22/04/2012

Adeus internet e telefone; até logo televisão

Fiz uma coisa que andava a estudar há muito tempo. 
Mudei o pacote de TV + net + telefone fixo para um só de TV. Ou seja, acabou-se o telefone fixo em casa, a internet wireless e a box que permite gravar programas e alugar filmes. Fiquei com 70 canais por radiofrequência.

Mal desliguei o telefone depois de ter pedido a alteração do serviço fiquei com um nó no estômago. 

Não ter telefone fixo não me perturba. Temos telemóveis que têm sempre dinheiro e costumam ter bateria.

Acabar com a internet foi para o meu bem. Sim, passo demasiadas horas online. Vou comprar uma pen de banda larga móvel; escolhi a mais barata, com a velocidade mais lenta. Quero começar a ler os meus feeds e a responder a emails e comentários do blog à hora de almoço. Para escrever posts em casa não preciso da net. Aliás, a internet é sempre uma distração e eu não sou auto-disciplinada o suficiente para não abrir o browser quando estou a escrever. A maior parte das coisas que faço na internet, quero fazê-las no trabalho, onde tenho um bom computador e uma internet super veloz. Ao serão, em vez de ficar agarrada ao computador a navegar sem destino, quero ler mais livros. (só um disclaimer para não haver confusões: eu não tenho um trabalho "típico"; basicamente, faço o que quero, e da mesma maneira que posso passar uma hora ou mais no trabalho a ler blogs ou a escrever posts, também posso passar muitas horas em casa, fora de horas e ao fim de semana a trabalhar - a ciência não se faz com horários).

Ficar sem box é que me deixa um bocadinho perturbada, porque costumo gravar Grey's Anatomy e Desperate Housewifes. Assim vou ter que ver as séries quando estiverem a ser transmitidas. O J. não gostou nada da ideia de ficar sem box. Nada mesmo. Mas assim serão menos horas que os homens da casa passam a ver séries gravadas (os meus filhos gravam tantas séries que nem queiram saber...). É bom. De qualquer modo, temos feito progressos em relação à televisão. Há um ano atrás tínhamos quatro televisões cá em casa: uma na sala, uma na cozinha, uma no quarto dos miúdos e uma no nosso quarto. Agora temos duas: a da sala e a dos miúdos. Acho que nunca vai acontecer, mas por mim não tinha televisão nenhuma em casa (como a Mum's the boss - corajosa!).

E vocês, quantas TVs têm? E internet, quantas horas por dia passam a navegar?


32 comentários:

  1. admiro-te,
    aqui em casa só temos os quatro canais e chegam muito bem, não passava era sem a internet, viver no campo já leva a que abdiquemos de muitas coisas às quais nos habituamos quando viviamos na cidade...
    beijos

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Então.. temos uma tv só. E eu a detesto. Prefiro alugar filmes e séries.
    Já internet... estou sempre conectada, está se tornando um problema!! =O tenho que pegar mais leve, urgente!

    ResponderEliminar
  3. Apenas 1 TV, na sala, com box. Rejeitamos liminarmente a ideia de termos TV no quarto.

    ResponderEliminar
  4. Eu também perco muitas horas online, mas mais ainda a ver televisão. Adoro séries e quando apanho algum episódio fico a ver, mesmo que já o tenha visto antes (acho que cheguei a ver o mesmo episódio quatro ou cinco vezes...). Por isso "fui decidindo" acabar com a televisão cá em casa, mas foi preciso ligarem-me de outro opeador de internet e telefone para finalmente ganhar coragem para o fazer! No fim do telefonema também senti as dúvidas todas a subir à cabeça mas respirei fundo e percebi que realmente foi a melhor decisão para mim. A mudança vai ser daqui a duas semanas, espero saber aproveitar bem todo o tempo livre que vou ter :-)
    Obrigada pelo blog, tem-me inspirado muito, mas mesmo muito, a simplificar a minha vida.

