02/01/2013

Projecto 333 - moda minimalista

Lembram-se do meu projecto usa tudo? Pois, obviamente não usei tudo. Mesmo tendo reduzido o meu guarda-roupa para menos de metade, apercebi-me que ainda tenho muita coisa que não uso. Em há uns dias enchi mais uns sacos com roupa para dar...


Então, para ver se consigo reduzir mais o meu guarda-roupa, decidi finalmente embarcar no Project 333, criado pela blogger americana Courtney Carver.

O Projecto 333 é um projecto de moda minimalista. Como funciona? Os participantes seleccionam 33 peças de roupa e usam apenas essas 33 peças de roupa durante 3 meses. Nas 33 peças estão incluídos acessórios, malas e sapatos, mas a roupa interior, roupa de dormir, roupa de fazer desporto e de andar por casa, assim como jóias que nunca se tiram (como alianças) não contam. Se alguma peça se estragar durante o projecto, pode ser substituída por outra.

Os participantes do projecto 333 apercebem-se que não precisam de dezenas e dezenas de peças de roupa e o problema de escolher a roupa de manhã deixa de ser um problema. No fim do projecto, os participantes acabam por doar ainda mais roupa e ficar com mais espaço nos seus armários - e mais tempo nas suas vidas. 

Eu conheço este projecto há muito tempo, mas nunca me atrevi a embarcar em tal aventura - até agora. Desde que comecei a usar apenas três cores (branco, preto e cinzento) tem sido muito mais fácil vestir-me - tudo combina! As 33 peças que escolhi para o desafio são:

- botas altas pretas
- botas altas cinzentas
- botins pretos
- botins cinzentos

- casaco comprido preto
- blusão preto
- trench coat branco

- casaco malha branco
- casaco malha preto
- casaco malha cinzento
- casaco malha cinzento comprido
- casaco malha preto comprido

- blusa gola alta preta
- blusa gola alta cinzenta
- blusa gola alta branca
- blusa gola alta verde
- tunisina preta
- tunisina cinzenta
- tunisina branca (sujei-a com base de maquilhagem e terá que ser substituída...)
- blusa comprida cinzenta

- camisola bolinhas cinzentas
- camisola preta
- camisola cinzenta
- camisola branca

- vestido riscas preto/cinzento
- vestido preto
- vestido cinzento
- vestido branco
- vestido bordeaux

- jeans

- collants pretos
- collants cinzentos
- collants cinzentos lã

São estas as minhas 33 peças. Não contei com acessórios e malas (tenho que ir com calma!), mas tenciono usar apenas 2 sacos, 1 mala e a mochila, 2 ou 3 colares e uns quantos pares de brincos.
Vou tentar tirar fotos todos os dias e publicar no Flickr...
Comecei oficialmente ontem, 1 de Janeiro; o mês de Março preocupa-me, pois o tempo começa a aquecer cá no Algarve, mas vamos ver como corre...

34 comentários:

  1. Tu és um espectáculo! Muito bom este desafio!! Mesmo! Vou acompanhar-te - observar, digo! Acho que é possível e que um ou outro ajuste, conseguirás!

    ResponderEliminar
  2. Gosto MESMO dessa ideia, estou pra ver como corre contigo. :D

    ResponderEliminar
  3. é mesmo preciso determinação e coragem!!

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Rita! Quando chegarem os dias quentes podes escolher mais 33 ;)
    Agora a sério, este é um projeto muito difícil. Para além de não contar com os acessórios tal como estás a começar por fazer, eu também não poderia contar com as collants por exemplo. No inverno, uso sempre collants seja com calças ou saias (friorenta). Em relação a malas, escolhi a maior e dei as outras. Tenciono usar esta até se estragar e depois compro outra. Torna a nossa vida mais simples do que estar sempre a mudar de mala (será que me aguento?)

    Vou ver se consigo ver as tuas fotos no Flickr.

