27/07/2012

Reduza a tralha

Como as tais 100 dicas da Elaine St. James suscitaram algum interesse pela parte dos leitores, vou falar de algumas delas mais em detalhe e de como essas pequenas alterações para simplificar a vida foram ou estão a ser aplicadas na minha própria vida.

1 - Reduza a tralha

Este é o primeiro passo para começar a simplificar a vida - reduzir a tralha à nossa volta. Tudo aquilo que não precisamos, não usamos ou não gostamos pode ser doado a alguém que lhe dará uso. Se não consegues livrar-te de coisas por causa da sua carga sentimental, lembra-te que as recordações e os sentimentos estão dentro de nós, não nas coisas.

O ano passado foi o ano do grande destralhamento cá em casa. Livrei-me de mais de metade da minha roupa, graças ao método sazonal da cor, e dois terços dos meus sapatos. Tinha dois camiseiros grandes e uma cómoda no quarto - fiquei só com a cómoda e vendi os camiseiros. Substituí a cama com cabeceira e gavetões por um estrado de ripas. Vendi o aparador da sala que ficou sem louça lá dentro. Transformei um sofá grande de canto num sofá de 3 lugares. Vendi várias estantes e blocos de gavetas. Substituí a mesa da sala por uma mais pequena. Transformei uma secretária em mesa de centro e um tampo de mesa de jantar em secretária. Livrei-me de duas televisõesJoguei fora os dossiers e papeladas do curso, vendi e dei livros, CDs e DVDs, livrei-me de muita louça que não me fazia falta, dei toalhas, lençóis e toalhas de mesa. Digitalizei documentos e fotografias e deixei de imprimir coisas. Deixei de comprar livros em papel e fiquei viciada em ebooks.

E com esta redução de tralha, ganhei tempo. Perco muito menos tempo a limpar, arrumar e organizar as coisas. Aliás, a tralha não se organiza; a tralha vai fora. Continuo com um pequeno canto de tralha temporário, mas a seu tempo irá lá... e já tenho imenso espaço na cave para guardar as 4 bicicletas que vou comprar em breve!

Mas não te esqueças que isto do destralhar é um processo contínuo. Não é só destralhar a casa uma vez e acabou. Temos que ser implacáveis com a tralha que tenta entrar pela porta. Eu agora recuso folhetos, panfletos, ofertas publicitárias, publicidade não endereçada, e toda e qualquer coisa que não tenha utilidade para mim. Por exemplo, nos congressos dão-nos sempre pastas, blocos, canetas, panfletos turísticos, e coisas do género. Nos últimos congressos a que fui, aceitei as coisas, mas livrei-me da maior parte delas logo no hotel. Vi para casa muito mais leve e a tralha nem teve hipótese de entrar cá em casa para depois ir directamente para o lixo.

Também queres destralhar e não sabes por onde começar? Começa aqui!


9 comentários:

  1. Concordo plenamente. Ultimamente ando em reorganização da minha vida, e comecei exactamente pelo destralhamento. Ainda me falta muito, mas estou no bom caminho :). Inclusivé já fui "cuscar" as tuas dicas de destralhar em 7 dias a casa. Tirei algumas ideias que me ajudaram bastante.

    Fico aguardar mais dicas de como simplificar a vida. Bem preciso!

    Bjos

    ResponderEliminar
  2. É verdade. Só devemos ter aquilo que usamos e mais nada.
    Foste uma grande fonte de inspiração para o modo de vida minimalista.
    Com a minha mudança de casa, já me livrei de algumas coisas que não usávamos, mas ainda há caixas e sacos para desempacotar, e mais hei-de reduzir. Less is more, baby! :)

    ResponderEliminar
  3. Adorei o post.
    Graças a ti Rita comecei o processo de destralhamento na minha vida há alguns mês e alem de estar a adorar sinto-me super melhor assim. Já mudei tantaaa coisa.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelos conselhos e ideias que li no teu blog, obrigada por partilhares porque sinto-me amarrada com tanta tralha e começo a saber o que lhe fazer. Continuação das melhoras.

    ResponderEliminar
  5. Rita,

    Tu e a Thais estão sendo uma força muito grande para mim. Hoje mesmo aproveitei a tua dica e em algumas horas fiz selecçao do vestuário (algum ainda antigo que veio com a mudança dos tempos do secundario e da faculdade) e consegui encher 5 sacos (dos grandes) para doar. Foi um bocadinho como tu, é mais de metade da roupa, coisas que já nem lembrava... mas agora as gavetas ate parecem mais vazias! :)

    Andei ainda à procura do livro que referes logo no inicio do post e só encontrei em formato papel, sabes se tem em formato ebook (mesmo em inglês e pagando a compra)? Estava pensando mandar vir pela amazon, mas demora quase um mês pelo que dizem lá...

    Entretanto, no meio da vida corrida, estou conseguindo ainda actualizar o meu blog (http://musicacomcafe.blogspot.pt) e de modo intuitivo já penso na "organização" dos tópicos e das ideias. Sinto que é tudo influencia de voces as duas (tua e da Thais) como disse no inicio. Tenho um muito obrigado grande para ti, pela inspiração, força e motivação que me tens dado. Um bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada! O livro só há em papel, mas demora muito menos que um mês a chegar. Geralmente chega em 1 ou 2 semanas, no máximo...

      Eliminar
  6. Pra mim o mais difícil é o que vc falou no último parágrafo: o fato de destralhar ser um processo contínuo. Tenho hábito de fazer um grande destralhamento por ano, mas percebo que no ano seguinte a tralha é outra, mas se acumulou do mesmo jeito (bem, na verdade cada ano tem um pouquinho menos do que no anor anterior, mas é pouquinho mesmo). Manter a arrumação e a casa livre de tralhas é um desafio. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Ola, tenho gostado muito de ler o teu blog, mas gostava de voltar a ler o destralhamento da casa por divisão e os links não estão a funcionar. Não sei se é só comigo que isto se passa mas podes verificar? Thnaks e continua com o bom trabalho. beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...