    Maria João

    ResponderEliminar
  5. UAU! Isso é um grande passo! Aqui por casa não temos telefone fixo e passo bem sem televisão, embora os miúdos nem por isso. Só temos uma televisão, na sala, que está a maior parte do tempo desligada. Também não temos telefone fixo, nunca tivemos. Já em relação à internet... é a nossa janela para o mundo. Dessa não consigo abdicar. Mas também eu me encontro muitas vezes a estender os serões mais do que o aconselhável por andar a navegar sem rumo... Muitos parabéns pelas medidas que adoptaste!

    ResponderEliminar
  6. Tentei fazer isso uma vez.... Há bem pouco tempo. Mas nem TDT tinha (nem os 4 canais) e estava desempregada em casa, o pc era o meu amigo. 1 vez tb estive apenas com os 4 canais e tinha uma pen, durante 2 meses. Porque desisti ambas as vezes? Porque nos trabalhos/empregos nao usamos a net e, neste caso, em casa tinhamos de ter mesmo internet para dois, não foi mesmo nada pela televisão - apesar de não haver Anatomia que eu perca!

    ResponderEliminar
  7. Bem, apesar de admirar profundamente a sua organização e adorar o seu blog, nunca me canso de o dizer...........esta é uma medida que eu não conseguiria suportar. Telefone fixo é uma imposição por causa dos pacotes, também vivia bem sem ele....temos os telemoveis, mas sem Net e sem BOX....onde gravo os filmes e series? nem pensar.....e naqueles dias de chuva ou quando temos insonia???? a internet faz muita falta.....eu passo apenas uma hora depois de deitar o miudo na Net por dia e faz-me muito bem, porque no emprego não há tempo! Para mim e independentemente de toda a organização sem box e sen Net não conseguiria, mas os meus parabens pela iniciativa!!

    ResponderEliminar
  8. Eu fui mais uma! E não foi assim há muito tempo que tomei essa decisão. O problema lá por casa era mesmo a televisão. a filha mal chegava a casa pousava a mochila e... sofá, nós pais, era depois de jantar... Descobrimos que existe vida para lá da grelha televisiva. Os primeiros dias sente-se um vazio, mas agora já não sinto assim tanta falta.
    Ao ler tantas experiencia identicas, fico com a sensação que andavamos todas a dormir e estamos a acordar para a vida...
    Um Beijo
    Maria

    ResponderEliminar
  9. Lá em casa temos 3 televisões (1 na cozinha, 1 grande na sala e outra no nosso quarto), mas quase não utilizamos 2. A da cozinha, ligamos quando estamos a jantar, mas nem sempre lhe damos atenção. A do nosso quarto passam-se meses sem a ligar e a que utilizamos mais é a da sala, onde passamos o serão. Temos box de gravar, porque quando se tem uma bebé de 2 anos, não conseguimos ver séries, filmes ou bola (no caso do marido :P) em tempo real. Isto porque não somos donos do nosso tempo. Assim gravamos e vêmos quando nos for possível.
    Temos telefone fixo, porque não pagamos chamadas e dá jeito para falar com familiares, mas chegámos a ter telefone voip pela net.
    Internet, não consigo abolir. Faz-nos sempre falta, ora para retirar receitas, ora para algum dúvida de saúde, farmácias de serviço, horários de lojas, fazer downloads, netbanco, etc....tudo, tudo...
    Tiveste imensa coragem, mas na minha opinião, acho que vais ressacar um bocado a internet e a box :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não vou abolir a internet! Como disse, vou comprar uma banda larga móvel com a velocidade baixa, e assim não vou passar tanto tempo a navegar sem rumo... Quanto à box, não me parece que lhe vá sentir a falta, pois eu só gravo Grey's Anatomy e Desperate Housewifes e posso perfeitamente começar a ver essas séries em tempo real.

      Eliminar
  10. Eu tenho 3 televisões em casa mas sinceramente não vemos quase TV... eh eh eh! O que eu acho muito bom.
    Normalmente só vemos um pouco quando nos deitamos mas pouco, pois acabamos por dormir.