    Anuskas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! A roupa interior não conta! Eu contei com os collants porque uso-os para combinar com o resto da roupa, e não para me aquecer ou porque tem de ser, como a restante roupa interior...

      Eliminar
  5. Já fui ver a tua primeira foto e de facto o cinzento e o preto ficam-te bem. Tu não páras, sempre com novos projetos para simplicar a vida... parabéns!
    Anuskas

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita. Bom ano

    Pergunta. um fato são duas peças?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Eu diria que são duas peças, pois podem ser usados em separado.

      Eliminar
  7. ola ainda tem as roupas para dar?

    ResponderEliminar
  8. Fiquei curiosa! Vou acompanhar! :)

    ResponderEliminar
  9. Confesso que, para mim, este seria o desafio mais fácil de alcançar pois, lá em casa, sou quem tem o roupeiro mais pequeno (de uma porta) e, como tal, nem sei se no todo tenho 33 peças! Como não tenho grande auto-estima nunca fui muito dada a roupas, gosto de vê-las, nos outros, e, por isso, ando basicamente sempre com o mesmo. Vou estar atenta ao teu flickr! Sucesso!!!!

    ResponderEliminar
  10. Olá, encontrei o seu blog por acaso e tenho adorado o que escreve!Comecei há pouco tempo a aventurar-me na internet (nos blogs) e ainda não li muito mas vou acompanhar e comentar sempre que puder!! Parabéns!! desejos de um Bom Ano Novo!

    ResponderEliminar
  11. Hummm, acho que vou entrar nesse projeto. Eu uso as 33 peças fácil!!! Asim como você, eu uso muito preto e tenho pouquíssimos sapatos, não vejo a necessidade de muitos.
    A tralha na roupa são os presentes que ganho. uma blusinha, uma pecinha a mais que não cabe ou que não gosto. Por exemplo de Natal ganhei um short lindo, mas com um estampado horroroso! Não sei qual foi a loja, pois não há etiqueta. A saída é usar mesmo que eu não tenha gostado. E meu guarda roupa é 50% assim, de peças ganhadas que não casam com meu estilo.
    Sinto que é melhor eu me livrar de peças como essa do que usar apenas para agradar os outros.

    ResponderEliminar
  12. Acho que ideia da duração de três meses no projecto 333 surge para coincidir mais ou menos com as estações do ano: certamente que, se vivesse no Algarve, a própria Courtney lhe diria que estava na altura de redefinir os novos 33 para os próximos 3 meses quando as temperaturas começassem a subir.

    Força! Espero que leve o projecto até ao fim!

    M. Teresa

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita, venho agradecer a pronta resposta dada à algum tempo no meu cantinho. Obrigada por responderes tão prontamente. Pena que as sessões não se possam realizar cá no Norte...

    ResponderEliminar
  14. Rita minha inspiraçao, adorei este projecto, principalmente porque ao fim de 3 meses ficara basicamente a lista de 33 items e os outros irao de ferias definitivas para doaçao. estou a iniciar a minha caminhada minimalista e sem duvida esta e uma parte importante. este inverno nao comprei qq peça, e irei doar tudo o que nao usar. um destralhamento com calma :)
    ***

    ResponderEliminar
  15. Já conheço o projecto há bastante tempo e ainda não me mexi para o concretizar... está na minha lista de tarefas! :( Ai! Como minimizar esta grande lista?! uf!

    Boa sorte e vai relatando!

