29/03/2013

A vida simples de pessoas reais - E.


Eu sou uma pessoa complicada por natureza, que stressa por pouco e que se torna obsessiva facilmente.
Quando comecei a ler o teu blog e, consequentemente, a interessar-me pelo minimalismo e uma vida mais simples, fez-me sentido: Se não houver nada para complicar, eu não complico.
Até hoje, não me parece que tenha feito mudanças radicais, mas a verdade é que fiz algumas.
- Tínhamos dois carros e vendemos um. O conforto de ter custos e preocupações com apenas um bate aos pontos a necessidade, pouca e pontual, que temos de dois carros;

- Tínhamos três contas bancárias, uma minha, uma dele, uma nossa. Em dois bancos diferentes, e com contas-poupança associadas a uma e a outra. Andávamos sempre a transferir de umas para as outras porque, no fundo, a origem do dinheiro era a mesma. Ficámos apenas com uma conta à ordem e, associada, vários investimentos, contas-poupança e depósitos a prazo, o que também nos poupa muitas comissões e despesas;

- Tinha vários e-mails, um para cada assunto. Decidi eliminar todos e ficar apenas com um, em que criei pastas onde vou gerindo os assuntos. Hoje foi dia de limpar a caixa do correio, e entre centenas de mails categorizados e arquivados, apaguei mais de 10 mil mails e cancelei a subscrição de várias newsletters que nunca lia;

- Também o Reader sofreu um corte, cancelei a subscrição de alguns blogs pelos quais perdi o interesse!

- Mudei de casa no inicio do ano. Dos móveis, trouxemos apenas o essencial. E de coisas da casa também. Filtrei tudo: Panos da loiça, loiça, caixas plásticas, toalhas de banho, lençóis... O que está a uso é apenas o suficiente para uma gaveta de cada. O resto, especialmente muita coisa nova, está arrumada no sótão para substituir estes itens quando estiverem velhos;

- Limito-me a ter um detergente para cada coisa, sendo que os multifunções são os meus amigos. Antes tinha um armário enorme SÓ com detergentes, todos muito parecidos.

- Quanto à minha roupa e acessórios, por várias vezes faço "limpezas" e dou grandes voltas... Neste momento estou a ganhar força para uma nova e grande arrumação!

- A lista de compras também se alterou. Não temos "de tudo", até porque uma vez tivemos um ataque de bicho do cereal na despensa e deitámos tanta coisa fora... Neste momento temos uma lista fixa de itens mensais, que compramos 1 vez por mês, e outra lista que compramos semanalmente. E reduzimos stress e gastos!

- Falta-me ganhar coragem para "destralhar" a muita papelada que tenho guardada e arquivada em dossiers. Lá iremos um dia!

- Falta-me também simplificar "a vida", em si. Deixar de tentar fazer tudo e dedicar-me mais ao essencial. Essa é a minha grande limitação, confesso!

E.



~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples para o email rita (at) busywomanstripycat.com, com o assunto "guest post". Obrigada!

3 comentários:

  1. Estou fazendo o mesmo, aos poucos me desfazendo das inúmeras coisas sem utilização aqui em casa. Parabéns E. e continue firme e forte, serás menos estressada.

    Beijos e Feliz Páscoa,
    Josy Santos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns, foram mesmo grandes progressos!
    Eu estou empacada no mesmo ponto que você: na papelada. Já iniciei a limpeza dos papéis várias vezes, mas ainda não consegui terminar. E quando vou recomeçar em outro dia, já não sei ao certo em que ponto parei, e acabo revisando tudo o que já foi feito.
    Está decidido: vou tirar umas horinhas deste fim de semana para isso!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Gosto muito do teu blogue. Visita o meu, tenho lá um selo para ti.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...