29/01/2013

Destination: Simple


Destination: Simple é um ebook de Brooke McAlary, a blogger australiana que assina o Slow Your Home

Aproveitei uma tarde soalheira sozinha em casa, durante a semana entre o Natal e a passagem de ano, que é uma das minhas alturas preferidas do ano, para o ler. Sentei-me no sofá da sala, ao sol, com o computador ao colo e uma chávena de chá na mão. Li o livro em menos de nada e reflecti imenso. Voltei ao início, reli algumas passagens e fiz os exercícios propostos pela autora. Adorei o livro e recomendo-o vivamente.

No entanto, e tal como refere a Brooke, este livro não é um guia para organizar a casa. É um livro sobre aproveitar os rituais e ritmos, sermos intencionais nas nossas acções diárias e criarmos a vida, mais simples e mais feliz, que queremos.

O livro foca-se, em primeiro lugar, numa série de rituais que nos ajudarão a viver de forma mais presente, consciente e intencional - single-tasking, desligar, esvaziar a cabeça, estabelecer as três tarefas mais importantes e praticar gratidão. Os rituais são, na verdade, aquilo a que costumamos chamar hábitos, mas, segundo Brooke, devemos dar mais significado e importância às pequenas tarefas diárias - e assim elevá-las ao nível de rituais.

Enquanto as rotinas têm uma conotação rígida e inflexível, aos ritmos associamos ordem, flexibilidade, movimento e fluidez. Em vez de estabelecermos rotinas diárias, devemos considerá-las ritmos. Até o som da palavra é mais agradável! A segunda parte do livro foca-se nos ritmos da manhã e da noite, e são apresentadas estratégias para definirmos os nossos próprios ritmos. Graças a este exercício, percebi, por exemplo, que a minha hora ideal para acordar de manhã é às 5h30, e não às 5h como tenho tentado fazer.

Não me enquadro na categoria de pessoas que, segundo a autora, podem beneficiar com a leitura do livro - pessoas demasiado ocupadas e sobrecarregadas que vivem vidas agitadas. Graças ao minimalismo, já me deixei disso há algum tempo. Mas este livro foi, para mim, inspirador. Deixou-me feliz com as minhas escolhas e deu-me força para continuar a simplificar a minha vida. Adorei sobretudo os termos rituais e ritmos - soam muito melhor que hábitos e rotinas e vou adoptá-los a partir de agora!

versão kindle
versão pdf

4 comentários:

  1. A Rita é uma inspiração para mim. A minha vida mudou desde que segui este blogue. Muito obrigado :) letsmaketeanotwar.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha. O livro parece muito interessante, hei-de ver se espreito.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por partilhar! Você sabe se tem versão em português? Grata! Daniela

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...