31/05/2012

10 alternativas à televisão para a família

Miúdos a jantar na sala e a ver televisão ao mesmo tempo...

Cá em casa já tivemos 4 televisões!!!! Uma na sala, uma no nosso quarto, uma no quarto dos miúdos e uma na cozinha. A do nosso quarto há muito que não era ligada e tirámo-la definitivamente há uns meses, quando pintámos o quarto. A da cozinha já ficou sem sinal por causa da TDT. Portanto, restam a tv da sala e a dos miúdos, que muitas vezes nem está lá, pois eu tiro-a quando eles se portam mal.

Por mim, nem tinha televisão em casa. É verdade que gosto de ver algumas séries, mas passava bem sem elas. Quando gosto mais de ver televisão é quando estou a passar a ferro - aliás, passar a ferro sem ver televisão seria uma tarefa quase impossível para mim...

Mas tenho tentado vermos cada vez menos televisão em família. A seguir ao jantar, depois da cozinha arrumada, dos trabalhos de casa feitos e das coisas preparadas para o dia seguinte, juntamo-nos na sala e tento desligar a televisão para fazermos outras coisas, sobretudo ler e jogar às cartas. Mas há tantas outras coisas que se podem fazer... Aqui ficam algumas ideias:

1. ler sozinhos ou em voz alta

2. ouvir música (adoro livros que explicam a música clássica às crianças e que vêm com CD para se ir ouvindo)

3. jogar às cartas (Uno, sueca, peixinho...)

4. jogar jogos de tabuleiro

5. fazer puzzles (os miúdos fazem, os pais ajudam)

6. brincar (é mais os miúdos e o pai - brincadeiras de rapazes, claro)

7. fazer desenhos

8. organizar uma caça ao tesouro (é tão giro!!! escrevo as pistas e o mais velho, que está a terminar o 1º ano, tem que as ler!)

9. arrumar/destralhar o quarto (com a ajuda deles, claro)

10. fazer um bolo


E vocês, o que fazem para substituir a televisão?

12 comentários:

  1. Efectivamente, terminámos com toda a televisão cá em casa. Nem os 4 canais ficaram. Agora ocupamos o tempo livro em brincadeiras com a nossa filha (mas ela deita-se cedo, as 19h30) e, depois, vemos séries e lemos mas, principalmente, passámos a deitar-nos as 23h30 e não depois da 1h porcausa do zapping!

    ResponderEliminar
  2. Em minha casa há e sempre houve apenas uma televisão na sala. Não pretendo que isso mude, nem tão cedo.

    Quando não estamos a ver televisão, usamos o portátil, mas com meu filho que ainda é pequeno pintamos desenhos, brincamos com jogos, etc.

    Quanto a engomar, por vezes prefiro ouvir rádio ou música enquanto o faço. É um bom substituto!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita, também já referi esse tema várias vezes é algo que me preocupa ..... como passar os serões, e como nos ligarmos todos mais! Eu faço mesmo as tarefas de casa com o meu D.....como arrumar a máquina da loiça, arrumar as coisas para o dia seguinte, a roupa que chega da lavandaria.....ou seja aquilo que tenho que fazer no dia a dia,envolvo-o e depois de o deitar é que eu vejo TV, uma série ou algo do género. Só ao fds é que o deixo ver TV na cama, mas porque já brincámos o fim de semana inteiro! Acho fundamental dividir as tarefas, além de educativo incentiva a perceber o trabalho que todos temos lá em casa!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Aqui há uns tempos desliguei a televisão pot 8 dias, cheguei á conclusão que o dia tinha mais horas (aquelas que eu não ficava a hibernar á frente da televisão), lentamente as coisas voltaram ao "normal". É dificil quando remamos contra a maré, e que os outros não fazem um esforço/não lhes apetece, mas ainda não perdia a esperança...

    Um Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita.

    Cá em casa também aconteceu mais ou menos como tu. Tínhamos 3 televisões. Uma na sala (que ainda se mantém), outra no nosso quarto (que já foi) e outra na cozinha (que tem de ir). A da cozinha não tendo receptor deixou de ser utilizada (e confesso que já me anda a fazer comichão), a do nosso quarto a mesma coisa e foi um alivio quando a tirei, a da sala é a única sobrevivente e é ligada ocasionalmente de dia para o Tiago ver a Ovelha Choné (o menos tempo possível) e à noite para vermos as notícias. Enquanto não deitamos o Tiago e por ele ser pequenino, apenas brincamos com ele a fazer palhaçadas mas quando ele for mais velhinho conto fazer muitas das coisas que aqui referes, são excelentes ideias.

