20/07/2012

Simplifique a sua vida

O Leo Babauta pode ser o grande divulgador do minimalismo na era digital, mas a pioneira do estilo de vida minimalista no século XX foi Elaine St. James. O seu livro Simplify you life, publicado em 1994, lançou as fundações do minimalismo em tempos modernos. De acordo com o Leo Babauta, o Simplify your life e Living the simple life, também de St. James, são os únicos livros que alguém interessado em viver uma vida minimalista precisa ler.


Eu li a versão original, mas também há uma versão portuguesa, Simplifique a sua vida.
Neste livro, Elaine St. James partilha 100 dicas sobre como simplificar a vida nos seus vários aspectos (a casa, o estilo de vida, as finanças, o trabalho, a saúde) e conta-nos como é que ela aplicou essas dicas à sua própria vida. Este livro tem lugar cativo na minha mesa de cabeceira.
As tais 100 dicas, que se podem ler na preview do livro na Amazon, são as seguintes (umas são imediatas, outras requerem a leitura da explicação da Elaine para se compreenderem...):

1. Reduza a tralha
2. Use o sistema de destralhamento do Dave
3. Use o speed cleaning para limpar a casa
4. Corte em metade o tempo que passa no supermercado
5. Compre em grandes quantidades
6. Plante um jardim
7. Faça todos os seus recados no mesmo sítio
8. Corte o tempo que passa a tratar da roupa em metade
9. Não compre roupas que precisam de ser limpas a seco
10. Deixe os sapatos à porta
11. Use tapetes com padrões
12. Use tabuleiros para a comida
13. Mantenha as plantas lá fora
14. Substitua a relva por relva artificial
15. Ou, pelo menos, simplifique a manutenção da relva
16. Animais de estimação simples
17. Mudanças simples
18. Reciclagem simples
19. Mude-se para uma casa mais pequena
20. Guie um carro simples
21. Venda a porcaria do barco
22. Construa um guarda-roupa simples
23. Reduza as suas fontes de entretenimento
24. Repense as refeições com amigos
25. Desligue a TV
26. Acabe com a publicidade não endereçada
27. Cancele as assinaturas de revistas
28. E acabe com a entrega do jornal
29. Acabe com o aviso de chamada em espera
30. Não atenda o telefone só porque está a tocar
31. E, da mesma forma, não atenda a porta
32. Repense o uso de telemóvel
33. Se não gosta das alturas festivas, caia fora
34. Pare de enviar cartões de Natal
35. Presentes simples
36. Viagens simples
37. Faça férias em casa
38. Acabe com as dívidas
39. Viva com metade do que ganha e poupe o resto
40. Repense os seus hábitos de consumo
41. Mude a maneira como faz compras
42. Reduza a sua necessidade de bens e serviços
43. Livre-se de todos excepto 1 ou 2 cartões de crédito
44. Consolide as suas contas à ordem
45. Use um sistema de controlo financeiro simples
46. Consolide os seus investimentos
47. Pague a sua hipoteca
48. Da próxima vez que comprar um carro, compre um em segunda mão
49. Ensine responsabilidade financeira aos seus filhos
50. Deixe de ser um escravo da sua agenda
51. Trabalhe onde vive, ou viva onde trabalha 
52. Faça aquilo que realmente quer fazer
53. Transforme o seu hobby no seu trabalho
54. Trabalhe menos e desfrute mais do trabalho
55. Acabe com o trabalho não produtivo
56. Inclua a família na sua vida profissional
57. Simplifique os seus hábitos alimentares
58. Divida sempre uma refeição num restaurante
59. Faça um jejum de fruta ou de sumos uma vez por semana
60. Faça da água a sua bebida de eleição
61. Coma um queque
62. Leve almoço para o trabalho
63. Atenção ao equipamento desportivo, despeça o seu personal trainer e faça um passeio a pé
64. Levante-se uma hora mais cedo
65. Vá para a cama às 9 horas uma vez por semana
66. Deite todos os medicamentos fora, menos a aspirina
67. Crie os seus próprios rituais
68. Aprenda a rir
69. Aprenda ioga
70. Aprenda a meditar
71. Cumpra o limite de velocidade na estrada
72. Limpe os seus relacionamentos
73. Seja você próprio
74. Confie na sua intuição
75. Se não está a funcionar, deixe de o fazer
76. Pare de tentar mudar as pessoas
77. Passe um dia por semana sozinho
78. Ensine aos seus filhos os benefícios do isolamento
79. Faça um retiro uma vez por ano
80. Mantenha um diário
81. Faça uma coisa de cada vez
82. Não faça nada
83. Arranje tempo para ver o pôr-do-sol
84. Diga não
85. Se não pode dizer não, prevarique
86. Desista de organizações cujas reuniões não suporta
87. Aprenda a reinterpretar o passado
88. Altere as suas expectativas
89. Faça regularmente uma revisão à sua vida para mantê-la simples
90. 10 minutos para ficar fabulosa
91. Adeus aos saltos altos
92. Tire as unhas de plástico e jogue fora o verniz
93. Deixe de andar com uma mala do tamanho do mundo
94. Minimize os seus acessórios
95. Alugue em vez de comprar
96. Livre-se dos carros
97. Livre-se dos telefones
98. Deixe de fazer a cama
99. Livre-se de todos os extras
100. Construa um guarda-roupa mesmo muito simples


