Como já referi, quero criar novas tradições familiares com os miúdos. Ontem foi o primeiro dos festejos deste ano, o Dia de Reis, dia de arrumar as decorações de Natal e comer bolo rainha (não gosto nada de bolo rei por causa da fruta cristalizada...).
Pela primeira vez fiz um bolo rainha, seguindo esta receita:
- 1 pacote de preparado para pão brioche Branca de Neve
- 200 mL de água
- c. 100 g pinhões
- c. 100 g nozes
- c. 100 g amêndoas
- 1 gema de ovo batida
- 1 clara de ovo batida
Misturei a farinha com a água na máquina de fazer pão, adicionei os frutos secos (deixei alguns de lado para decorar o bolo), e amassei a massa novamente na mfp.
Pus a massa num tabuleiro coberto de papel vegetal e dei-lhe a forma do bolo. Pincelei com a gema de ovo e coloquei mais frutos secos em cima.
Foi ao forno a 180ºC durante 30 minutos.
Pincelei com clara de ovo batida e espalhei açúcar branco em pó (pulverizado na bimby).
Não ficou muito doce e devia ter levado mais açúcar em cima, mas no geral ficou bom!
Vou congelar o que sobrou para ir comendo ao pequeno-almoço!
Olá! Gostava de ter uma recomendação/opinião. Estou a ponderar comprar uma máquina de pão, é realmente útil? Dá-lhe muito uso?
ResponderEliminarTenho receio de a comprar e ser mais uma coisa na prateleira a ocupar espaço.
Obrigada pela atenção
Olá Catarina,
ResponderEliminarsinceramente, eu não uso muito... Usei por acaso para fazer o bolo, mas de resto...
O problema é que cá em casa, além de mim, mais ninguém gosta do pão feito na máquina... Claro que eu podia tentar novas receitas, mas como não sou muito dada à cozinha...
Mas acho que se explorar bem todas as potencialidades da máquina, vale a pena, pelo que leio noutros blogs...
bj
rita
Em relação à mfp, ofereceram-me uma no Natal passado e já fiz vários pãezinhos: de mistura, branco, cereais e ontem até de chocolate (e todos ficaram comestíveis)! Não dá trabalho nenhum mas o que gosto mais é o cheirinho do pão quente acabadinho de fazer de manhã(dá para deixar os ingredientes à noite na mfp).
ResponderEliminarOlha que bom aspeto que tem o teu bolo e com um cházinho ao pequeno almoço isso é que vai ser! Eu optei por não fazer enquanto durar o bolo rei que por aqui anda (é que eu também não gosto muito mas foi oferecido...)
ResponderEliminarBjs
Anuskas
Que bom!!!
ResponderEliminarIsso dos rituais é só espectacular!
Nós por cá fizemos, como é habitual, a galette des rois (tradição em frança) e fomos comê-la a casa de uns amigos. Fizemos as coroas, também!
Quero ver se coloco o post amanhã. Gosto de rituais, Rita! Que bom que é também partilhares os teus! :)
Por cá a tradição é comprar um bolo rei e retirar as decorações de natal. O teu bolo tem óptimo aspecto, tenho de experimentar! :)
ResponderEliminarOlha que parece ter um aspecto delicioso. Cá por casa aproveita-se o Bolo Rainha que sobra e fazem-se umas torradinhas delciosas :)
ResponderEliminarEste Natal e Passagem de Ano, fiz 4 bolos rainha na mfp.
ResponderEliminarFicam muito bons.
Para mim a MFP é um mimo.
Faço pães, massa para pizza, bolos, compotas...
Nunca mais fiz um bolo no forno. Aquilo amassa e coze, não tenho de me preocupar com mais nada. :P
Bjs
Olá Rita! Depois da opinião em relação mfp, qual é a sua opinião/uso da Bimby? Há quem use muito e quem não use nada. Será que depois da compra e da novidade inicial,ela (Bimby) se transforma em tralha? Como se interliga o minimalismo e a Bimby?
ResponderEliminarO minimalismo não é apologista de comida simples e pouco processada?
Obrigada e parabêns pelo blog.
Bjs
Alexandra
Alexandra, a bimby simplifica-me a vida. Antes da bimby não cozinhava (porque não gosto e não tenho jeito), desde que tenho a bimby cozinho muito mais, ou seja, vou comer fora menos vezes e compro menos refeições já feitas.
ResponderEliminar