31/10/2012

Destralhar o telemóvel

O meu telemóvel é daqueles super básicos, que faz e recebe chamadas e SMSs e pouco mais. Não tira fotos, não tem internet, nem nenhuma dessas tecnologias... Aqui há uns tempos deram um telemóvel à minha mãe na Vodafone (ela foi lá refilar por causa da internet, saiu de lá com um telemóvel!) e ela deu-mo. É branquinho, bonito, igualmente básico como o outro, com a diferença que tira umas fotos desfocadas... Pus o meu cartão no novo telemóvel e apercebi-me que fiquei sem muitos números que estavam na memória do outro telefone. Pensei logo que isto era uma oportunidade fantástica para destralhar os números de telefone e ficar apenas com aqueles que são realmente importantes. 

E foi o que fiz. Primeiro, passei todos os números do cartão e da memória do telemóvel antigo para um papel; alguns nem passei, pois já nem sei quem eram as pessoas... (sim, eu sei que pode-se ir à loja fazer isto, mas não era esse o objectivo) Depois, gravei novamente os números que de facto me interessam. Família, amigos e colegas mais próximos, médicos, escola. Nos últimos anos tenho comunicado com o resto das pessoas sobretudo através do facebook ou por email, por isso não vejo necessidade de manter números que não são usados. Se for mesmo preciso algum desses números, estão no papel (que vais ser digitalizado e jogado fora, claro).

E assim o meu telemóvel ficou muito mais leve!

Entretanto, mudei para o telemóvel antigo, pois o novo não tinha uma coisa que eu uso imenso: temporizador. Uso no laboratório quando tenho que esperar por alguma coisa, uso para contar Pomodoros, uso quando vou correr (sim, voltei a fazer desporto quase 4 meses depois de ter partido o pé) para alternar entre corrida e marcha, etc... Mas o cartão mantém-se livre de tralha - mesmo assim, muitos dos números que tenho são para emergências, e não números que uso regularmente...

E vocês, contactam com todas as pessoas que têm no telemóvel?

14 comentários:

  1. Ainda há pouco tempo fiz o mesmo. Apaguei todos os números de pessoas com quem já não falo e/ou quem já não trabalho. Não anotei esses contactos num papel porque não preciso mesmo deles. De vez em quando gosto de fazer isso. Também costumo apagar aplicações e coisas que já não uso, pois no meu caso uso um smartphone.

    ResponderEliminar
  2. O meu telemovel tem 7 anos (entretanto tive os touch e os super telemoveis, mas nao me adapto à falta de bateria e de teclas, voltando sempre a este). Tb nao tem maquina fotografica e a capacidade de memoria para musica é limitada (meia duzia e ja está). Já o cartão de telefone está carregado de números de gente que fez parte da minha vida e que, apesar de não lhes falar há 10 anos, continuam a figurar no mesmo. São uns trezentos e, sinceramente, se fizesse como tu, nem sei se 50 sobravam... Mas se tenho conseguido livrar-me de muita tralha física, o telemovel ainda não foi um dos contemplados (talvez preguiça?)

    ResponderEliminar
  3. gosto do facto de usar a técnica pomodoro para exercitar, vou experimentar :)

    ResponderEliminar
  4. única coisa a acrescentar: talvez tivesse sido melhor apontar os nºs directamente num ficheiro excel e assim não se jogava fora uma folha de papel, nem se gastava energia a fazer a digitalização. E poupavas tempo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lado obscuro, mas quem lhe disse que eu ando sempre com o computador atrás?? Já pensou que, se calhar, quando passei os números para o papel, estava no jardim da cidade, enquanto os meus filhos brincavam? Ou se calhar passei-os para o papel na sala de espera do consultório?

      Eliminar
  5. Eu há muitos anos que por motivos de divórcio tinha dois tlms: o meu pai tinha uma rede e a mae outra, então andava com tarifarios sem carregamentos obrigatórios num dos cartoes, só pra receber chamadas e aproveitar o mais barato que ficava. Entretanto esta técnica era boa, não pagava mais e conseguia poupar em chamadas para diferentes redes.

