19/05/2013

É tão bom saber costurar!

Há mais de 3 anos descobri a costura e desde então não parei mais. Aprendi sozinha, com a ajuda da internet, a fazer malas, sacos, cortinados, babetes, estojos, marcadores de livros, bases para copos e outras coisas para a casa. Cheguei a fazer coisas para vender, através da Etsy, mas quando simplifiquei a minha vida, percebi que gastava demasiado tempo com isso, os tecidos e produtos ocupavam demasiado espaço em casa, e o retorno financeiro não compensava. Mas continuei a fazer tudo o que posso para mim e para casa...

Há dias, em cerca de 1 hora, fiz uma coisa muito gira - um saco para o meu tapete de yoga! Quando vou às aulas de yoga no ginásio gosto de levar o meu tapete, mas não dava jeito nenhum levá-lo enrolado na mão ou dentro do saco com as outras coisas. Então, fiz um saco só para o tapete!



Assim, posso transportá-lo facilmente! Usei dois tecidos fortes de algodão (o branco e o xadrez), fiz uma costura em baixo, outra de lado, adicionei a alça e em cima fecha com cordão. Fácil, rápido e o custo - zero (usei restos de tecidos que tinham sobrado de outros projectos).

Ao longo destes três anos fiz imensas coisas para mim, para a casa, para amigos e familiares, para vender, até aceitei encomendas personalizadas. Sempre que preciso de alguma coisa em tecido, antes de comprar, penso se é coisa que eu posso fazer - e geralmente é. Assim, uso no dia a dia imensas coisas feitas por mim, o que obviamente é muito mais especial que comprar e usar coisas feitas em série.


Duas malas que fiz para mim e uso no dia a dia.

Fiz o cortinado para a porta e a almofada para o banco da entrada (e mala que está pendurada, mais uma que uso no dia a dia).


Transformei uns corsários de ganga em mini-saia.


Capas para almofadas é das coisas mais fáceis de fazer! Já fiz muitas...


Fiz também a saia para a cama...


E os bed pockets que substituem as mesas de cabeceira.


Mais almofadas feitas por mim...


E um dos meus sacos preferidos (este tecido foi um sucesso - tive várias encomendas de sacos iguais a este, incluindo da minha mãe).


Até fiz umas calças de pijama para o J.


Uma clutch de girassóis que está sempre na minha mala - onde guardo a escova de dentes, pente, perfume, e essas coisas que as mulheres levam sempre consigo...


Suporte para rolos de papel higiénico que fiz para a casa de banho. 


Uso também um saco de compras bem resistente feito com um tecido muito giro!


E este é o saco, grande e reversível, que levo para o ginásio e para a praia!

22 comentários:

  1. Uau! está tudo muito giro! O saco para o tapete está um must, bem como os suportes para o papel higiénico :)
    Parabéns!
    E tricot, não?
    beijinho
    inês

    ResponderEliminar
  2. Tanta coisa gira!! Adoro ver projectos de costura, adorava saber costurar, e tu aprendendo na internet ainda me das mais força. O problema é que não tenho máquina, nem sei se me compensa comprar, é uma coisa que tem de ser bem estudada... Lindas peças, continua!
    Ah a preposito, não faço costura mas faço bijuteria, espreita no meu Blog :-)

    ResponderEliminar
  3. Cuando leo los post sobre como x persona conocio tu blog y comenzo a usar el minimalismo para organizar su forma de vivir la vida, siempre recuerdo q llegue a este maravilloso blog intentando aprender a costurar un saco!!!. El saco aun no lo he hecho, mas compre una maquina de costura hace un mes... y hace 6 q me levanto temprano por el grupo del Facebook y hago ejercicios con las cotovias de Jillian... y hace casi un año q he simplificado mi vida y mi hogar por culpa de "the busy woman..."... Con este post de hoy voy hacer el saco reversible para el gym. Volver al origen!

    ResponderEliminar
  4. Ena Rita os meus sinceros parabéns ! Gostei mesmo muito de ver os teus trabalhos e o facto de teres aprendido tudo sozinha faz-me acreditar que também eu consigo !
    Tenho de aprender a costurar, até porque adoro malas de pano mas tenho dificuldade em encontrar malas com padrões com os quais eu me identifique mesmo, assim, se fosse eu a escolher os tecidos e a fazer as malas acabavam os problemas :)

    ResponderEliminar
  5. adoro os sacos e a ideia dos rolos de papel higienico! estao muito perfeitinhos devo dizer.
    acho q tenho de experimentar fazer capas para as almofadas, ha tecidos tao giros e mudam logo o aspecto da sala :)

    ResponderEliminar
  6. Gostava tanto de saber costurar... Agora, quando fiz anos, resolvi fazer uma "to do list" com uma tarefa por mês... aprender a costurar é uma delas... Mas eu não sou uma "Rita", como já confessei. Para cozinhar tenho de ler duas vezes a receita (por vezes até soletro, é um horror...); jamais conseguiria aprender sozinha e os cursos são tão caros... hum... mas este post foi mais um sinal; parece (mais uma vez..) que foi escrito para mim! Está tudo tão giro... parabéns!

