(Espero que ainda não estejam fartos dos posts relacionados com computadores...)
Uso email diariamente há mais de 10 anos. Primeiro contas do clix, depois do hotmail, e finalmente tive a minha conta profissional da universidade, que usava para tudo. Há alguns anos senti necessidade de ter uma conta mesmo pessoal e deixar a da universidade só para o trabalho. E iniciei-me no Gmail.
Uso email diariamente há mais de 10 anos. Primeiro contas do clix, depois do hotmail, e finalmente tive a minha conta profissional da universidade, que usava para tudo. Há alguns anos senti necessidade de ter uma conta mesmo pessoal e deixar a da universidade só para o trabalho. E iniciei-me no Gmail.
O melhor do Gmail para mim é ser web-based, ao contrário do Outlook e outros programas do género. Aqui ficam algumas dicas para usar esta ferramenta, baseadas na minha experiência.
1. Centralizar as várias contas de email numa só
Neste momento tenho 5 contas de email: a da universidade e 4 contas do Gmail.
A conta da universidade era acedida pelo Outlook no computador do trabalho, mas em casa não tinha acesso aos emails já lidos e arquivados no Outlook. Então decidi encaminhar os emails dessa conta para a minha conta principal do Gmail. Fiz o mesmo com as outras 3 contas de Gmail e assim recebo o correio de 5 contas diferentes num só sítio. Super prático!
2. Estabelecer envio de emails com vários endereços
Se recebo emails de contas diferentes, faz todo o sentido enviar emails de cada uma dessas contas através da conta principal.
3. Organizar o correio com marcadores
A caixa de entrada do email, tal como qualquer outra caixa de entrada, deve ser processada com frequência e deve ser esvaziada. Na prática, verifico o email algumas vezes ao dia e processo imediatamente as mensagens. Respondo logo se for urgente ou rápido, apago se não interessar. Depois arquivo numa das pastas (marcadores). Tenho 3 pastas: pessoal, trabalho e blog. Dentro destas pastas tenho sub-pastas, como to keep, answer, to do, e coisas assim... As mensagens que tenho que responder, arquivo na pasta e marco como não lida, para aparecer a bold na barra lateral e assim não me esquecer.
4. Outras coisas giras do Gmail
Tarefas - Como uso o Toodledo, não uso esta funcionalidade do Gmail, mas para quem não tem listas intermináveis de coisas para fazer, a lista de tarefas do google é fantástica. Até dá para transformar um email em tarefa (por exemplo, uma conta para pagar).
Visualização de anexos - Dá para ver os anexos sem fazer o download.
Mensagem de férias - Fantástico para quando vou para algum sítio sem internet.
Assinatura - Dá para criar uma assinatura para cada conta.
Gadgets do Gcal e Gdocs - Dá para pôr a agenda e os documentos do google no gmail, para não ter 3 janelas ou separadores abertos ao mesmo tempo.
Chat - É útil por exemplo para responder a algum email, estando o remetente online. Eu desactivei o chat porque é super irritante alguém me contactar quando estou ocupada e concentrada, pois depois há sempre aquela obrigação de responder. Pelo mesmo motivo, eliminei o Skype da minha vida.
Offline - Ainda não percebi bem como funciona, mas dá para usar o Gmail offline para escrever emails, que depois ficam na caixa de saída e são enviados quando houver ligação à rede.
1. Centralizar as várias contas de email numa só
Neste momento tenho 5 contas de email: a da universidade e 4 contas do Gmail.
A conta da universidade era acedida pelo Outlook no computador do trabalho, mas em casa não tinha acesso aos emails já lidos e arquivados no Outlook. Então decidi encaminhar os emails dessa conta para a minha conta principal do Gmail. Fiz o mesmo com as outras 3 contas de Gmail e assim recebo o correio de 5 contas diferentes num só sítio. Super prático!
2. Estabelecer envio de emails com vários endereços
Se recebo emails de contas diferentes, faz todo o sentido enviar emails de cada uma dessas contas através da conta principal.
