07/05/2012

O foco na era da distração


Sento-me ao computador para trabalhar em algo muito importante, mas antes de começar vou só ver se recebi algum email desde a última vez que verifiquei, há meia hora atrás. Já que estou na internet, não custa nada abrir o facebook e ver se tenho alguma notificação. Já agora, abro também o reader e vejo que alguns dos meus blogs favoritos têm novos posts – que tenho mesmo de ler agora. Entretanto já se passou mais de meia hora e ainda não comecei a trabalhar na tal coisa muito importante. Apercebo-me disto e fico chateada, tão chateada que perco a vontade e a concentração para fazer o tal trabalho.

Nunca vos aconteceu algo deste género? A mim acontecia muito. Procrastinar, perder o foco e prejudicar o trabalho importante que tinha para fazer.

O Leo Babauta escreveu um livro inteiro só sobre este assunto: “Focus - a simplicity manifestoin the age of distraction”. Vou partilhar algumas dicas, dele e minhas, que me têm ajudado a focar-me mais no trabalho, a procrastinar menos e a ter tempo para navegar na net sem sentimentos de culpa. Falo mais na internet porque é ela a minha grande fonte de distração, mas quem diz internet diz televisão, telemóvel, etc.

Mas hoje quero só deixar aqui um mindmap (que é agora o meu fundo do ambiente de trabalho) que diz tudo. (cliquem para ver melhor; a imagem veio daqui)


11 comentários:

  1. É exactamente assim que me sinto hoje...

    Um beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Ui, acontece-me tantas vezes que nem queiras saber. Mas tenho melhorado e muito. O meu problema maior também é a distração com a internet. Começo por fazer o trabalho que me está destinado, depois faço uma pequena pausa, distraindo-me no computador e este é que é o mal, porque uma pausa de 10 minutos transforma-se rapidamente em 30 minutos. Sinto-me pessimamente quando chego ao final do dia e sinto que podia ter feito muito mais do que fiz. Tento mudar este péssimo hábito afincadamente. Tenho melhorado muito e isso faz-me sentir bem.

    Bjs
    Anabela

    ResponderEliminar
  3. Acontecia muito mais comigo, agora estou bem melhor, mas ainda preciso melhorar. Beijos.

    ResponderEliminar
  4. Isto acontece-me todos os dias... estou mesmo a precisar de umas dicas sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  5. Adorei a sugestão desse livro e do flow chart. Tenho esse problema praticamente todo dia! A gente se distrai demais com a tecnologia hoje em dia. Muito obrigada pela dica!

    ResponderEliminar
  6. Vivo com esse problema diariamente, profissionalmente e pessoalmente.
    Preciso de muita disciplina comigo própria nesse aspecto...

    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Acontece-me diariamente, pessoalmente e profissionalmente.

    Preciso de muita disciplina e uma melhor gestão do tempo online.

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. acontece-me tanto...!!! ando a ver se me contrario, mas nem sempre consigo! dicas sobre isto seria excelente! e porque as tuas dicas são sempre boas, ficamos à espera! beijinhos da costa alentejana, Xana

    ResponderEliminar
  9. Primeiro quero dizer que adoro o Blog...e espero vir a entrevistar a Rita brevemente para um dos meus Portais. Depois é a primeira vez que comento mesmo, sem ser anónima...
    E digo de minha justiça que tenho esse problema de má organização e já escrevi um post sobre isso tanto nos Portais, como no blog que tenho...espero vir a resolver isso brevemente, pq são 5 da manhã e eu continuo por aqui.
    bjinho

    ResponderEliminar
  10. Já me tem acontecido tmbm andar por aqi ás 5 da manhã mas nunca ... humm... escrevi "um post" ...

    ResponderEliminar
  11. Caro anónimo qd se tem filhos pequenos e se trabalha em casa esta é a melhor hora :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...