    Há pouco tempo qd mudei o meu tlm principal para iphone tive que mudar o cartão (é mais pequeno) e fiquei sem todos os contactos que tinha nessa rede. Até hoje ainda só me dei ao trabalho de colocar lá um máximo de 10 a 15 contactos na lista!! São aqueles que uso realmente e não sinto falta de mais. Quando é preciso algo tenho os contactos no outro tlm (que às vezes até esqueço em casa...) ou desenrasco pela internet/agenda. Confesso que é extremamente rápido encontrar o que quero no meu tlm e estou muito satisfeita, também o uso para muitas acções do meu dia :)

    ResponderEliminar
  6. rita, nem de proposito este teu post! há duas noites fiz exactamente o mesmo, mas na minha agenda de telefones física(tinha duas a uso e uma pequena novinha em folha). Decidi passar os contactos de telefone e moradas de quem realmente faz parte da minha vida, para a agenda nova e as outras duas são para ir para a reciclagem...
    só ainda nao tive coragem de fazer o mesmo com o telemovel...

    bjnhos

    ResponderEliminar
  7. Por enquanto vou-me rendendo às novas tecnologias e como uso a tablet estou à espera de comprar um telemóvel com Android que me permite ter tudo sincronizado. A Tablet uso mais para trabalho de campo pois permite tirar fotografias com localização GPS e para ir apontando as tarefas no Evernote/Google Tasks.

    Mas por acaso estou a precisar fazer uma limpeza à lista telefónica bem, como à lista de emails do Gmail (dá-me indicação de 700 emails na lista!!!!).

    No entanto quando me acusam de ser escravo da tecnologia digo apenas que não ando à procura das últimas novidades, mas apenas algo que me permita poupar tempo, porque na verdade estes gadgets se não forem utilizados neste sentido perdem a sua razão de ser. O PC, portátil, tablet, smartphone, etc. são para mim no trabalho como o carro serve apenas para me deslocar com maior facilidade. Ofereceram-me uma carrinha Opel Astra de 1996, e como não me interessa ter dois carros dei (sim, dei!) o Fiat Brava de 1999 a uma amiga que tinha acabado de tirar a carta! Por isso tenho acompanhado com grande entusiasmo este blog. As coisas são para serem usadas, para estarem ao nosso serviço e não o contrário.

    Continua com os bons posts Rita
    Ricardo

    PS- vou voltar agora à escrita da tese de PhD! =)

    ResponderEliminar
  8. Aconteceu o mesmo comigo, mas ainda não fiz esse destralhamento. O q tenho feito é salvar novos números na agenda do Google, assim eu sempre os terei acessíveis. Os números importantes eu sei de cor. ;-)

    ResponderEliminar
  9. Que engraçado Rita! Ainda na semana passada escrevi sobre este tema da simplificação dos telemóveis, mas no meu caso de uma forma mais tecnológica... Sou fã dos smartphones e para estes os contactos no Gmail são os melhores amigos!
    Continuação de óptimo trabalho no blog!

    ResponderEliminar
  10. De tempos a tempos faço isso. Ainda há pouco tempo (uns 2 meses) o fiz! E nunca me arrependi de ter apagado números que não precisava. Também me acontece como contigo, não saber já quem são as pessoas que estão memorizadas na lista!
    Faço isso no telemóvel e no FB. Mas há sempre mais qualquer coisa a aprimorar.

    ResponderEliminar
  11. Eu preciso mesmo de fazer isso. Tenho tantos numeros de pessoas que já não me dizem nada... Vou seguir a sugestão.
    Lita

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita!
    Mais uma vez concordo consigo, o meu telemóvel é bem basico pois só o uso para fazer chamadas e enviar sms, para tira fotos tenho maquina logo não preciso de um telemovel topo de gama, e neste momento deve ter gravados apenas 5 numeros no maximo.. Apenas familia proxima nada mais...
    Desde que descobri o seu site tem sido uma inspiração, já destralhei a casa quase quase toda mas há sempre algo a fazer e não paro de falar de si heheheh... No meu site/blog (http://www.aminhaesfera.com/2012/minimalismo.html) até escrevi sobre isto... Muito obrigada por acordar a minimalista em mim....

    ResponderEliminar
  13. Por opção, não tenho telemóvel mas todos os anos "destralho" os contactos que tenho no telefone fixo e no Skype a 1 de Janeiro: números e contactos de pessoas com quem não comuniquei por estas vias durante o ano findo são apagados.
    No primeiro ano, em 2008, apaguei muitos números; desde então, a lista está sempre relativamente limpa e nunca precisei de apagar mais do que um par deles.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...