    Salomé :)

    ResponderEliminar
  16. O que é tunisina? Pesquisei no google, mas não encontrei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um tipo de camisola: http://www.laredoute.pt/camisola-tunisina-as-riscas-mangas-compridas/prod-324349552-294112.aspx

      Eliminar
  17. por acaso de todas as opções "minimilaistas" esta é aquela que uso há muitos anos
    nunca contei as peças de roupa, mas até era capaz de apostar que é um número inferior a 33 :)
    o meu problema é com as coisas "de coração" (o que a amiga me deu numa data especial, o que aquela vizinha me deu a pensar em mim, o que a criança me deu nos dias da mãe, cadernos que me arregalam os olhos, aquela caneta que até já não escreve mas que é linda e que não quero perder :D) , roupa, sapatos e malas não me trazem qualquer "felicidade", mas acredito que seja um tema bastante quente para muita menina :)

    ResponderEliminar
  18. Que óptimo projecto Rita, irei acompanhá-lo sempre! Você é uma inspiração para mim :)

    ResponderEliminar
  19. Acho que este é um desafio deveras... hmm... desafiante.
    A minha dúvida não se prende tanto com o desafio, mas com uma frase que li aí em cima e pergunto-me se: não sentes falta da cor? Ou melhor de outras cores? Vermelho, laranja, azul, sei lá... Digo isto porque dependendo do estado de espírito por vezes apetece-me vestir mais monocromática, outras vezes com uma peça de cor forte! Ou será que colocas cor nos acessórios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não! Não sinto falta nem uso cores mais fortes nos acessórios. Gosto muito de branco e o branco é o conjunto de todas as cores!

      Eliminar
  20. Um excelente ano de 2013 para ti e os teus Rita.

    Já li o teu blog assim como um livro eehheh e pergunto-te o que aconselhas para quem é desarrumada crónica mas sempre se admirou por quem é organizada, deve começar. Ou seja com a experiência que foste adquirindo (pois já vi que foste adaptando às tuas necessidades), o que aconselhas? Ainda sou muito agarrada ao papel e não tenho as tecnologias de ponta ehehhe.

    Obrigada
    Ana

    ResponderEliminar
  21. optimo desafio! pra mim até vai ser bastante simples porque eu só uso vestidos, e um vestido ja fez a vez das calças :D
    anyway, já te ando pra dizer isto há imenso tempo: cada vez que venho aqui lembro-me sempre um filme awesome: o Fight Club! se não o viste, vê. para além de ser daqueles filmes mind-fuck tem muito de minimalista!

    The things you own, end up owning you. - Fight Club

    ResponderEliminar
  22. wow que excelente ideia!!! Via um programa de televisao que dizia que na verdade apenas precisavamos de 10 pecas de roupa fundamentais. E a nossa tendencia e termos muita coisa e nem usar-mos metade. Mal posso esperar para saber como vais criar e recriar com essas 33 pecas de roupa.
    e sim belo tempo o do algarve, no natal estava bem quentinho, que saudades ja!

    ResponderEliminar
  23. Já tinha lido tanto sobre este projecto mas nunca tive coragem para o iniciar! Acho que me deste a coragem que precisava :) Talvez vá com calma para já e não vou incluir calçado e carteiras na lista dos 33, mas estou mesmo tentada a ir em frente com isto, Obrigada Rita!! :)

    ResponderEliminar
  24. Rita, esqueci-me de perguntar! Vais reorganizar o armário consoante as roupas que escolheste? E nos 3 meses seguintes voltas a reorganizar? Talvez assim seja mais fácil saber exactamente quais são as 33 peças e é mais rápido na hora de vestir, não? Obrigada.

    ResponderEliminar
  25. Olá Rita,
    Confesso que adorei o projecto e a ideia da moda minimalista, pois tenho tido uma batalha constante com a questão da roupa/arrumação para a mesma, só não sabia por onde começar.
    Fui espreitar as fotos e gostei do que vi. Ainda não tinha assimilado na totalidade o conceito das cores que nos ficam bem mas assim fez-se luz.
    Obrigada, vou-me dedicar a adoptar este conceito minimalista que tanta falta me fazia.
    Cumprimentos.
    Andresa Costa