3. Organizar o correio com marcadores
A caixa de entrada do email, tal como qualquer outra caixa de entrada, deve ser processada com frequência e deve ser esvaziada. Na prática, verifico o email algumas vezes ao dia e processo imediatamente as mensagens. Respondo logo se for urgente ou rápido, apago se não interessar. Depois arquivo numa das pastas (marcadores). Tenho 3 pastas: pessoal, trabalho e blog. Dentro destas pastas tenho sub-pastas, como to keep, answer, to do, e coisas assim... As mensagens que tenho que responder, arquivo na pasta e marco como não lida, para aparecer a bold na barra lateral e assim não me esquecer.
4. Outras coisas giras do Gmail
Tarefas - Como uso o Toodledo, não uso esta funcionalidade do Gmail, mas para quem não tem listas intermináveis de coisas para fazer, a lista de tarefas do google é fantástica. Até dá para transformar um email em tarefa (por exemplo, uma conta para pagar).
Visualização de anexos - Dá para ver os anexos sem fazer o download.
Mensagem de férias - Fantástico para quando vou para algum sítio sem internet.
Assinatura - Dá para criar uma assinatura para cada conta.
Gadgets do Gcal e Gdocs - Dá para pôr a agenda e os documentos do google no gmail, para não ter 3 janelas ou separadores abertos ao mesmo tempo.
Chat - É útil por exemplo para responder a algum email, estando o remetente online. Eu desactivei o chat porque é super irritante alguém me contactar quando estou ocupada e concentrada, pois depois há sempre aquela obrigação de responder. Pelo mesmo motivo, eliminei o Skype da minha vida.
Offline - Ainda não percebi bem como funciona, mas dá para usar o Gmail offline para escrever emails, que depois ficam na caixa de saída e são enviados quando houver ligação à rede.
Se quiserem descobrir mais coisas sobre o Gmail, aqui estão mais dicas.
Farta? Não! Eu estou a adorar. Para nos livrarmos do papel e levarmos uma vida mais verde e minimalista convém sabermos tirar partido do que temos à nossa disposição. O próximo passo é passar a receber as faturas da água, electricidade, etc pelo Gmail, portanto são boas as ideias que nos dás de como organizar os documentos.
ResponderEliminarTem um bom dia!
Anuskas
Agradou-me muito este post!!
ResponderEliminarTenho varias contas de email tambem e ando ha imenso tempo para fazer como tu e encaminha-las todas para uma só. Mas sou sincera, o problema é que ainda nao percebi como se faz :(
Bom dia! Para já Parabéns pelo teu blog! Sigo-o há pouco tempo mas tem já sido uma grande inspiração para destralhar a minha vida! Era mesmo algo assim que eu procurava, sem o saber. Parabéns também pela própria escrita e pelo perfeito Inglês! Escrevo-te para te dar uma dica que talvez te interesse: no chat do gmail, podes colocar o teu perfil como "invisível". Desse modo, os teus contactos pensarão que estás desligada, mas tu, no entanto, conseguirás ver os outros na mesma, e se vires alguém ligado com quem queiras contactar, podes fazê-lo (e para não ficarem a saber como procedes, podes colocar novamente "disponível" mesmo antes de contactares essa pessoa...)Era só isso. Eu também uso o gmail para tudo e mais alg coisa, há anos, e por vezes procedo assim. (Tem que ser...)Cumprimentos, Mar.
ResponderEliminarOlá Rita, eu também estou a gostar muito destes posts. Muito obrigada. Seria possível que nos explicasse como se transforma um e-mail em tarefa. Eu já utilizo as google tasks mas não sei como isso se faz. Beijinhos.
ResponderEliminarOlá Rita!
ResponderEliminarEu estou a gostar imenso destes posts! Muitas vezes, existem coisas que simplificam o nosso dia e nos passam ao lado. Tenho descoberto imensas coisas através do teu blog que não conhecia.
Por exemplo, como fazes para encaminhar as várias contas de e-mail para um só? Isso daria imenso jeito!
Beijos,
Sara
Ok, vou fazer um post mais detalhado sobre o gmail!
ResponderEliminarVi este artigo na sábado e lembrei-me de o partilhar consigo, acho que a nossa privacidade é um dos bens mais preciosos pelo que deve ser respeitada.
ResponderEliminarhttp://www.sabado.pt/Multimedia/FOTOS/-span--b-Sociedade-b---span--%281%29/Fotogaleria-%28304%29.aspx