Paypal
O PayPal é um sistema que permite fazer transferências de dinheiro online. Para fazer o registo, basta um endereço de e-mail válido e um cartão de crédito (o MBnet também dá, mas depois tem que ser constantemente actualizado). Ao fazer ou receber pagamentos, os dados bancários dos intervenientes não são visíveis. Eu aderi ao PayPal quando abri a minha loja na Etsy, e desde então faço imensas compras na internet através deste sistema, sobretudo de e-books (como estes).
O PayPal é um sistema que permite fazer transferências de dinheiro online. Para fazer o registo, basta um endereço de e-mail válido e um cartão de crédito (o MBnet também dá, mas depois tem que ser constantemente actualizado). Ao fazer ou receber pagamentos, os dados bancários dos intervenientes não são visíveis. Eu aderi ao PayPal quando abri a minha loja na Etsy, e desde então faço imensas compras na internet através deste sistema, sobretudo de e-books (como estes).
O Evernote é um software gratuito para tirar notas. "Notas" podem ser páginas da web completas ou excertos, texto formatado, fotos, etc. As notas podem ser organizadas em pastas e dá para escrever apontamentos nas nossas notas. É muito útil mesmo! Deixei de usar os Favoritos do browser, pois só lhes posso aceder de um computador específico (e eu uso 3 diferentes). O Evernote está sempre acessível online, mas também dá para descarregar o software para o computador e assim fica também acessível offline.
Toodledo
O Toodledo é o meu mais recente vício. É uma aplicação online que permite fazer listas de coisas a fazer, estabelecer objectivos e prioridades, definir tempos para completar tarefas, dividir projectos em sub-tarefas. Vou falar mais sobre o Toodledo num outro post, mas só para terem uma ideia, deixei de usar a agenda GTD. Agora organizo-me (melhor ainda) com o Toodledo e o Google Calender.
O Toodledo é o meu mais recente vício. É uma aplicação online que permite fazer listas de coisas a fazer, estabelecer objectivos e prioridades, definir tempos para completar tarefas, dividir projectos em sub-tarefas. Vou falar mais sobre o Toodledo num outro post, mas só para terem uma ideia, deixei de usar a agenda GTD. Agora organizo-me (melhor ainda) com o Toodledo e o Google Calender.
Reader
Uso o Google Reader para organizar os blogs que sigo. Tenho as várias subscrições organizadas em pastas consoante os assuntos. Uma manutenção frequente do reader é essencial. Blogs que já não me interessam, blogs de pessoas que só se queixam, blogs que não são actualizados há algum tempo, é tudo eliminado.
Uso o Google Reader para organizar os blogs que sigo. Tenho as várias subscrições organizadas em pastas consoante os assuntos. Uma manutenção frequente do reader é essencial. Blogs que já não me interessam, blogs de pessoas que só se queixam, blogs que não são actualizados há algum tempo, é tudo eliminado.
Gmail
Tenho quatro contas do gmail e mais uma do trabalho. Uma conta é pessoal, a outra é para o blog, outra secreta para os logins (facebook, pinterest, etc) e outra para o paypal. Recebo o correio das quatro contas do gmail e da conta do trabalho tudo numa só conta. Quando recebo emails, organizo-os logo em pastas. Tenho 3 pastas (pessoal, trabalho e blog), cada uma com várias sub-pastas (por exemplo, para responder, para guardar, à espera de resposta, etc.), de maneira que a caixa de entrada está sempre vazia. Quando são emails que tenho que responder mas não me apetece na altura, guardo-os na pasta respectiva e marco-os como não lidos para não me esquecer deles.
Tenho quatro contas do gmail e mais uma do trabalho. Uma conta é pessoal, a outra é para o blog, outra secreta para os logins (facebook, pinterest, etc) e outra para o paypal. Recebo o correio das quatro contas do gmail e da conta do trabalho tudo numa só conta. Quando recebo emails, organizo-os logo em pastas. Tenho 3 pastas (pessoal, trabalho e blog), cada uma com várias sub-pastas (por exemplo, para responder, para guardar, à espera de resposta, etc.), de maneira que a caixa de entrada está sempre vazia. Quando são emails que tenho que responder mas não me apetece na altura, guardo-os na pasta respectiva e marco-os como não lidos para não me esquecer deles.
Google Calendar
Já uso o calendário do google há muito tempo para apontar os compromissos, em conjunto com a agenda em papel. Desde que descobri o Toodledo, deixei o papel. Como qualquer bom minimalista, agora tenho só uma Moleskine pocket size. Uso o Gcal para os compromissos e o Toodledo para as tarefas. E é fantástico! (mais sobre isto num outro post)
Já uso o calendário do google há muito tempo para apontar os compromissos, em conjunto com a agenda em papel. Desde que descobri o Toodledo, deixei o papel. Como qualquer bom minimalista, agora tenho só uma Moleskine pocket size. Uso o Gcal para os compromissos e o Toodledo para as tarefas. E é fantástico! (mais sobre isto num outro post)
Pinterest
O Pinterest é quadro de recortes online. Qualquer fotografia com a qual nos deparemos na net pode ser colocada no Pinterest, com o respectivo URL, e assim evitamos andar naquele desespero à procura de fotos que adorámos mas já não sabemos onde vimos...