    A Internet não posso acabar com ela em casa porque o meu marido trabalha em casa, portanto impossível para ele, e para nós até tem compensado pois poupa muitas idas ao trabalho por causa da Internet e gasolina também que está mais cara que a Internet eh eh eh

    Os filhos claro... adoram navegar mas aos fins de semana puxo por eles, quando está bom tempo, para irmos para a rua, passear, fazer alguma actividade pois é bem mais saudável.

    Tu, também foste corajosa ... eh eh eh

    Uma semana feliz
    :)

    ResponderEliminar
  11. uau! Isso é que é coragem!
    Eu até podia ficar sem telefone, até podia ficar sem TV (alugava ou comprava as séries que gostamos, até porque na TV temos que esperar pela semana seguinte, e nós detestamos isso. Agora a internet... Quem me tira a net tira-me tudo. Para além de não ter acesso a outra ligação de internet neste momento, a internet é uma ferramenta vital no meu trabalho (trabalho por casa). Felizmente, e ainda ontem me apercebi disso, o tempo que passo a divagar na net, é cada vez menos.

    beijinho e boa semana *

    ResponderEliminar
  12. temos duas televisoes (uma na sala outra na cozinha, que faz companhia quando estamos a jantar e pouco mais).
    nos quartos nao temos nem sinto necessidade disso, tomara eu ter tempo para ver uma serie/filme do principio ao fim.
    nunca tive box por isso tb nao sinto falta.
    temos telf fixo, mais para falarmos com a familia e alguns amigos (que as chamadas de telm para outras redes tb estão caras) e net temos pen um valor minimo, para as coisas do dia a dia (ir ao banco, ver emails, receitas etc).

    passava bem sem o telf fixo e sem a tv por cabo (o marido e o filho é que não)...;)

    ResponderEliminar
  13. Para espanto de toda a gente só temos uma televisão em casa. É opção. Podíamos ter muitas, como quase todas as pessoas, mas há uma única televisão em casa. na cozinha, onde jantamos, é para conversar e não para ver tv. enquanto cozinho ouço música ou, preferencialemente, deixo-me envolver pelo silêncio que me sabe muito bem. No nosso quarto não há televisão porque é onde se lê, conversa, namora e dorme e no do meu filho muito menos. Achamos que as pessoas passam cada vez menos tempo juntas e se está cada uma fechada na sua divisão pior ainda. Eu gramo com o futebol e o meu marido com as minhas séries, claro que nem sempre as coisas são pacíficas, mas funcionam e conseguimos entender-nos. A net é que bomba cá em casa, mas dá jeito (trabalho muito a partir de casa) e o meu marido é informático e a box dá um jeitão pois vemos quase tudo gravado. Para loucura dos nossos amigos, até o futebol é gravado quando dá à hora de jantar, pois não abdicamos desse momento em família, à mesa, a conversar.

    ResponderEliminar
  14. Olá Rita,
    Só aderi ao Meo, quando fiz contas e, de TV+telefone fixo+ net pagava menos do que de telefone fixo e internet. Mas aderi ao pacote mais barato sem Box.
    TV só tenho na sala, nunca existiu mais nenhuma cá em casa.
    O telefone fixo faz falta, pois é mais barato falar para fixos do que para telemóveis além de que se ouve melhor.
    A internet é mais rápida, e por questões pessoais e profissionais mantenho a mesma velocidade.
    Mas só tenho meo à cerca de 3 anos e só aderi por uma questão de preço, senão mantinha-me apenas com os 4 canais se serviam perfeitamente.
    Bjs,
    Teresa C.

    ResponderEliminar
  15. Internet não consigo não ter ainda, mas box, vai embora tb... Percebo quem o que referes, somos autenticos prisioneiros... Qual liberdade...

    ResponderEliminar
  16. Olá Rita.