Mais de metade destas coisas já faço, outras estão bem encaminhadas, umas nem pensar (deixar de fazer a cama??!!) e umas quantas não se aplicam à minha vida. 
E vocês?


45 comentários:

  1. Adorei este post.Peço desde já autorização para colocar um link no meu blog para divulgar este post, porque acredito que se duas ou tres pessoas seguissem este estilo de vida seriam muito mais felizes.
    (Deixar de fazer a cama? Só as vezes...)

    Fique bem
    Madalena

    ResponderEliminar
  2. wouahhh! deixar de fazer a cama? Agora que passei a fazê-la todos os dias e gosto e consigo? No way!
    Mas a maior parte das dicas são boas. Muitas já faço, outras vou a caminho e outras tenho mm de pensar nisso! O que é aquilo de se comer um queque? Fiquei curiosa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixar de fazer a cama é uma ótima dica. Afinal, eu sou perfeccionista e perdia minutos preciosos todos os dias, logo pela manhã, ao fazer a cama. Afinal, por que fazer a cama???

      Sinceramente não entendi o estranhamento referente a esta dica. Achei-a ótima! Absurdo mesmo seria se mandassemos não escovar os dentes ou coisas do tipo... Perder tempo, todos os dias, arrumando algo que em 12 horas iremos ter de dessarumar novamente para dormir... Isso sim é um absurdo!

      Eliminar
  3. Bom dia Rita! Como vai essa recuperação?

    Os tapetes com padrões são para dar mais cor à nossa vida? Aquela de comer um queque também não percebi.

    Bjs
    Anuskas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se posso comentar, acho q os tapetes com padrões é para não se notar tanto o sujo.. mas gostava de estar errada. passo para ti, Rita. :)

      Eliminar
  4. Gostei do post :) sigo o blog há poucas semanas e estou a adorar. Nunca tinha ouvido falar em minimalismo antes, mas descobri que a minha vida até é bastante simples e gosto disso. Embora também tenha o que destralhar cá em casa, penso que estou no bom caminho. Só preciso de ser menos preguiçosa :p
    Ass: Celeste

    ResponderEliminar
  5. Tenho-me andado a livrar de imensa roupa, malas e bijuteria que apenas enchem o armário.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia! Adorei! Não me atrevo a dizer que pratico metade das coisas, mas estou quase lá! Também pensei que a cama é para continuar a ser feita diariamente! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Olá, descobri o seu blog por acaso e depois de o ficar a conheçer não consigo deixar de o acompanhar considero viciante.
    Digo isto porque eu detesto desordem faz-me imensa confusão não saber onde estão as coisas, ver as coisas fora do sítio ou todas empilhadas em que vamos la tirar uma e aquilo desmorna-se tudo. Só que apesa de ser assim tenho outra caracteristica que briga muito que a minha caracteristica da organização que é a preguiça.
    Mas ao ler os seus post principalmente o de destralhar a casa em 7 dias fiquei com uma enorme vontade de a fazer imediatamente o que o vou fazer mas se calhar vou fazer em mais dias pois quero fazer um destralhamento completo. Principalemnte nas áreas em que evito ir para não ver a confusão que está, isto porque não arrumo mas não consigo ficar descansada estou sempre pensando que aquilo está uma desgraça. Enfim vou começar por destralhar o segundo quarto que apesar de ser um quarto mas pareçe-se uma arrecadação ou até mesmo uma loja em época de saldos, vou tirar fotos e depois publico.