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita! Também tenho uma grande paixão por costura! Comprei uma máquina já lá vão uns anos e tenho feito varias coisinhas. Cortinados, forras de almofadas, babetes, blusas, bolsas e até fiz a minha almofada de amamentação porque me parecia um disparate o preço que pedem nas lojas por este tipo de coisas...Para mim o único problema é que tudo o que envolve costura é um pouco demorado, os projetos demoram a estar concluídos:) e eu gosto de ver logo o resultado

    ResponderEliminar
  8. Olá menina,
    Cada coisa linda que você faz.
    Estou louca pra comprar uma máquina de costura, não sei nada de costuras, mas tenho muita força de vontade, quero fazer minhas capas de almofadas, pelo menos, rsr, como meu tempo é escasso, vou procurar aprender pela internet, se puder me ajudar com alguns videos, ficarei muito grata.
    Tenha um ótimo domingo, bjs

    ResponderEliminar
  9. Rita, não canso de dizer que adoro seu blog!
    Também adoro costurar, tecer e cozinhar... às vezes estou tão ligada e mesmo dependente das máquinas que me dá um conforto pensar que se qualquer coisa acontecer, consigo me alimentar e manter aquecida...

    ResponderEliminar
  10. Belas peças! Infelizmente, minha habilidade com agulhas e linhas não vai além de repregar botões e fazer uns consertinhos básicos...

    ResponderEliminar
  11. Rita, que coisas lindas!
    Parabéns! É inspirador. Pena que não tenha muita habilidade para artes manuais. Bjs do Rio de Janeiro!
    Rafaela

    ResponderEliminar
  12. Rita, adorei! Tudo muito lindo :) Você bem poderia dar umas dicas de sites que te ajudaram a aprender, hem? ;)

    ResponderEliminar
  13. Oi Rita.
    Também se podem fazer algumas destas peças à mão?
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Bom dia Rita,
    Gosto muito de ler o seu blog e dou-lhe os parabéns por seguir os principios do minimalismo.
    Eu também gosto de costurar e o que sei também aprendi com a internet. Como estou desempregada pensei que era uma forma de ocupar o tempo e não me sentir inútil, mas como os tecidos são caros pensei em começar a vender e até já comecei a abrir uma loja Etsy, mas tenho algumas duvidas: Será que nos temos que colectar finanças e pagar impostos? Como a Rita já teve uma será que me podia responder a esta dúvida?
    Desde já obrigado.
    Ana Matos
    www.facebook.com/ATresMaos?ref=hl
    http://alojaatresmaos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita! Esta tudo mto giro!!! :) :) :)

    ResponderEliminar
  16. Olá! Descobri o teu blog há pouco tempo e já estou fã :)

    Eu também gosto muito de costurar, apesar de ter aprendido há pouco tempo. E gostei muito dos vários exemplos que mostraste!

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita está tudo lindo. Só uma perguntinha, onde compraste as capas para o sofá? É que o meu sofá tem um formato muito parecido, e não consigo encontrar capas em condições por causa da chaise-longue. O meu sofá é em pele e com os miúdos a saltarem sempre em cima já se começa a notar alguns danos, já para não falar que o mais novo já o estreou com um marcador :(
    Estou a adorar o blog.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As capas vieram com o sofá. É o ektorp do Ikea. Eles vendem capas em separado, é uma questão de veres se servem no teu...

      Eliminar
    2. Ah bom. Pois no ikea tb vi mas são muito caros. Custam quase 300 euros. Queria ver algo mais baratinho :)
      Obrigada de qq forma.

      Eliminar
  18. Oi Rita, vi encontrei seu blog através do Vida Organizada, da Thais Godinho, de quem sou leitora há bastante tempo. Dei uma volta por aqui e adorei o seu espaço. Tinha muita vontade de saber costurar para fazer coisas lindas e práticas assim como você.

    Se não for demais perguntar, como você faz para prender o seu bed pocket sob o colchão?? Achei a ideia genial e seria ótimo pra mim. Acho que vou me arriscar a fazer um desses. Você tem um passo-a-passo de como fazê-lo?

    Parabéns pelo ótimo blog! Ganhaste mais uma leitora brasileira! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, obrigada! O bed pocket está só entalado entre o colchão e o estrado, mas seria mais prático se estivesse mesmo preso... Não tenho um passo a passo, mas é fácil!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...