02/07/2012

Planear e preparar a semana



Acredito que o planeamento antecipado das coisas é o segredo para que tudo corra bem. Desenvolvi uma série de hábitos ao fim de semana que me permitem começar a semana de trabalho sem stresses e com tudo devidamente planeado e pensado. Como sabem, eu gosto de rotinas e de ter tudo sobre controlo, mas também gosto de fazer as coisas da forma mais simples possível... 


1. Planear o trabalho para a semana seguinte

Na sexta-feira, antes de sair do trabalho, vejo o que fiz durante a semana e o que ficou por por fazer. Com o Toodledo, vejo o que tenho que fazer na semana seguinte, e planeio as coisas. Mando emails de última hora, aponto compromissos no google calendar e faço uma lista de coisas a fazer na semana seguinte. Se chego ao trabalho na segunda de manhã e não tenho uma lista de coisas para fazer, ando ali uma hora ou mais perdida (leia-se, a navegar sem rumo na net).

2. Deixar toda a roupa lavada, passada e arrumada

Se há coisa que eu faço questão é começar a semana de trabalho com toda a roupa lavada, passada a ferro e arrumada. Mesmo ao sábado eu levanto-me cedo e aproveito para passar a ferro, enquanto vejo alguma série de tv gravada. Geralmente passo até às 9h30, que é o horário vazio da tarifa bi-horária. A roupa suja vai sendo lavada ao longo da semana, mas costumo fazer mais uma ou duas máquinas de roupa ao sábado, que passo no domingo.

3. Planear o menu semanal e ir às compras

À sexta-feira gosto de sair mais cedo do trabalho (por volta as 14-15h), vou a casa fazer a lista de compras e planear os menus para a semana seguinte, e depois vou ao supermercado. Costumava fazer as compras semanais ao sábado à tarde, mas decidi que o fim de semana é para descansar, e enfiar-me no supermercado não se enquadra nessa categoria...

4. Fazer a revisão semanal e planear a semana seguinte

Ao fim de semana gosto de olhar para o Gcal e para o Toodledo e ver o que fiz, o que não fiz, que tarefas da lista posso apagar, que tarefas vou iniciar, ou seja, é a típica revisão semanal do método GTD. Gosto também de olhar para o meu orçamento e para os movimentos das contas e ver se tudo bate certo (se bem que isto vou fazendo também ao longo da semana).
Por fim, abro o google calendar e vejo os meus compromissos para a semana e actividades dos miúdos. Vejo se é necessário combinar alguma coisa fora da rotina normal (por exemplo, os meus pais irem buscar os miúdos à escola), ou comprar uma prenda para um aniversário, ou se os miúdos têm alguma actividade fora do normal que exige alguma providência da minha parte. Tudo o que tenho que fazer em dias específicos fica apontado no Gcal.

5. Fazer um speed cleaning

Como sabem, e apesar de ter empregada uma vez por semana que limpa a casa de cima a baixo, eu também gosto de fazer limpezas. A casa é aspirada várias vezes por semana e, regra geral, se encontro uma coisa suja, limpo-a. À sexta-feira à tarde, depois das compras, gosto de fazer um speed cleaning e preparar a casa para o fim de semana.

Update: quando escrevi este post, há umas semanas atrás, ainda tinha empregada. A partir desta semana (início de Julho) já não vou ter. Como sabem, um dos meus objectivos é viver com metade do nosso rendimento e poupar a outra metade. Alguns cortes tinham que ser feitos para tal. Cortei na empregada. Agora estou a planear a nossa nova rotina de limpeza da casa (a primeira em quase 8 anos!) - depois partilho...

6. Destralhar

Manter a casa destralhada é uma tarefa que não acaba. Todos os dias tenho que fazer alguma coisa para manter a tralha lá fora. Ao fim de semana gosto de destralhar e arrumar as coisas. Durante o speed cleaning vou juntando num cesto a tralha que encontro e depois da limpeza, ataco o cesto! O que não é tralha é arrumado no seu lugar, o que é tralha... vai fora.


E vocês, também preparam a semana de trabalho durante o fim de semana?


12 comentários:

  1. Eu também aproveito o Domingo (trabalho muitos Sábados)nomeadamente para deixar a roupa minimamente em ordem, o menú semanal feito e a organização da semana de trabalho sim. De facto se assim não fosse estava literalmente "tramada". É que não dava mesmo conta do recado. Sem sombra de dúvida que organização é muito importante.
    Beijinho e votos de uma ÓPTIMA SEMANA :)

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  2. Gosto da ideia de viveres sem empregada!
    Nós vamos ter uma, uma vez por semana - a minha casa tem 2 pisos, imensos quartos, enfim, é enorme. Ainda assim acho que o cúmulo do luxo é não ter empregada. Quer dizer tanto...! Parabéns!