    Muito Obrigado pelas suas dicas neste excelente blog que de certez irá fazer que a minha vida melhor em todos os aspectos, espero que continue a publicar que eu estarei ca para ler :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Não troco prendas com a família, não me comprometo com festejos e tradições, não envio cartões de natal nem de coisa nenhuma, só atendo o telefone quando me apetece, não uso acessórios, só o relógio quando trabalho, não pinto as unhas nem me maquilho, não uso tapetes dentro de casa, só 1 à porta, não invisto em novas relações, nem no FB, limpo relacionamentos com facilidade, não tenho agenda, vivo no campo, só tenho uma casa e um carro, [não tenho hipotecas] e uma planta dentro de casa e essa dos tabuleiros é boa. Não uso. Quase um terço do que está na lista ia complicar a minha vida. Não compro em grandes quantidades porque odeio desperdícios e acumular. Estou no bom caminho porque naturalmente faço muito mais de metade do que está na lista e obrigada pelas dicas.

    ResponderEliminar
  9. Parabéns pelo blog, embora não me considere minimalista, tem ajudado na minha necessidade em silplificar a vida. Este livro ajudou-me a dar o 1º passo, muitas das coisas não faço desta maneira, adaptei-as de forma a ir simplificando. O fazer a cama é uma delas, faço-a antes de me deitar na maior parte dos dias. Se me permite, deixo uma sugestão de um livro que foi o ponto de viragem na minha vida e tem uma visão mais Zen.
    Sugestão: "A Arte da Simplicidade" de Dominique Loreau, Bizâncio. Boa leitura.
    Não posso deixar de me rir quando vejo os posts sobre o destralhamento, e olhando para trás, penso como foi difícil começar e ao mesmo tempo como foi gratificante. Acho fantástico o apoio que são os seus posts não só para quem começa, mas também para quem vem seguindo esse caminho. Obrigada.

    ResponderEliminar
  10. afinal tenho o livro, não pedi permissão mas coloquei um link no meu blogue. obrigada.

    ResponderEliminar
  11. Aos poucos vou lá;) mas há coisas impossiveis, fazer a cama só a faço mesmo uma vez por semana, que e quando mudo a roupa:) quanto a viver com metade do que ganho, com o salário minimo é completamente impossivel...
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Quando vi o "deixar de fazer a cama" quase tive um treco. Jamais!

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita.
    É uma pena que não tenha esse livro aqui no Brasil.
    Eu olhei todas as dicas e delas, eu cumpro 42. Tal constatação me fez ficar feliz, pois achei que não cumpriria nem 1/3, daí mais 13 não se aplicam a mim. Só não concordo com a dica sobre não arrumar a cama, assim como algumas pessoas que já comentaram.

    ResponderEliminar
  14. Por acaso tenho a certeza que já li, mas a edição que mostras não me é visualmente familiar(será que li em ebook, ou uma outra edição? é que não faço ideia...)
    Muito divertido e útil, achei o livro com o mesmo título dos autores Werner e Lothar Kustenmacher, aqui
    Gostei também de 'A arte da simplicidade' de Dominique Loreau, aqui, embora neste caso tenha deixado o livro quando entrou na esfera do sagrado/religioso.
    B'jinhos! Fátima B.

    ResponderEliminar
  15. olá Rita, espero q estejas melhor :)

    adorei a lista! realmente há mt coisa q não se aplica, achei espectacular a da cama (cm parece q gd parte dos leitores), e fiz um post sobre o teu post:

    http://aerworld.blogspot.pt/2012/07/simplificar-com-rita.html

    espero q comentes os meus "comentários" lol
    beijocas,
    R

    ResponderEliminar
  16. Que interessante esse livro, já vai para a lista dos que ainda quero ler! Dei uma lida rápida nesta lista e felizmente vários itens já fazem parte da minha vida :) Ficar sem arrumar a cama e dormir às 9h me parecem os mais difíceis ;)
    Abraço,

    ResponderEliminar
  17. por aqui há dias que não faço mesmo as camas...ja nem me chateio com isso, embora admita que uma cama feita dá logo outro ar ao quarto.

    dizer adeus aos saltos altos, não podia estar mais de acordo, esta semana cometi a parvoice de levar uns sapatos altos para o trabalho e só me atrasou a vida, já para não falar das figurinhas tristes que devo ter feito na rua :)

    estou com muita vontade de ler mais sobre estes assuntos, quem sabe agora nas ferias nao invista num livro destes?

    as melhoras para o teu pé!