    Grande inspiração como sempre. Ultimamente também reduzi muito as vindas à internet, mas quando venho estou imenso tempo a navegar...
    Na minha casa temos duas televisões uma na sala e outra na cozinha e pretendo manter assim, também ainda não temos filhos mas não pretendo (se puder) por lhes tv no quarto... (Acho que foi uma "má influencia" quando eu e o marido eramos pequenos e que agora estamos a mudar, com sucesso!)
    Telefone fixo não podemos não ter pois a familia dele está toda no estrangeiro e os pacotes de falar gratis são mais que preciosos... Internet nenhum de nós tem outro modo de aceder e pela diferença entre o pacote sem e com mais vale ter também...
    Talvez um dia se mude... ;)
    Boa sorte com as mudanças que queres fazer para ser mais feliz, por qui também estamos a trabalhar para isso =)

    Bjs,
    Patrícia

    ResponderEliminar
  17. A nossa frugalidade já está ao máximo nisso: temos duas televisões, mas uma, a do nosso quarto, é um aparelho pequenino e muito antigo que só se liga muito raramente. Não temos internet nem telefone fixos em casa. Mas a box para nós é algo essencial e não sentimos que seja supérflua. Recentemente, conseguimos reduzir a nossa mensalidade em cinco euros, vale a pena ligar de vez em quando ao nosso operador a protestar um bocadinho...

    Dora

    ResponderEliminar
  18. Olha, eu aqui sou quase uma ermitã: estava sem TV há quase 4 anos e comprei (faz umas 2 semanas que chegou) só por diversÃO, pois não sinto falta alguma. A programação de TV aberta, no Brasil, é só porcaria, o que vale a pena ter são canais por assinatura (mais caros) e isso não assinei ainda. Internet eu tenho um pendrive 3G há uns 4 anos tb e que funciona maravilhosamente bem. Peguei um plano antigo, com internet ilimitada. Fixo eu não tenho há centenas de anos, nem me lembro como é hehehe

    ResponderEliminar
  19. Rosália Moreira23/04/12, 17:50

    Boa tarde Rita!
    espero que esteja tudo bem consigo e que o aperto no coração tenha passado.
    Cá em casa temos telefone fixo, pois temos familiares em Portugal e no estrangeiro para quem é muito mais fácil e barato falar através do fixo. E temos internet, a qual utilizamos, cada um de nós umas duas horas por dia, mas que está sempre ligada porque tanto o meu marido como o meu filho ( quando está por cá ) necessitam de estar contactáveis através dela, por razões laborais e de estudo. As pen são para quando estamos de férias. Televisões temos uma, daquelas pequeninas, na sala, onde está toda a parafernália tecnológica da casa. Não temos , nunca tivemos nem queremos ter, por enquanto, box's nem tv cabo. No entanto visualizamo-la, gratuitamente, quando nos apetece pois embora nunca tenhamos requisitado este serviço, o nosso prédio já tinha todo ele tv cabo quando aqui chegamos. É muito cómico porque umas vezes conseguimos visionar uns canais e outras vezes outros( não sei como fazem isto, deve sair mais barato para a TV Cabo). Isso sim temos um pequeno rádio em cada divisão do apartamento, casas de banho incluídas.
    P.S. As minhas condolências ao J. Ainda dizem que os homens não sabem o que é sacrificar-se por amor!!!!

    Beijinhos

    Rosália

    ResponderEliminar
  20. Tenho apenas 1 TV na sala. Hora do jantar a tv fica desligada. Não tenho pacote de TV a cabo (nem nunca tive), senão marido e filha passariam o dia a ver TV. Eu quase não assisto nada, raramente um jornal. Prefiro a internet. Mas mesmo assim vejo o necessário do trabalho, e em casa é muito difícil eu navegar (já passo 8hs na frente do computador no trabalho).
    Quando chego em casa meu tempo é dedicado à minha família.

    Parabéns pela iniciativa, realmente perdemos muito tempo fazendo coisas sem sentido.

