25/01/2013

A vida simples de pessoas reais - Bárbara

Um dia fui sem querer ter ao teu blog já não sei como! A principio estava um pouco céptica e não sabia até que ponto concordava com o que ali estava escrito, mas fiquei curiosa, fui lendo mais um post e mais outro, e mais outro e mais outro!

Fui começando pela casa, 15 minutos de cada vez, primeiro a sala, depois o quarto, depois a casa de banho e por fim a cozinha.

Foi uma diferença abismal, dei conta da quantidade de coisas que tinha a mais e que não serviam para nada, de todo o lixo que andava em gavetas e caixas e caixinhas e armários!

Tudo o que estava em boas condições foi para dar e o resto foi para o lixo.

Moro com o meu rapaz num T1 no centro do Porto, está de tal maneira transformado que ele agora diz que moramos num T3! :)

Mas além das coisas físicas que mudei, o melhor para mim foi mudar a minha maneira de ver as coisas: a casa onde moramos é pequenina mas também não precisa de ser maior, serve muito bem para nós os dois. Estamos atualmente a pensar numa casa nova, mas só porque estamos a pensar em aumentar a família.

O carro que temos, faz a sua função também muito bem, não precisamos de dois! Passei a ir para o trabalho a pé, ou de autocarro quando chove.

Cada vez me sinto mais desprendida da necessidade de ter bens materiais, não querendo com isto dizer que não compramos, nem gostamos de nada! Mas não nos sentimos escravos do consumismo e daquilo que a maior parte das pessoas acha que deve ou que precisa de ter.

Não preciso de uma casa gigantesca, não preciso de carros enormes que gastam 50 L de gasolina aos 100 km (estou a exagerar, eu sei), preciso é de tempo para fazer o que eu quero e para estar com as pessoas de quem gosto!

Cada vez vivo mais feliz com a gestão do meu tempo e acho que só vai melhorar, porque isto é viciante, quanto mais fazemos mais nos sentimos capazes de fazer!

Claro que tenho amigos que acham que eu sou doida, seja porque acho que não preciso de nada, seja porque me levanto mais cedo do que preciso para fazer coisas úteis de manhã, para fazer ginástica, etc!

Para mim a grande beleza desta mudança, além de me sentir muito mais leve e feliz, é a diferença que já começo a ver nas pessoas que me rodeiam.

Rita, dizias e muito bem que não podemos impor o minimalismo e a organização às pessoas que nos rodeiam, mas que ao sermos organizados eventualmente as pessoas ao nosso lado também o são, e é a mais pura das verdades!!!!

Que bom é ouvir o meu rapaz a dizer:

- Este armário das toalhas tem que ser destralhado, não precisamos de tantas!

Ou o meu colega de trabalho, que me interrompe frequentemente embora cada vez menos:

- Envia-me o link para aquele programa do pomodoro.

Enfim, fico feliz!

Mais uma vez, muito obrigada Rita por partilhares tudo o que partilhas connosco! Já te disse e repito, ler o teu blog mudou a minha vida, e começa também a mudar a vida das pessoas que me rodeiam!

Nada melhor do que encarar a vida e o mundo, com a tranquilidade de saber que com calma e organização tudo se resolve!

Bárbara Roseiro


~

Queres participar? Envia-me um texto a contar a tua jornada em direcção a uma vida mais simples e de que forma este blog te influenciou, para o email rita (at) busywomanstripycat.com. Indica "guest post" no assunto da mensagem. Obrigada!

6 comentários:

  1. Encantada com a Bárbara e sua mudança.
    E acho tão interessante como nossos idiomas são tão perto e ao mesmo tempo tão longe! Adoro isso!
    Beijos e bom dia!

    ResponderEliminar
  2. Não leio o blog há mais de duas semanas, mas já comecei a "destralhar" partes do meu quarto. Comecei pela secretária e que diferença! A minha mãe deu graças aos seus lol. No entanto, acho que o meu problema ainda é o não estar desprendida de algumas coisas que fui guardando ao longo dos anos. Tenho tralha que foi dos meus avós, papeis e papelinhos de recordações de sítios e momentos, roupa que já não uso, mas que continua no armário. Resumindo...ainda muito que destralhar. Mas gosto do conceito. ^^

    ResponderEliminar
  3. quem me dera um dia também poder escrever isto...:)é que me identifico muito com o conceito, mas tenho sentido algumas dificuldades...
    o que me leva a a pensar ainda mais e a reflectir sobre cada uma das minhas opções!
    no fundo o que me dá prazer e me faz verdadeiramente feliz é tomar as minhas decisões e levar a minha vida de uma forma consicente e por isso mais autêntica!... não porque os outros também fazem, ou porque está na moda, etc.
    uma das coisas que não tenho conseguido MESMO é acordar mais cedo e desfazer-me de alguns objectos/roupas com os quais tenho uma recordação/lembrança especial...
    por outro lado já consegui destralhar muitas coisas e ganhar imenso espaço em casa, para além de ter conseguido reduzir drasticamente a quantidade de coisas compradas quer para mim quer para a casa!
    mas como o caminho do minimalismo se faz em "baby steps" tenho esperança de aos poucos me ir superando e conseguindo!... obviamente com a ajuda do blog da Rita!:) e por isso o meu muito obrigada por me teres inspirado e permitido chegar mais longe! :)(mesmo que ainda seja pouquinho!!!) ;)

    ResponderEliminar
  4. eu adoro este blog já o leio mais ó menos há um ano , gostava de ter um mas não consigo fazer o blog.....vou continuar a ler...

    ResponderEliminar
  5. Inspirador, obrigada pela partilha! :)

    ResponderEliminar
  6. Querida Rita,

    Estou longe de ser uma minimalista como tu e como estes exemplos que aqui trazes mas inspiro-me neles porque um dia vou ser mais assim. Só não começo já neste processo de mudança porque estou a atravessar um outro bastante grande mas vou lendo, ouvindo dicas, adoptando algumas (destralhei a casa INTEIRA há dois meses, quando alterámos a sala de estar e soube lindamente e apliquei aquela coisa das cores que nos favorecem que agora não sei como se chama e mais coisas), empapando-me deste modo de estar e admirando-vos porque acredito piamente neste estilo de vida (acho que não conseguia levá-la ao teu extremo, mas percebo-te muito bem).

    Enfim às vezes estou aqui a ler comentários e penso "como o exemplo de uma pessoa pode mudar tanta coisa". Tens noção da quantidade de vidas que mudaste? Se calhar até tens mais do que eu mas não terás de certeza a ideia certa de quantas são, serão muitas mais! Parabéns por ser activa e por estimulares as pessoas nesse processo e obrigada pela partilha!

    Um beijinho e bom fim de semana. Ah, e parabéns à Barbara!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...