    ResponderEliminar
  18. Bom dia Rita,
    sou uma brasileira recem chegada ao seu blog e estou adorando!
    Muito obrigada por sua forma de escrever e partilhar sua experiência!
    Estou devorando seu blog conforme o tempo vago permite, mas gostaria de pedir que, se possível, pudesse me esclarecer uma dúvida: qual o objetivo de se gastar apenas 50% do que se ganha? Qual o destino dos 50% poupados? Desculpe a ignorância mas não entendi bem a lógica disso.
    Por favor, agradeço se puder me ajudar a compreender. Talvez, como sugestão, pudesse fazer um post sobre isso. Imagino que ajudará outras pessoas que assim como eu estão buscando aprender mais e viver mais o minimalismo.
    Muito Obrigada,
    Abraços,
    Elis

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elis, o objectivo é poupar para termos dinheiro para quando algo de inesperado acontecer, tipo desemprego ou doença grave, ou para quando o carro avariar e o arranjo for caro, coisas assim. Como se costuma dizer cá, é poupar dinheiro para dias chuvosos.

      Eliminar
  19. Olá Rita, vim parar ao seu Blog por mero acaso, mas estou a adorar. Há algum tempo que penso em simplificar a minha vida... vou seguir as suas dicas. O livro da Elaine St James parece-me do mais interessante. Tenho que ler. Vou segui-la e voltar sempre...
    Um abraço
    Lita
    (http://misturadeafectos.blogspot.pt)

    ResponderEliminar
  20. Non capisco molto, ma ................. ci provo, complimenti

    ResponderEliminar
  21. Comprei o livro da Elaine StJames logo que saiu e fiquei fascinada por alguém pensar como eu. Apesar de gostar muito de Leo Babauta, penso que Elaine St James foi a primeira minimalista sem o saber, numa altura em que nem se falava de minimalismo ou simplicidade voluntária. Guardo o livro dela na versão portuguesa - o da capa azul - religiosamente porque meia volta lá vou eu espreitar. Depois desse comprei alguns livros da Dominique Loreau mas prefiro a Elaine StJames porque é metódica e racional enquanto a Dominique é mais emocional (nada o meu género). Nessa altura também procurei o Como simplificar a sua vida de Werner Tiki Küstenmacher mas ele têm-me fugido por entre os dedos quando vou às livrarias ("tínhamos 1 mas já foi", "que pena!vendi o último hoje de manhã"). Mas na era da Internet e com blogs como este e aquele outro da Thaís(que a Rita conhece:)) qualquer adepto do minimalismo/simplicidade voluntária tem a tarefa facilitada. Obrigada por estar desse lado, Rita. Beijo

    ResponderEliminar
  22. Olá :)
    Obrigada pelas sugestões do teu blogue.

    O livro da Elaine já está a caminho, fiquei com vontade de saber mais.
    Por acaso o meu primeiro livro neste género foi "A Arte da Simplicidade", curiosa sempre por mais, vou apostar neste que falas e no do Leo Babauta.

    Preciso mesmo de simplificar a minha vida. Cansada de tanta futilidade... de tralha que acumulei ao longo dos anos, se bem que uma pequena parte já foi dada a instituições.

    E da "tua" lista por acaso há pontos que já fazem parte do meu dia a dia.
    Afinal sou uma semi-minimalista sem saber :)

    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  23. Alguém está interessado em vender este livro em segunda mão? Pode ser versão portuguesa ou inglesa.

    ResponderEliminar
  24. Rita,

    Verifiquei que dos 100 itens, 33 deles não me cabem - por ser homem e verifiquei que uma parte dos itens está voltado para mulheres (não é uma crítica, sem preconceitos) e outros porque já não costumo fazê-los.
    Para mim, os grandes desafios a cumprir são (os que devo lutar):
    25. Desligue a TV
    27. Cancele as assinaturas de revistas
    39. Viva com metade do que ganha e poupe o resto (sem chances como pai de família)
    46. Consolide os seus investimentos (como?)
    59. Faça um jejum de fruta ou de sumos uma vez por semana (como muita fruta todos os dias, mas fazer esse jejum não me parece bom)
    64. Levante-se uma hora mais cedo (já acordo muito cedo)
    65. Vá para a cama às 9 horas uma vez por semana (não é impossível)
    77. Passe um dia por semana sozinho (como?)
    79. Faça um retiro uma vez por ano (seria adorável)

    Um abraço,
    Marco.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Marco,

      Fiquei curiosa em saber quais os itens que não se aplicam a si por ser do sexo masculino.

      Luísa

      Eliminar
    2. Bom dia Luísa,

      Numa passagem bem rápida pelos itens, verifiquei apenas aquilo que é natural da mulher:
      91. Adeus aos saltos altos
      92. Tire as unhas de plástico e jogue fora o verniz
      93. Deixe de andar com uma mala do tamanho do mundo

      Abraços.

