23/01/2013

Repensando as mídias sociais

De vez em quando dá-me para pensar no tempo que passo na internet - tempo esse que podia usar para outras coisas que me dão mais prazer. Os problemas não são os blogs, pois já reduzi muito o número de blogs que sigo; são as redes sociais. Eu até não passo muito tempo no facebook ou noutros lados (já passei mais), mas mesmo assim acho que estou demasiado presente em demasiados sítios - e não quero. 
Este post da Astrid veio reforçar ainda mais esta vontade que tenho de eliminar contas... Mas em vez de ser impulsiva e arrepender-me depois, avaliei os prós e os contras de cada rede social que uso...

Facebook
Tenho a minha conta pessoal e a página do blog. Na conta pessoal só aceito pedidos de amizade de pessoas que conheço - e de vez em quando elimino alguns. No outro dia fui mais longe. Passei de 250 amigos para 145! Ah! Em relação à página do blog, gosto dela. Gosto de partilhar links e outras coisas que vou encontrando pela internet e gosto da partilha de informação que às vezes se gera. E claro, o Bom dia manhãs! Mas acho que se não fosse pela página do blog, já tinha eliminado a minha conta...

Não partilho muito no twitter, mas gosto de seguir algumas pessoas, sobretudo do mundo académico e minimalistas. Aparecem links para posts interessantes e já tive acesso a coisas giras através do twitter. Sigo apenas 50 utilizadores.

Blogs/Google reader
Eliminei todos os blogs de que era seguidora e adicionei-os (alguns, a maioria eliminei de vez) no reader como subscrições, pois é mais fácil gerir subscrições que blogs que seguimos no google reader.

Gosto do Pinterest mais para guardar imagens para consulta futura do que para partilhar. A minha actividade no Pinterest resume-se a "pinnar" imagens de que gosto. Não comento, não "gosto", não interajo com outros utilizadores.

Gosto muito do Flickr! Gosto sobretudo de ver o dia a dia das outras pessoas em imagens e inspirar-me com as fotografias fantásticas que por lá andam. Tenho uma conta pro, paga, que tenciono começar a utilizar melhor, nomeadamente para fazer backups das minhas fotos e para partilhar fotos só com família e amigos.

Instagram
A primeira aplicação que instalei no meu novo smartphone foi o Instagram. Há tanto tempo que via fotos  girísssimas com aqueles filtros que dão um ar antigo e queria muito tirar fotos assim. Depois percebi que o app do Flickr também tem esses filtros. E fiquei a pensar se valeria a pena partilhar fotos no Instagram e no Flickr. A verdade é que partilhei só meia dúzia. Não gosto das fotos quadradas... Mas comecei a seguir algumas pessoas e gosto de ver as suas fotos. Portanto, agora não sei o que fazer em relação ao Instagram... Continuar com a minha conta só para ver as fotos dos outros ou cancelá-la de vez... A Astrid também se debateu com estas questões e decidiu acabar com a sua conta. Eu ainda não sei o que fazer...

LinkedIn
Dizem que o LinkedIn é um excelente cartão de visita e que pode mesmo trazer novas oportunidades de emprego. Bem, na minha área não é assim que as coisas funcionam... No meio académico há outras redes sociais que são tipo CVs online. Estou em três, mas nenhuma exige muito trabalho. É só actualizar o CV quando é necessário. Por isso, saí do LinkedIn.


A verdade é que, felizmente, cada vez passo menos tempo nestas redes sociais (excepto os blogs, pois gosto de os ler). Tenho que fazer um novo projecto das 168 horas para ver quanto tempo de facto é que dispendo nestas coisas... mas acho que não é muito!

E tu, que redes sociais usas?