    ResponderEliminar
  26. Olá Rita.
    Já contei as minhas peças de roupa e acho que vou usar cerca de 30 a 40 peças durante o inverno, incluindo os sapatos,casacos e malas.
    Aqui no Alentejo profundo as amplitudes são enormes, por isso a roupa de inverno é mesmo bem quentinha.
    De facto, também não tenho muito mais roupa quente... O ganho importante em participar neste desafio é a nível sentimental, pois deixei de me achar uma coitadinha, que quase não tem roupa para vestir, para passar a estar muito feliz com as minhas 30 3 tal peças de vestuário!
    Claro está que esta roupa não vai dar para a primavera... Por isso, a partir de meados de Março (começar a aquecer mais um pouco) vou escolher 33 peças mais leves para me acompanharem até ao inicio do tempo quente.
    Grata pelas partilhas.
    beijinho
    Ana Margarida

    ResponderEliminar
  27. Olá,

    Eu acho que ganhava qualquer desafio deste género... Tenho umas botas pretas e umas castanhas, uma mala preta e uma castanha, 1 sobretudo, 8 camisolas de gola alta, 2 calças de ganga e 5 fatos. É a minha roupa de inverno. Cada peça de roupa/acessório que compro para mim, doo o que aquilo vai substituir. Simplifico a minha vida e os meus bens materiais há cerca de 4 anos, e a minha casa é um lugar bastante mais simpático desde então... :) Sugiro aos leitores que realmente sigam as dicas deste útil blog, uma vida minimalista é muito, muito mais preenchida... :)

    ResponderEliminar
  28. Cheguei à conclusão, depois de andar a divagar pelo teu blog durante algum tempo que tenho algumas tendências minimalistas desde que me lembro de ser gente :)

    Nunca percebi a fixação da minha mãe por mais vasos na casa, mais roupa no armário, mais toalhas, mais sapatos, enfim, mais "tralha" xD

    Sempre fui uma "desilusão" para ela pois tudo em mim era muito simples e ela nunca compreendeu porque é que eu não gostava de ter inúmeros vestidos, malas, sapatos, camisolas, etc. ("as tuas primas gostam tanto")

    Nos meus anos de adolescente tudo aquilo que eu tinha de roupa (verão) cabia numa mochila (eu sei disto porque tive que viajar e coube tudo o que era meu numa mochila daquelas tipo Eastpak).
    Só tinha 2 pares de sapatilhas (ambas em cinza) e era muito feliz assim :D

    Entretanto passei por uma breve fase em que me comecei a interessar mais por roupa e acessórios (naquela fase de sair à noite e afins).

    Depois de me juntar com o meu marido adquiri mais alguma "tralha". Não posso afirmar que algumas vez tenhamos sido engolidos pelo consumismo mas, por não ter-mos bem noção da necessidade de uma casa, fomos adquirindo (e foram-nos dando) muita tralha.

    E agora temos estado do processo de "destralhar"

    Atualmente tenho 24 anos, sou estudante universitária, casada e com um filho e tenho tempo para tudo e é maravilhoso.
    Tenho uma família feliz, um filho saudável para o qual tenho sempre tempo, uma boa média e este ano queria arranjar mais tempo para ler coisas não relacionadas com universidade.

    No meu guarda-roupa não chego a ter 33 peças de roupa de inverno* (verão+ inverno ultrapasso as 33 peças) mas não seria capaz de abdicar de cores. Apesar de ter cerca de 85% de roupa em cores pastel tenho uma ou outra peça numa cor forte (p.ex. umas calças cor de "terra vermelha").

    *não contando com pijamas (2), roupa de andar por casa (2 fatos de treino- que já servem para o exercício físico) e a roupa interior.

    *

    ResponderEliminar
  29. Liliana Santos27/06/13, 10:25

    Bom dia Rita, queria perguntar-te se manténs o projecto 333 e já escolheste as peças para os meses de Verão. Vou abraçar este projecto agora e pretendo até adaptá-lo ao guarda roupa do meu filho de 2 anos, que tem muita roupa oferecida. :) Obrigada pela partilha e um bom dia :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...