      Eliminar
  25. Eu devo ser ave rara...não faço a cama diariamente. Está sempre a arejar e quando me vou deitar puxo-lhe as orelhas porque não gosto de dormir com roupa enrolada :)
    Também já faço muitos outros pontos dos que estão na lista :)

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se preocupe, Lazuli. Quanto à cama por fazer, Elaine StJames diz que se é válido para o Ralph Lauren também é válido para ela (a propósito de uma campanha públicitária sobre roupa de cama Ralph Lauren, em que aparecia a cama por fazer:))

      Eliminar
  26. Olá!! Nossa, faço várias destas coisas, mas ainda tenho muito a melhorar!! Gosto muito do seu blog!! ;)

    ResponderEliminar
  27. Acabei de conhecer o blog e já fiquei viciada.

    Obrigada pela partilha.


    Dannie

    ResponderEliminar
  28. Li este livro há já uns bons anos e foi uma lufada de ar fresco... gostei da sensação de me libertar de "obrigações" como "ter que" atender o telemóvel sempre....

    ResponderEliminar
  29. Há mais de 2 anos que sigo o blog...sempre com excelentes dicas!! Ainda tenho muito que sofrer, pois por mais que queira, nao consigo chegar ao desapego...sou super dependente de objectos..do passado e nao só... Uma coisa ja consigo: não trazer todo o lixo que encontro na rua e que acho que vao dar "jeito" :) Vou ver se consigo praticar outras dicas, pois a casa onde vivo agora é minima e nao cabe cabemos todos...eu, a Nina(gata) e os imensos objectos que nao consigo "deixar"!!!
    Gostava de ler este livro...tem versão portuguesa? meu ingles, infelizmente, é fraco. Sobre a lista, mais de 1/3 nem "tenho"...devido a situaçao de desemprego de longa duraçao. Dividas, quem dera livrar-me delas ....
    Outros itens posso tentar e alguns dao que pensar.
    O que será uma Pet mais simples? De peluxe? :) brincando :)

    Bigada Rita

    ResponderEliminar
  30. Olá :)

    Tenho um grande problema porque não consigo encontrar este livro em Português em lado nenhum.. não sabe de alguém que tenha e queira vender?
    Em inglês conseguia apenas ler algumas coisas, por isso tem de ser mesmo em português, mas em todas as livrarias dizem que está esgotado sem data para voltar.

    Um beijinho, adoro o seu blog e sou leitora assidua :)

    ResponderEliminar
  31. quando descobri este teu blog, achei muito interessante este post e falei destas dicas, do teu blog e do teu livro no meu blog... pelo que percebi não te importas nada de partilhar, antes pelo contrário, por isso senti-me à vontade para o fazer. no entanto, era para te comunicar e passou-me... hoje uma das minhas leitores também usou estas dicas para escrever 1 post no blog dela... e lembrei-me que devia de te ter counicado. espero que não te importes...
    boa continuação de excelentes posts!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu não me importo de partilhar, mas tal como está escrito na barra lateral, agradeço que me peçam permissão antes de copiar textos do meu blog, e claro, a fonte deve ser devidamente referenciada (tal como fizeste, embora muita gente não o faça, como esse outro blog que referes).
      rita

      Eliminar
  32. olá,
    peço desculpa de qualquer forma por não ter pedido permissão antes... e vou pedir a quem me segue que referencie a fonte original, se ela assim o achar pertinente.
    apesar de as dicas estarem no livro da Elaine St. Janes, a pesquisa foi feita por ti...
    obrigado e boa continuação.

    ResponderEliminar
  33. O que é um "queque" (item 61)?

    ResponderEliminar
  34. Viva adorei o post e gostava de ler o livro nem k fosse em inglês. Sabes dizer-me qual o site onde é vendido como ebook se náo te importares porque náo consigo descobrir para que o possa comprar também? Adoro o teu trabalho. Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, eu também não consegui encontrar o livro em formato digital e acabei por comprar o livro em papel através da Amazon (está o link acima). Há uma versão portuguesa do livro, mas eu prefiro sempre ler os originais em inglês.

      Eliminar
  35. Excelente resumo! vou ficar fã deste blog!! E já partilhei :)

    ResponderEliminar
  36. Tive a fase de fazer sempre a cama... depois a de não fazer... e agora ando a voltar a fazer a cama, já não pelo que dizia a minha avó de "sabemos sempre como saímos de casa, mas nunca como entramos", mas sim por causa da sensação de harmonia e do quarto bonito... tenho percebido aqui pelo blog que é uma coisa importante... as coisas simples, mas harmoniosas, não é?

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...