    ResponderEliminar
  21. Cá em casa temos 2 televisões: uma na sala e outra na cozinha. Na cozinha gosto de ir estando a par do telejornal enquanto cozinho.
    Não tenho televisão por cabo, nem quero. Quando sei que há séries boas temos acesso a elas informaticamente e não deixamos de acompanhar na televisão. Regra geral vemos muito pouca televisão.
    Telefone fixo tenho apenas para receber chamadas da minha irmã, dos meus pais e sogros porque eles não pagam chamadas e eu também só pago as que faço (como não faço...).
    Internet é que é mesmo essencial cá em casa porque é tanto uma ferramenta de trabalho para mim como para o meu marido.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Não tenho televisão em casa. Como nunca tive televisão por cabo, a pouca oferta a que tinha acesso não me deixa saudades. Presumo que o facto de não ter crianças em casa facilite.

    Quanto ao telefone fixo e à internet, não consigo abdicar de nenhum deles: o primeiro, como não tenho telemóvel, às vezes é necessário e as ligações para outros telefones fixos são gratuitas. Uma boa ligação à internet é também essencial para mim. Não tenho paciência para o tempo que as páginas demoram a carregar com ligações lentas, nomeadamente o google reader e o próprio gmail, e, para além disso, gosto de ouvir rádio e poadcasts na internet, o que é muito difícil, se não impossível, com ligações de baixa velocidade.

    Quanto ao tempo que passo na internet, confesso que só consegui reduzir quando decidi deixar de visitar os sites dos jornais ou ler blogs durante as minhas pausas no local de trabalho. Também trabalho em investigação e tenho um bom acesso à internet no gabinete mas, apesar de me sobrar tempo para completar uma hora ao almoço, limito-me a ver o email (e às vezes usar o serviço de e-banking) e a regressar ao trabalho depois disso (comecei a fazê-lo na esperança de conseguir sair mais cedo ao fim do dia; infelizmente, não consegui mas consegui deixar de trazer tanto trabalho para casa). Não vendo o que me apetecia ver na internet durante o dia, à noite acabo por ver só as que me continuam a parecer importantes nesse momento (o que, com uma boa ligação à internet, geralmente, não leva mais do que o tempo de fazer o jantar.)

    ResponderEliminar
  23. É preciso ter coragem, mas o facto de o teu trabalho ser flexível também ajuda. Tenho pacote TV+internet+telefone fixo e não prescindo deles, seria das últimas coisas a cortar. Mas a minha situação é diferente: não posso utilizar computador no trabalho e em casa necessito da internet para trabalhar. Na TV também não corto porque não vejo os canais públicos e tenho necessidade de acesso à informação portuguesa e estrangeira(notícias, documentários, séries, filmes, etc..., ). O telefone é um extra, pouco utilizo, mas também é ilimitado e de graça, não me faz diferença. Não tenho box para gravar, apenas box HD por causa da qualidade da imagem (com a caixa mais "primitiva" a imagem era má). Gravo algumas séries e sobretudo documentários e filmes com um gravador HDD (tenho a box ligada ao gravador). Tem um inconveniente: só grava o canal sintonizado, logo ou ponho a gravar de madrugada, ou deixo o vídeo a gravar e vou fazer outra coisa ou vejo TV noutro quarto. Na verdade ponho muita coisa a gravar de madrugada.
    No aspeto da internet, acho que sou minimamente disciplinada porque tenho de o ser: tirando as pesquisas em trabalho, só vejo o meu mail e dou uma olhadela rápida aos sites habituais, como o teu, de que gosto muito por ser muito inspirador.
    Admiro a tua autodisciplina e a tua vontade de querer simplificar ao máximo a tua vida para tirares o melhor proveito dela. Levas-me a pensar em coisas que de outro modo me passariam ao lado. Já me levanto uma hora mais cedo, por exemplo ;)
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  24. Olá Rita!

