30/07/2012

O destralhamento do Dave e menos tempo nas compras

Como as tais 100 dicas da Elaine St. James suscitaram algum interesse pela parte dos leitores, vou falar de algumas delas mais em detalhe e de como essas pequenas alterações para simplificar a vida foram ou estão a ser aplicadas na minha própria vida.


2. Use o sistema de destralhamento do Dave

O sistema de destralhamento do Dave, que é um amigo da Elaine St. James, consiste basicamente em colocar numa caixa de cartão aquelas tralhas que não conseguimos jogar fora e escrever a data na caixa, mas sem listar o seu conteúdo. Se daí a um ano não tivermos aberto a caixa para retirar coisas de lá, a caixa é simplesmente jogada fora - e o mais provável é nem nos lembrarmos do que ela contém.

Eu não faço bem isto. Guardo a tralha que não consigo deitar fora em caixas de plástico transparentes na cave. Quando faço destralhamentos à cave, olho para cada caixa e seu conteúdo e vejo se alguma coisa me interessa, que fica na caixa ou volta para casa. O que de facto não quero, então aí sim, vai fora.


4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado

A Elaine refere-se às pessoas que vão várias vezes por semana ao supermercado. Fazer compras semanais ou mesmo quinzenais não só poupa tempo, como dinheiro. Cá em casa fazemos compras semanais e sou eu que as faço, geralmente sozinha. No último mês, como tenho o pé partido, o J. é que tem ido às compras - e que bem que me sabe!! Já lhe disse que esta sua tarefa temporária vai tornar-se permanente. Eu faço a lista de compras pela ordem em que as coisas estão no supermercado, aponto as marcas e quantidades de cada coisa, e ele compra apenas o que está na lista... e assim ganho 1 hora por semana para fazer outras coisas!


5. Compre em grandes quantidades

Para  um minimalista, o objectivo de comprar em grandes quantidades é poupar tempo nas compras. Eu costumava comprar leite, cerveja, água e coisas assim em quantidade suficiente para um mês, para depois só precisar comprar produtos frescos durante o resto do mês, mas sinceramente, as coisas depois ocupam tanto espaço em casa, que me deixa um pouco perturbada visualmente. Agora compro em quantidade suficiente para 2 semanas e só se alguma coisa estiver em promoção, e tem que ser uma promoção muito boa, é que compro em grandes quantidades. Já fiz isso com a sílica para os gatos, com shampoo para os miúdos, com detergente para a louça e pouco mais...


12 comentários:

  1. Obrigada pelas tuas preciosas partilhas!!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Rita,
    obrigada pelas dicas!
    Uma curiosidade (que não tem propriamente a ver com este post). Trocas a silica de quanto em quanto tempo?
    Bj
    Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Se tiver só 1 caixote, troco de 1 em 1 semana. Se tiver 2 caixotes, de 15 em 15 dias. Isto para 3 gatos...

      Eliminar
    2. Obrigada Rita!

      Filipa

      Eliminar
  3. Olá, Rita!
    Sempre a incentivar-nos... eu já comecei, mas como não posso mudar uma das coisas importantes (tenho uma casa grande) vou demorar. Se quiser dar uma vista de olhos, publiquei ontem o 2º destralhamento (http://ardecasa.blogspot.pt/2012/07/destralhamento-episodio-2.html).
    Em relação a comprar em grandes quantidades, faço-o para um mês (a vantagem de ter uma casa grande é que tenho sempre onde guardar as coisas). Há certas coisas que, quando as apanho, compro para mais de um mês. Faço isso com o leite meio gordo do Pingo Doce; ora é português, ora é francês. Quando é francês, não compro (compro outra marca portuguesa, se estiver mesmo a precisar) quando é português, compro aquilo que me parece razoável e que me cabe no carro das compras.
    Mais uma vez, parabéns e obrigada pela inspiração!

    ResponderEliminar
  4. Rita, adorei as Dicas de Destralhamento do Dave!!!
    Beijinhos e boa semana.
    Lita

    ResponderEliminar
  5. Também passei a fazer compras semanais este ano e tem dado bastante certo! Antes fazia uma compra grande mensal, mas precisava voltar ao mercado várias vezes durante a semana. Agora planejo o menu semanal e só compro o necessário. Assim não fazemos estoque, não desperdiçamos alimentos e ainda economizamos tempo e dinheiro!
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Por cá adoptámos as compras online já há 1 ano de 15 em 15 dias e resulta na perfeição. Perdem-se horas nas compras e eu sempre achei que esse tempo deveria ser aproveitado de outras formas mais úteis. Experimentei e fiquei rendida. Uma vez por semana compra-se legumes para salada e pão.
    As compras podem ser feitas comodamente ou em casa ou até mesmo no trabalho, quem tem acesso à internet pode "despachar" esta tarefa na hora de refeição (quem tem um horário fixo).
    Em relação aos stocks sou exactamente o oposto de ti, de preferência cheio mas sempre arrumadinho. E faço stocks de diversos produtos de longa duração (nada em quantidades industriais claro está).
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  7. Obrigada por esclareceres cada um dos pontos. Fiquei mesmo curiosa quando li o post inicial. Andei à procura do livro mas não tive sucesso. Vou continuar a procurar, mas com estes posts consigo matar um pouco a curiosidade. Obrigada.

    ResponderEliminar
  8. beijo do brasilpara vc rita

    ResponderEliminar
  9. Olá Rita,

    Pronto, já sei o q é o método do Dave! :) faz algum sentido a questão de fechares a caixa e caso não a uses, bye bye.. no entanto, tb não o conseguiria fazer assim friamente, prefiro o teu método, sendo verdade q se tivermos noção de há qt tempo não usamos/procuramos/pensamos/ precisamos daquelas coisas, ajuda-nos a pensar mais friamente sobre elas :)

    estou MUITO ansiosa por saber cm diminuir o tempo com a minha amiga tábua de engomar! :D

    ResponderEliminar
  10. por aqui cada vez gastamos menos tempo em compras...tal como diz a Andresa, sou fã das compras online, poupo tempo, dinheiro, combustivel e ainda recebo as compras na minha casa separadas por sacos. já testei outras "estratégias" mas não me compensou ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...