15/05/2012

Mais foco: pequenas tarefas

Voltando ao tema de encontrar o foco na era da distração, o Leo Babauta acabou de publicar um artigo sobre três pequenos hábitos que ajudam a encontrar o foco.

Um deles é o que eu costumo fazer para me conseguir focar nas tarefas que tenho em mãos, sobretudo quando são tarefas que não me apetece nada fazer... Quando tenho tarefas dessas para fazer, acabo por procrastinar. Abro o reader, leio os últimos posts dos meus blogs favoritos, dou uma espreitadela ao facebook... já sabem como é. E é preciso muita força de vontade para combater este comportamento.

Uma coisa que me ajuda é estabelecer pequenos intervalos de tempo em que me comprometo a trabalhar apenas nessa tarefa. Por exemplo, trabalho 1 hora na tarefa e depois posso perder 10 minutos a navegar na internet (também gosto de sair do gabinete e dar um passeio a pé pelos corredores, para esticar as pernas e pôr o sangue a circular!). Uma hora passa num instante e assim não custa nada. E depois sou devidamente recompensada pelo meu esforço!

É claro que para dar resultado, tenho que fechar o browser e fazer um esforço para não me distrair com mais nada. Mas compensa e geralmente acabo por fazer imenso nessa hora. E vou fazendo isto ao longo do dia. Blocos de trabalho concentrado de 1 hora e pequenas pausas de 10 minutos. Resulta!

6 comentários:

  1. Admiro a tua auto-disciplina. E estás certíssima. É a chave para tudo!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de poder ter essa auto-disciplina como disse a Hazel, mas como uso o browser na maioria das vezes o desapego se torna mais dificil!

    ResponderEliminar
  3. Rita, comecei recentemente a fazer isso, mas me dou 45 minutos de trabalho e 15 de descanso (rs), que quase sempre significam brincar, curtir e dar atenção à filhota. Tem rendido incrivelmente!! E não tenho mais a sensação que me esfolo toda e nunca tenho tempo de descansar. Esse era um grande empecilho às minhas tarefas, eu me sobrecarregava demais e só podia descansar quando terminasse tudo, momento esse que muitas vezes só chegava lá para meia-noite, quando eu desabava na cama. Daí vinha uma revolta e eu passava dias a fazer nada. Enfim, esse revezamento de trabalho/descando ao longo do dia está fazendo maravilhas por aqui. Fora que a pequena tbm está conseguindo me dar paz para fazer as coisas, pq ela entendeu que logo depois serei só dela. Aprendeu a brincar sozinha! Estou mesmo contente.
    Bjs e obrigada pelas dicas!!!
    Cintia

    ResponderEliminar
  4. Normalmente tb aplico esse mesmo esquema...o que me custa mesmo é a concentração...e os miúdos em cima de mim de 5 em 5 minutos mãe...mãe

    Mãe
    http://blogprofissaomae.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. no trabalho não consigo aplicar este método, uma vez que dou aulas! mas em casa, tento!... sim, tento, porque nem sempre cumpro! :)

    beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  6. Oi Rita, to adorando ler seu blog! Faço doutorado no Brasil, e tava ficando louca com o tanto de coisa que falta para terminar a tese (falta muita coisa por culpa minha, pois trabalho em excesso alguns dias e depois fico estressada e não quero saber de experimentos!), seu blog tem me ajudado muito a organizar melhor o tempo.
    Bjos e muito obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...