    Cá por casa há duas televisões. Uma na sala e outra no quarto dos meus pais. Sinceramente não me agrada nada a ideia de ter televisão no quarto e gosto ainda menos no caso do quarto ser de crianças! E em ambas as televisões só tenho quatro canais. Sinceramente vejo mesmo pouca televisão. A última vez que vi mais regularmente foi quando passou a primeira temporada de Downtown Abbey, portanto uma hora por semana! De resto vou vendo filmes (1 por semana ou a cada 15 dias) que vou comprando quando os vejo a preços irrisórios ou então oferecidos. Quando mudar de casa faço mesmo questão de ter só uma televisão.

    Beijinhos! :)
    P.S.:Vai contando a tua experiência relativamente a esta tua nova resolução!

    ResponderEliminar
  25. Olá Rita!
    Grande corajosa, que tu és!
    Deixa-me só fazer uma pequena nota ao teu post. Nós temos uma televisão cá em casa. Sim, temos O aparelho. O que não temos é canais de TV. Nenhum, Zero. Nicles. Nada.
    Eu sei que sabes mas, ainda assim, queria apenas deixar este comentário. Ao ler, fiquei com a impressão que nem O aparelho tinhamos :))... somos mais ou menos normais, cá em casa... ;) E sim, vemos séries ou filmes que vamos arranjando!
    Bjinhos!!

    ResponderEliminar
  26. Olá Rita,

    Desde que sai da casa dos meus pais, nao tenho TV. Nao gosto, nunca gostei. Me arrumava para o trabalho ouvindo radio. Vejo "How I met your mother" online. Agora sou casada e marido gosta de TV. Temos uma dessas em casa (nem sei a marca) na sala e vejo "Top gear" com ele de vez em quando. Nao me incomoda, só que eu sozinha nao ia gastar dinheiro nisso. Quando ele viaja eu nao sei nem como ligar (shame on me!)

    É isso, imagino se um dia tiver filhos, talvez tenha um DVD desses infantis pra entreter as criancas.

    No quarto, nao deixo. Onde se dorme nao se tem eletronicos (só meu Kindle :), já dizia o Feng Shui.

    Beijos,
    Roberta.

    ResponderEliminar
  27. Tv e telefone não me fazem falta nenhuma, já a net... Não vivo sem!

    Raramente vejo tv sozinha (vejo as séries online), aliás quando estou sozinha nem sequer a ligo!

    Pérolas & Pingas

    ResponderEliminar
  28. Na minha casa so hà e so vai haver UMA unica televisao! Nao sou adepta dos miudos terem a deles, apesar de claro ser um grande prazer, eles serem donos dos seus programas e de poderem deixar os pais em sossesgo. Mas , na casa dos meus pais, havia 4 televisoes e nunca estavamos todos juntos na mesma paça a ver tv e a comentar. Acho que faz falta numa familia, a ideia de haver CONSENSO!!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Por aqui não há TV (já há 3 anos). Vale a pena a desintoxicação!

    ResponderEliminar
  30. olá rita! qual é a pen movel a q vais aderir?
    tb queria, algo baratinho mesmo
    Obrig

    ResponderEliminar
  31. Olá Rita!
    Gostaria de saber se não te importares como te estás a dar com o novo plano de TV com radiofrequência e com a Pen? Seria possível senão no blog em privado falarmos de valores? Peço desculpa pela falta de jeito mesmo mas, eu explico.
    O meu esposo foi trabalhar há pouco tempo para o estrangeiro, ficando em casa eu e o filhote. Para já temos MEO TOTAL 15 (com 1 box que grava, telefone e net), pago 39,08€. Entretanto falaram-me dum pack da Zon com 35 canais pelo valor de 10€. (Só TV).
    O tempo que uso a net, estou a tentar reduzi-lo e neste momento penso que entre emails, facebook e ler blogs levo cerca de 1 hora diária.
    Para já, para falar com o esposo, usamos o TMN moche (parece que é o mais barato), no entanto e atenção que não percebo nada de tecnologias falaram-me do Skype, que bastaria ele ter uma pen com net e nós net e falaríamos gratuitamente.
    O que achas? Poderias dar-me alguns conselhos?
    Grata pela atenção,
    Candydreams

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...