03/04/2012

Ter ou não ter... objectivos



Estabelecer objectivos a curto prazo é fácil, mas a longo prazo é coisa que sempre me fez alguma confusão. Eu costumava fazer resoluções de Ano Novo, a maior parte das quais não cumpria... 
quem viva sem objectivos e consiga ser muito mais feliz e produtivo, sem o stress diário de ter que cumprir, ter que fazer coisas pré-definidas. Ainda não consegui compreender bem como é que isso funciona... Mas também não consigo estabelecer grandes objectivos de vida.

Em criança, o grande objectivo que tinha era ser cientista (esse cumpri!). Hoje em dia, quero ser feliz. É só isso. É esse o meu grande objectivo a curto, médio e longo prazo.
Mas para lá chegar (ou para continuar a ser feliz), tenho que fazer por isso. Então, tenho que pensar nas coisas que me trazem felicidade. Essas coisas que me trazem felicidade devem ser as minhas áreas de actuação, se quisermos usar a terminologia do GTD (vejam este post da Thais que explica isso). São elas: a família, o trabalho, moi (desporto, piano, costura, ler e pouco mais) e o blog. 

Dentro de cada uma destas áreas, quero coisas mais específicas, sobretudo no trabalho. O ano passado comecei a ver o que era realmente importante em cada área e aprendi a dizer não a muitas coisas para ter mais tempo para o que é realmente importante. Por exemplo, digo não à maioria das reuniões de trabalho pois já sei que não levam a lado nenhum... ainda esta segunda-feira tinha uma reunião de um projecto e tinha trabalho de laboratório para fazer. Escolhi o trabalho de laboratório e tive uma tarde bem produtiva. Também disse não a várias actividades pessoais que tinha. Deixei de fazer to-dos lists enormes. E disse não a actividades em casa que não me deixavam passar mais tempo com os miúdos.  

Resumidamente, simplifiquei a minha vida e comecei a pensar mais no presente. Eu tenho uma ideia na minha cabeça de como seria a minha vida (quase) perfeita e direcciono os meus projectos nesse sentido. Mas não faço listas de objectivos a atingir a curto, médio e longo prazo. Faço, simplesmente, aquilo de que gosto.

E vocês, estabelecem objectivos de vida ou vão vivendo a vida à medida que ela passa?

12 comentários:

  1. Obrigada, obrigada, obrigada! No more lists! Uau, só de pensar, sinto-me leve! Vou ali afixar isso no frigorífico NO MORE LISTS!!! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma!!! Umas listazinhas pequeninas não fazem mal a ninguém! Eu continuo a fazê-las, mas simples, simples e realistas...

      Eliminar
    2. pronto, eu acalmo... hehehe! Sim, mas percebi o objectivo! :)

      Eliminar
  2. Gosto de fazer listas, ajudam a manter-me focada nos meus objectivos a curto, médio e longo prazo. Não vivo condicionada por eles, não me tiram o sono ou causam transtornos, mas é algo que pretendo mesmo fazer. Atingir os objectivos ou metas a que me proponho é das coisas que mais prazer me dá nesta vida :)

    O meu problema em viver a vida à medida que ela passa sem objectivos é um dia olhar para trás e arrepender-me do que não fiz ou porque não me lembrei ou não me esforcei para que tal acontecesse..

    ResponderEliminar
  3. Olá, Rita!

    Encontrei o seu blogue através do "Vida Organizada", há poucos dias. Já o adicionei aos meus preferidos, assim como fiz o download do seu livro que tão simpaticamente nos ofereceu!

    Feliz ou infelizmente (porque a crise me atingiu em 2008), já adoptei uma forma mais simples de viver, e ainda aprendi muito mais com a Rita. Só é pena que a grande maioria das pessoas que a adoptam, seja por causa da crise, pois o desperdício e a tralha deveria ser eliminada das nossas vidas mesmo quando com bons salários!

    Quero felicitá-la pelo blogue e também por postar fotos suas e da sua intimidade (casa), pois com um rosto sentimo-la mais próxima, como uma amiga neste mundo virtual. :-)

    Abraço
    Ana Almeida

    ResponderEliminar
  4. Eu estabeleço 3 grandes objectivos para o ano. "Grandes" não significa que sejam mesmo grandes ou grandiosos...são grandes no sentido em que farão diferença (para melhor) se conseguir realiza-los. Eles servem apenas de linhas de orientação (para agir diariamente naquele sentido). Não vivo obcecada com isso , mas tenho um "fio condutor". É assim uma espécie de "Visão" no contexto empresarial (directriz mor). E porque sou muito metódica sinto-me mais confortável (organizada...leia-se) assim.

    Quanto às listas uso apenas uma (que faço à noite) com as tarefas que não devo esquecer no dia seguinte (nomeadamente coisas de trabalho, telefonemas e compras).

    Uso SEMPRE agenda e reminders do Google (para aniversários e reuniões ou trabalho de exterior que consiste em visitar algumas escolas com frequência irregular)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Depois de anos vivendo deixando a vida me levar... acho q ter umas listinhas e uns objetivos são coisas saudáveis e mto boas!
    Beijos da Tais.

    ResponderEliminar
  6. Já fui de estabelecer objectivos e fazer grandes listas de resoluções de Ano Novo que raramente cumpria. NO entanto, no final do ano passado decidi que a única resolução seria: Ser feliz. E é para isso que luto todos os dias. :)
    Digamos que também estou a tentar adoptar um estilo de vida minimalista! Ainda tenho um grande caminho a percorrer mas confesso que estou a gostar bastante dos passos que tenho tomado!
    Beijinho
    LBD

    ResponderEliminar
  7. na minha vida é obrigatório viver e trabalhar. escrevinho em pequenos papéis as tarefas inadiáveis para o dia ou semana (as que não entram na minha rotina). Os papéis vão para o lixo e a vida continua.

    ResponderEliminar
  8. Não querendo ser a "melga" deste blog, desculpe Rita mas têm sido uma das minhas referências deste ano.
    Este ano tenho-me debruçado sobre este tema dos "objectivos" e comecei o meu blog um pouco à volta disso. Sempre achei importante ter objectivos e sinto-me muito realizada quando os consigo cumprir.
    O meu grande objectivo foi tirar um curso e a partir daí fiquei um pouco perdida. E agora nos meus "twentysomething" tenho-me sentido perdida em relação aos objectivos e por isso tenho pensado nisso mais a sério este ano. Claro que o meu objectivo principal é ser feliz e viver cada dia em prole disso. Digamos que esse é um objectivo a uma escala macro e que na escala micro ando a tentar encontrar os meus objectivos. Seria muito mais fácil se consegui-se escrever tudo numa lista (já o tentei fazer, mas é difícil).
    Com ou sem objectivos, com ou sem listas o importante é sermos felizes!
    Mais uma vez obrigado pela partilha e inspiração!

    Ana

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que grandes listas acabam por ser frustrantes porque depois vou ver e ainda não fiz isto e aquilo. Sei onde quero chegar e faço por isso diariamente, o resto vem por acréscimo:)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. os meus objectivos são a curto prazo, já que eu vou amadurecendo e mudando. O que me fazia feliz ou queria ontem pode já não ser o que quero amanhã. E normalmente a vida é tão surpreendente, que nos traz coisas que nem podíamos imaginar. Penso que é muito frustrante ter grandes objectivos, muita pressão e muita expectativa para gerir. claro, que há pessoas que precisam de os ter...mas eu por mim dispenso.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...