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  3. Tirem-me tudo menos a empregada! Preferia comer menos :-)
    Em relação à poupança de 50% dos ordenados, fazes isso com algum objectivo específico, por exemplo, um dia comprar uma casa a pronto? Ou só gostas de ter dinheiro no banco?
    Gosto muito deste blog, embora o meu estilo de vida esteja nos antípodas do teu.

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  4. Rita, em primeiro lugar deixa-me dizer que descobri o teu blog há pouco tempo e fiquei fã. Ainda este fim-de-semana pus em prática algumas das tuas dicas para destralhar a casa e gostei muito do resultado final, mas ainda há tanto para fazer...
    Em relação a este teu post, eu prefiro fazer todas essas tarefas durante a semana, aproveitando o ritmo acelerado próprio da semana, e... preparar o fim-de-semana :) Acontece muitas vezes irmos para fora ao fim-de-semana e, portanto, tenho mesmo de tratar da roupa, p.ex., durante a semana, normalmente na segunda, porque trazemos sempre roupa suja dos nossos passeios... é a parte chata.
    Como trabalho em casa, aproveito a hora de almoço para ir "dando um jeito" e sinto que, assim, já não chego à sexta-feira com a sensação de ter passado um furacão cá por casa.
    Mas uma coisa que me faz muita falta é organizar a minha semana em termos de compromissos e agendamentos fora da rotina. Gostei das tuas sugestões e vou ver o que me melhor se adequa à minha rotina.
    Continuação de bons destralhamentos! :)

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  5. Este comentário foi removido pelo autor.

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  6. Ao olhar para esta lista, vejo que, mesmo sem pensar muito nisso, também já organizo várias partes da minha vida desta forma. Sexta-feira é momento de planear a semana que se segue e nem pensar em iniciar a nova semana com roupa por lavar ou por passar. Nova semana quer-se arrumadinha e bem planeada :)

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  7. Sempre, doutra forma a lista de coisas por fazer ia ficando cada vez maior, com os inevitáveis adiamentos que tendemos a fazer quando fazemos tudo de improviso - porque o tempo assim nunca chega.

    Organizo-me com ferramentas diferentas das tuas, mas basicamente o planeamento é o mesmo; reservo um bocadinho de domingo para ver o que tenho a fazer na semana seguinte e tento começar pelo que me é mais desagradável. É uma questão de treino...

    Não me parece exagerado proceder assim, porque ganho em descanso com a sensação de ter feito o que havia a fazer. E há ainda outro ponto em que estás certíssima: levantar cedo pode custar mas vale a pena, porque o dia rende muito mais! A sensação de se ter feito várias coisas até às 9.30 é óptima!


    Boa semana!

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  8. Oh, quem me dera serr assim tão organizada :P

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  9. não tenho nenhum sistema .. porque não sou organizada, mas gosto da ideia.
    enfim quem sabe seguindo um pouquinho as tuas ideias e sugestões chegue a algum lado

    :) boa semana

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  10. Grande ajuda. Tem mudado a minha vida! Continue o bom trabalho e as boas sugestões!!

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  11. Tenho a sorte de trabalhar a 500m de casa, e de ter duas horas de almoço inteirinhas, pelo que, no meu caso, preparo o fim-de-semana durante a semana! :) Tenho uma rotina matinal e outra nocturna que me ajudam bastante a manter as coisas "minimamente" na ordem, e depois a cada dia da semana tenho tarefas já planeadas, de modo a ter o fim-de-semana minimamente descansado! ;) Ao fim de semana da roupa só me preocupo com as fardas do maridão e em mudar camas, e as compras também são feitas ao fim-de-semana, por norma almoçamos mais cedo e vamos logo, assim costumo apanhar o supermercado vazio! :)

    Tudo o resto é feito durante a semana, na minha hora de almoço, e a passagem a ferro da roupa a partir das 22H (que é quando começa a o meu bi-horário)

    É claro que consigo isto porque moro num apartamento T2 com menos de 90m2, admito que se fosse maior, ou uma casa, bem... não conseguiria! ;)

    Beijinhos, boa sorte, e vá contando como corre!*

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  12. Uau, incrível tanta organização...descobri este blog hoje e parece-me caído do céu. Este início de ano letivo está a ser... complexo e preciso mesmo de ajuda. Um dia gostava de ser assim, organizada. Tenho quatro filhos, um companheiro músico que está muitas vezes ausente e uma vida bem agitada, nunca tive muita queda para grandes organizações mas neste momento estou a precisar. Quanto ao simplificar... pratico e recomendo. Obrigada
    Se me quiseres visita o meu pequeno blog vivertodososdiasaqui.blogspot.pt

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Obrigada pelo comentário!

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