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa optamos por não ter televisão no quarto... só dá mais despesa e rouba-nos momentos mais valiosos a dois, no quarto (e não estou a ser tarada).

    ResponderEliminar
  7. Habitualmente, quando acho que a televisão já está há muito tempo ligada, fazemos um bolo, jogos ou trabalhos manuais ( com caixas de sapatos, rolos de papel hig. etc )
    Também já experimentamos ligar a televisão apenas quando estivesse a dar um programa que realmente quiséssemos ver, de resto permanecia apagada.
    Verdade seja dita que o computador, nos dias que correm, consome mais do nosso tempo que a velhinha televisão, é quase como se cada um de nós tivesse um canal privado ... é algo a ser tabalhado cá em casa :/

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita,

    Diminui consideravelmente o tempo que passo assistindo a televisão, visto que a programação normal está de mal a pior (no Brasil) e as poucas séries que vejo devem ser baixadas (torrent). Mesmo assim, tem dias em que depois de uma jornada de trabalho cansativa só quero sentar no sofá e ficar algum tempo assistindo qualquer coisa para esvaziar a mente e relaxar. Quando não assisto uso o tempo para cuidar da casa, pesquisar algum assunto de meu interesse na internet e cozinhar sem pressa (bem mais divertido do que por obrigação).

    Abraços,
    Ana.

    ResponderEliminar
  9. Cá em casa só há uma televisão e é assim que continuará a ser. No quarto não há televisões, nem no de casal nem do filho mais velho.O quarto de casal só serve para dormir e para namorar :) Na cozinha, são para refeições em família sem ouvir as desgraças do Mundo.
    Raramente vejo Tv e quando vejo são filmes. Como o tempo é muito pouco, aproveito-o para fazer alguns crafts, bolos entre as rotineiras tarefas domésticas.

    ResponderEliminar
  10. ora bem... não temos cabo, e temos uma antena partida, no telhado!
    O PC onde estavam alguns filmes e onde se colocavam DVDs entrou em coma este fds... Ou seja, não havia forma. E fizemos como nos outros dias todos: brincamos, fizemos desenhos, as rotinas normais.
    A nossa filha sabe que em casa dos avós e dos tios pode ver TV mas liga pouco - estou convencida que é porque nós não temos esse hábito. Qd vamos jantar, colocamos música. A TV só existe na sala.
    Agora que o PC já funciona, não temos ligado... e, francamente, não sentimos falta nenhuma de filmes ou séries. Admito que não sei parte do que se passa no mundo. Ando mm a leste! Para quem tem uma formação em estudos europeus, não saber como anda a europa pode ser no mínimo desconcertante. Mas, a bem da verdade, eu vivo bem assim. Afinal de contas, sei quem são os nossos governantes (embora seja péssima para nomes) e sei que continuamos com a mesma moeda, o euro. E, o que é notícia hoje, já não é amanhã!

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita!

    Apesar de ser esta a primeira vez que escrevo aqui, sou seguidora do teu fantástico blog desde que cá vim parar a primeira vez, numa pesquisa sobre organização.
    Muito obrigada pela partilha da tua experiência, e das tuas reflexões e ... Numa altura em que descobri que me estava a "perder" no mundo virtual, os teus post e sugestões de leituras fizeram toda a diferença, pela positiva, claro!
    Tanto que, estando a agora a (re)entrar nos eixos, deixei a minha confissão no meu blog (http://365coisasquepossofazer.blogspot.com) referindo o teu papel na minha recuperação.
    Já agora, aqui http://365coisasquepossofazer.blogspot.pt/2011/09/197-deixar-de-ver-televisao.html deixei 51 sugestões de coisas para fazer em vez de ver televisão (algo que deixei de fazer há uns meses)!
    Parabéns e continuação do óptimo trabalho!
    Um bom resto de semana,
    Ema

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Nós somos 5 e uma televisão. Eu não vejo televisão, francamente dispenso. À hora da refeição não há televisão, depois do jantar prepara-se tudo para o dia seguinte e o tempo que sobra é para brincar ou ler histórias. O pai gosta de ver os jogos da bola, os miúdos de vez em quando pedem para ver um bocadinho de bonecos depois do lanche (vêm normalmente 15 a 30min e quando está mau tempo, que quando está bom tempo costumo conseguir convencê-los a aproveitarem o bom tempo e a irem brincar para a rua).

    Já agora, parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...