18 comentários:

  1. Bom dia!!! :)
    Neste momento, acompanho apenas alguns blogs com maior regularidade, quer pela qualidade do conteúdo, quer pela identificação/ relação com os autores. Continuo como "seguidora" de uns quantos, mas apenas leio se o post focalizar um assunto que me interesse ou se me despertar a curiosidade.
    Relativamente às restantes redes sociais, apenas utilizo o facebook e neste, basicamente só tenho marcado presença no grupo Bom dia manhãs, porque acho-o interessante e uma ajuda preciosa para continuar a levantar-me cedo. Tenho poucos amigos virtuais - 146 - e destes conheço 95% das pessoas pessoalmente. Mas qualquer dia faço uma limpeza... :) Sinceramente, acho que não perco muito tempo com redes sociais! :)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que também penso e repenso nisto muitas vezes... Dessas nunca usei o twitter e o flickr e há uns tempos cancelei a conta do instagram, achei que não me servia de nada... Há já mais tempo cancelei a conta do myspace e lastfm.
    O mal de tudo isto é mesmo o tempo que se perde e o medo de não estar a par das novidades, confesso que padeço um pouco desse mal...

    ResponderEliminar
  3. De todas só não tenho o instagram. O fb serve para amigos (perto ou longe) e familiares, o blog é só para mim :P, o flickr já teve mais utilidade neste momento não tenho actualizado, o twitter também já teve mais interesse para mim e não devo por lá os pés à três meses mas é bom para divulgar trabalho, o Pinterest uso-o da mesma maneira que a Rita, nada de comentários e interacção e o linkedIN só é actualizado quando realmente necessário!

    :)

    ResponderEliminar
  4. Neste momento estou no Facebook apenas pelo grupo Bom dia manhãs. Já tinha a minha conta cancelada desde Julho. Tenhobo linkedin mas realmente nao tem grande utilidade. Estou no Researchgate e esse sim é batante útil, para i mundo científico. Estou aind num menos conhecido que é o Academia mas é apenas para ve as estatísticas de quem procura os meus papers!

    ResponderEliminar
  5. Gostaria muito de saber os blogs que você acompanha,pois estou gostando muito de ler sobre organizaçâo e minimalismo.
    Parabéns pelo seu blog!!!
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá

    O fb uso-o, e muito, para contacto regular com todas as pessoas da minha vida, familia e amigos, visto ter-me mudado para o Brasil à cerca de oito meses e meio. Todos os meus amigos do fb são pessoas ue além de conhecer fazem mesmo parte da minha vida, sessenta e cinco ao todo.
    Uso o pinterest para guardar imagens ue vou encontrando e também para ver imagens, relativas a áreas do meu interesse, de outros utilizadores.
    Sigo sete blogs de um modo regular.
    Em relação ao Linkedln, nãõ estou lá... e ainda não conheci ninguém ue tivesse encontrado emprego através do mesmo, apesar de saber pela midia ue há empresas ue procuram profissionais assim.

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Eu uso apenas duas redes sociais, o Goodreads e o forum do BookCrossing, ambas relacionadas com livros. Também estou inscrita num grupo Yahoo sobre ensino doméstico, mas tem tão pouca actividade, que nem o contabilizo. Sigo 30 blogs no Google Reader (um deles é este) e tenho um blog próprio, mas está mais ou menos a hibernar. De resto, não estou no Facebook, Twitter, Google+ ou qualquer outra rede.
    Ainda assim, sinto que gasto demasiado tempo na internet, pois ao que referi lá em cima juntam-se os jornais, os sites da meteorologia, as buscas de receitas... isto para não falar do trabalho, que frequentemente também me obriga a fazer algumas pesquisas.
    Penso qe o maior problema é precisamente o facto de eu passar grande parte do meu dia de trabalho no computador, e por isso é tão fácil, quando faço uma pausa, clicar num daqueles sites. Levantar-me da secretária e pegar num livro, dar um passeio a pé, ou ir fazer exercício requer mais trabalho, e dá uma sensação mais premente de estar a interromper o trabalho. O que é uma parvoíce, pois provavelmente, na maior parte das vezes perderia menos tempo se fizesse uma destas coisas e voltaria ao trabalho com muito mais produtividade. É que isto da internet é como as cerejas, de clique em clique, vai-se meia hora num instante, quando não é mais...
    Ana

    ResponderEliminar
  8. Confesso que até fui mais longe. De momento só já tenho o facebook (e não sou muito assídua, pelo menos na página pessoal) e também só sigo blogs que acho interessantes. É cá uma sensação de liberdade...

