho para a água quente fazer o seu efeito na cola... e depois comecei a puxar o papel desde o topo. Ele sai todo! De vez em quando ficam uns bocadinhos de papel agarrados que saem facilmente com a faquinha.
5. Depois do papel tirado lavei a parede com água quente e sabão para tirar bem os restos de cola, que se ficarem não deixarão a tinta agarrar.

O meu quarto é agora um paraíso branco e minimalista!


Tenho a cama, que é um estrado com o colchão; duas mesas de cabeceira; uma cómoda; uma cadeira; um pequeno built-in closet (que tinha uma porte de fole que foi tirada); um tapete branco; cortinados brancos.
Já não temos televisão no quarto e debaixo da cama está apenas um stepper que já não uso (tenho que pô-lo no freecycle para ver se alguém quer).
Por cima da cama pusemos a tábua de madeira para suporte de quadros. Já tenho o print da Laura Amiss (falta emoldurar) e o de Londres está encomendado.


O melhor é que um quarto assim tão simples limpa-se em menos de nada. Não há muito mobília para arrastar para aspirar o chão nem muitos objectos para tirar para limpar o pó dos móveis. O tapete sacode-se facilmente na varanda e a sujidade que se acumula debaixo da cama limpa-se bem pois só lá está o stepper a atrapalhar.


Em relação aos têxteis do quarto, é o mais simples e mínimo possível. Tenho dois conjuntos de lençóis, cada um com lençol-capa, lençol de cima (compro de solteiro pois os de casal são muito largos e ficam a ver-se as pontas quando a cama está feita - e nem pensar entalar o lençol no colchão como se faz nos hotéis! O colchão tem 1,40 m de largura, mas como somos os dois magrinhos, dá perfeitamente para nós e para os três gatos!), capa de edredon e duas fronhas. Os dois conjuntos que tenho foram comprados na La Redoute.
Por cima da capa de edredon ponho uma coberta fininha branca por causa dos gatos; tenho duas, uma da La Redoute e outra do Ikea, que são substituídas e lavadas com frequência.
Por fim, duas almofadas feitas por mim, uma grande com o tecido Cecilia do Ikea (o dos pássaros beges), igual ao da saia da cama, e outra mais pequena com o tecido Britten Nummer. Estou a pensar fazer um cortinado com este tecido para o closet, inspirada neste da Benita. Já fiz um para a porta da entrada e outro para o armário do hall (mostro depois - só me falta fazer as bainhas).

11 comentários:

  1. Está fantástico! Transmite aquilo que se quer num quarto: tranquilidade, paz. Gostava que o meu estivesse assim um dia, quem sabe não me inspiro no teu ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Está lindo! E que tal uma sugestão: pintar as mesinhas de cabeceira e a cómoda de branco?
    Gosto de ver a prateleira por cima da cabeceira, mas para mim seria impossível: tenho medo que haja um terramoto e coisas a cair em cima da minha cabeça (traumas!):)
    Boa continuação!
    Elsa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu queria pintar os móveis de branco, mas estou farta de pinturas... talvez daqui a uns tempos...

      Eliminar
  3. Hummm posso ir dormir à tua casa? :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei do teu quarto.
    Minimalista, com ar saudável e lavadinho.

    Parabéns!

    :)

    ResponderEliminar
  5. Tem aqui dicas muito boas!

    Gostava também que conhecesses o meu blog:
    beleza-natural2012.blogspot.com

    Aproveita para seguir!
    Bj

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita,
    Quando comprei a minha casa comprei um produto próprio para tirar papel de parede do quarto da filha... se soubesse tinha usado a sua técnica que era bem mais barata...
    Obrigada pela partilha...
    O quarto está bem giro, simples, mas com ar confortável.
    E, esse tapete então... que inveja!... Os gatos devem adorar, mas o pelo deles... principalmente do gato Persa... o meu Persa ía adorar de certeza...
    É das minhas... também não tenho tv no quarto (nunca tive), acho que um quarto é um lugar de repouso.
    Muito obrigada pelas ideias que nos dá...
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  7. Ficou muito tranquilo, como um quarto deve ser. Como a Teresa nunca tive TV no quarto, nem me faz falta. Quando estou de férias e tenho Tv no quarto distraí-me e tira-me o sono. Sem dúvida que o quarto é um espaço para relaxar ou não ;) mas no meu a tv não entra.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Em relação à saia da cama fez ou comprou? Eu também só tenho um estrado e queria por uma saia

    ResponderEliminar
  9. Gosto do teu quarto Rita e quando pintares o mobiliário de branco deve ficar com um ar ainda mais clean, estilo nórdico.
    Achei foi a cama pequena demais para os cinco eh eh eh.

    O meu quarto é parecido com o teu mas eu tenho as almofadas vermelhas para não ser tudo branco. Eu tenho mais um conjunto de cama do que tu mas se tivesse apenas 2, o 3º também não me fazia falta. Ah e os meus lençóis também são tão pequenos que não dão para entalar, o que sempre facilita qualquer coisinha na hora de fazer a cama...

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...