Como sabem, eu devoro tudo o que seja ebooks sobre produtividade e gestão do tempo. Quanto mais leio, mais me identifico com a filosofia de vida do Leo Babauta (até mesmo com a história de viver sem objectivos). Por isso, depois de ter lido o seu livro The Power of Less várias vezes, vou finalmente implementar as suas estratégias ao meu trabalho. Os princípios de produtividade do Leo são, claro, baseados na filosofia minimalista e aplicam-se a qualquer área da nossa vida:
1. Estabelecer limites
2. Escolher o essencial
3. Simplificar
4. Focar
5. Criar hábitos
6. Dar pequenos passos
Aplicados ao trabalho, estes princípios dão origem a uma estratégia de planeamento e execução de tarefas altamente eficaz. E não é só o Leo que o diz. Há quem tenha experimentado e obtido excelentes resultados.
São apenas 3 coisas muito simples:
1. Um só objectivo
2. Três projectos
3. Tarefas mais importantes
Como é que eu vou aplicar isto ao meu trabalho?
1. Um só objectivo
Como já referi, cada vez compreendo melhor o conceito de viver sem objectivos e como é que as pessoas até se tornam mais produtivas desse modo. Sempre me custou estabelecer objectivos (os tais SMART goals: específicos, mensuráveis, realistas, relevantes e temporizáveis) a médio ou longo prazo, portanto o viver sem objectivos soa-me muito melhor do que estratégias contrárias. Como diz Stephen M. Shapiro no seu livro Goal-Free Living (que adorei - segue-se review em breve), viver sem objectivos é ir do ponto A ao ponto B usando uma bússola e não um mapa. O Leo escreveu The Power of Less antes de começar a usar a bússola, mas mesmo quando usava o mapa, ele focava-se num único objectivo de cada vez, de maneira a investir toda a sua energia nesse único objectivo. O meu One Goal? Ser feliz.
2. Três projectos
As pessoas envolvem-se em demasiadas coisas ao mesmo tempo, sobretudo porque não sabem dizer não ou não conseguem focar-se no que é mais importante. Eu já passei por esta fase, e agora digo não, faço o que gosto e faço-o melhor. Mas mesmo assim tenho demasiadas coisas a acontecer ao mesmo tempo, o que é próprio do meu trabalho. É impossível focar-me apenas numa só coisa, por exemplo, escrever um artigo científico, e não fazer mais nada até o acabar. Mas é possível escolher três projectos importantes (que não têm necessariamente que ser todos relacionados com o trabalho) e focar-me quase exclusivamente neles. Quase, porque como disse, estão sempre a aparecer outras coisas que têm que ser feitas. O que vou tentar fazer a partir de Janeiro é escolher 3 projectos, trabalhar neles e acabá-los todos antes de começar outros 3, tal como recomenda o Leo. No entanto, vou reservar um dia da semana para fazer as outras coisas: reuniões com alunos, revisão de artigos, escrever resumos para congressos, tratar de burocracias, etc.
3. Tarefas mais importantes
Estabelecer MITs diárias é aconselhado por muitos gurus da produtividade e a coisa realmente resulta. Depois de completar essas 3 tarefas mais importantes, o resto do dia é canja!
Bom dia, Rita!
ResponderEliminarNão imaginas como este teu post vem num momento extraordinário e mesmo muito a jeito!
Ainda que tenha um bebé mesmo a chegar, estou mm convencida que é aqui que aplicar este método me pode ajudar e bastante. Andei a semana toda a pensar nisso e agora, com este teu post, tudo fica claro. Obrigada por me ajudares a encaixar as ideias no lugar. Um beijinho!
Parece que estava a adivinhar que precisava de ler uma coisa destas!
ResponderEliminarNão me consigo focar em nada, tenho a cabeça a mil e quero fazer tudo e mais alguma coisa... já tinha lido, de alguma forma, estas coisas antes, mas assim sucinto e nesta altura, é perfeito!
Obrigada!