    ResponderEliminar
  9. Géssica Magalhães23/01/13, 20:25

    Coincidentemente, desativei minha conta do Facebook ontem! A conta do Tweeter também não há de durar muito tempo!!! Não preciso do Linkedin para contatos profissionais - nada que o Curriculum Lattes não resolva. Acompanho diariamente este blog, o blog Vida Organizada, Casa da Chris, Panelinha, Cupcakes and Cushmere e a Folha de São Paulo, mas nada me rouba tanto tempo quanto Facebook! Estou livre rs

    Géssica Magalhães (Juiz de Fora/ Brasil)

    ResponderEliminar
  10. Do Facebook eu ainda não saí por causa do namorado. Nós namoramos à distância e enviar mensagens e algum link que quero que ele veja é bem mais prático de se fazer através do chat do Face. Posto algumas coisas, na maioria das vezes coisas que quero que determinada pessoa veja, daí posto e marco ela. Mas não perco muito tempo olhando timeline, desmarquei o feed de muita gente e tô pensando seriamente em fazer uma limpeza.
    Quanto ao Pinterest eu uso da mesma forma que você, Rita, mais como um arquivo mesmo. Li recentemente um texto sobre 'limpar seu Pinterest', que é vistoriar seus pins para que todos eles direcionem para a fonte correta. Achei interessante, vai me demandar tempo, mas acho que vou fazer isso com os que já tenho e me certificar de que os próximos pins tenha a fonte correta.
    Estou também repensando algumas outras redes. Obrigada por nos inspirar, Rita.
    bjbj

    ResponderEliminar
  11. Rita,parabéns pelo seu belo trabalho!!!
    Fico muito agradecida se me passar os links dos blogs que você acompanha,pois estou engatinhando nesse mundo...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita! Eu tenho o facebook e uso-o sobretudo para fins profissionais de divulgação e promoção de eventos. Uso também o Bom dia Manhãs sempre que possivel e criei uma lista lá com os facebooks que mais gosto (incluindo o teu, minimalists, fly lady, becoming minimalist, simple mom, classy clutter e mais um ou outro do genero!) assim quando entro clico lá e aparecem os posts recentes apenas destas páginas de face!

    Tenho um Tweeter do meu blog mas confesso que até me esqueço dele! Fora isso não uso mais redes, não sinto falta. Em tempos fazia conta em tudo, neste momento não sinto vontade, tempo, paciência. Contento-me com várias outras coisas =) Quanto aos blogs que sigo tenho-os nos meus favoritos ou no meu blog.

    Gosto muito da Astrid. Faz-me pensar várias vezes também! Quanto a ti, acho q deves manter as redes que te fazem sentir bem, sentir feliz. Estar nelas por estar, sem sentir algo, ou objetivo acho que não compensa. Mais cedo ou mais tarde acabamos por abandonar =)

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita
    Podia informar mais sobre as redes tipo linkedin para os académicos?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  14. Das redes, uso apenas o Facebook, onde interajo bastante. Leio alguns blogs (poucos e bons, como este!), e acompanho diariamente as notícias pelo site da Folha de SPaulo. Só isso, mais nada. Mesmo assim, considero que gasto um tempo considerável nisso. Mas não vejo muito como reduzir... Talvez dando uma boa limpeza no FB, é uma boa idéia.

    ResponderEliminar
  15. Oi, Rita.
    Quais são os blogs que você seguia?

    www.osamoresdelulu.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  16. AMEI o texto! Muita coisa faço igual a você!
    Bjos

    ResponderEliminar
  17. Olá Rita!

    No meu caso - quase nada. Facebook e é só. A explicação em jeito de post

    http://melroazul.wordpress.com/2013/02/19/a-internet-as-criancas-e-as-redes-sociais/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...