O Pinterest é quadro de recortes online. Qualquer fotografia com a qual nos deparemos na net pode ser colocada no Pinterest, com o respectivo URL, e assim evitamos andar naquele desespero à procura de fotos que adorámos mas já não sabemos onde vimos...
Flickr
O Flickr serve para partilhar fotos (ou apenas fazer backups de fotos, visto que podem ficar ocultas para os outros utilizadores). Eu partilho as minhas melhores fotos no Flickr e adoro ver fotos de outros utilizadores. O Flickr é uma excelente fonte de inspiração. E posso guardar qualquer foto que adore no Pinterest!
O Flickr serve para partilhar fotos (ou apenas fazer backups de fotos, visto que podem ficar ocultas para os outros utilizadores). Eu partilho as minhas melhores fotos no Flickr e adoro ver fotos de outros utilizadores. O Flickr é uma excelente fonte de inspiração. E posso guardar qualquer foto que adore no Pinterest!
Dropbox
O Dropbox é um mega ficheiro online onde podemos colocar ficheiros, organizá-los em pastas e, o melhor, partilhar (ou não) as pastas com outros utilizadores. Uso sobretudo para o trabalho, para partilhar ficheiros com colegas, mas tenho uma pasta só minha onde ponho os ficheiros que alterei ao longo do dia, para depois poder actualizar no computador de casa (antes do Dropbox, fazia isso com pens, mas o Dropbox dá muito menos trabalho). Tal como o Evernote, é preciso estar online para sincronizar os ficheiros com a pasta do Dropbox que é automaticamente criada no computador, que pode depois ser acedida offline.
O Dropbox é um mega ficheiro online onde podemos colocar ficheiros, organizá-los em pastas e, o melhor, partilhar (ou não) as pastas com outros utilizadores. Uso sobretudo para o trabalho, para partilhar ficheiros com colegas, mas tenho uma pasta só minha onde ponho os ficheiros que alterei ao longo do dia, para depois poder actualizar no computador de casa (antes do Dropbox, fazia isso com pens, mas o Dropbox dá muito menos trabalho). Tal como o Evernote, é preciso estar online para sincronizar os ficheiros com a pasta do Dropbox que é automaticamente criada no computador, que pode depois ser acedida offline.
Nesta caminhada para o minimalismo, este post é super útil.
ResponderEliminarO que é que eu não consigo deixar este ano? a minha agenda Moleskine, Rita. É linda de morrer, adoro escrever em papel e pronto, cada coisa a seu tempo. Ainda assim vou experimentar devagarinho para que em 2013 isso possa acontecer!
A propósito da organização de blogs e suas leituras, sugiro o Netvibes, creio que tem um layout bem mais apelativo e funcional do que o google reader (não ha maneira de me entender com os produtos google). há também quem use o bloglovin, mas eu cá sou fã do Netvibes ;)
ResponderEliminarSó não conheço o Toodledo e o Pinterest mas já vou investigar. :) Óptimas dicas. Aproveito para dizer que também existe um sincronizador de favoritos para adicionar como plug-in ao browser. Chama-se Xmarks, é gratuito e funciona em todos os browsers (IE, Firefox, Chrome etc.). Assim podes ter os mesmos favoritos nos três computadores. :)
ResponderEliminarBeijinhos
Eu uso Gmail(e outros produtos Google...que sou fã), Dropbox , Evernote e Daily Todo. Gosto imenso.
ResponderEliminarObrigada. Recebi uma verdadeira lição de informática. Como já sabes devoro os posts que colocas. Um 2012 minimalista qb.
ResponderEliminarÓptimas sugestões Rita!
ResponderEliminarComecei a explorar o Evernote e estou fã.
Bjs
Olá Rita,parabéns!!
ResponderEliminaro seu blog é fantastico, cada vez mais temos que nos tornar minimalistas em tudo no nosso quotidiano.
Só assim poderemos ter tempo para o que realmente interessa ,a nossa familia.
Estas dicas tambem são otimas para quem quer sair do endividamento,pois aprende a viver com menos e a ter outra visão do dinheiro que gasta em coisas inutéis e assim poupa para pagar as suas dividas.
Bjs
Adorei as sugestões, gostei principalmente do pintrest. Alguns dos outros já conhecia, outros não, portanto foi muito útil :)
ResponderEliminarRita eu enviei para o dropbox uma pasta com muitas outras pastas dentro e depois de já estar no dropbox organizei melhor e até apaguei algumas mas não mudou nada no disco D do meu PC, ou seja a pasta continuou desarrumada e com coisas a mais, quando eu queria que tivesse mudado(tipo controlo remoto lol)então o que fiz foi arrastar a pasta do dropbox para o disco D e dar outro nome à que tinha anteriormente no disco D. Isto é um processo assim "manual" ou automático como eu pensava que era?
ResponderEliminarObrigada pela ajuda
Anuskas
Anuskas, o dropbox cria uma pasta que fica no computador, mas não altera as pastas que já lá temos. Tem que ser à mão, mesmo... O que é automático é a actualização dessa pasta do dropbox que fica no computador.
EliminarTem um bom dia Rita e obrigada!
ResponderEliminarAnuskas