18/03/2013

Uma coisa de cada

Os minimalistas não gostam de duplicados. Não gostam de ter coisas repetidas. Gostam de ter apenas aquilo que precisam e nada mais. 

Inspirada por este post da Nathalie, pus-me a pensar nas coisas que tenho em casa - e em tudo o que já doei/joguei fora.

Na sala tenho:

- 1 sofá de 2 lugares + chaise-longue onde cabemos os 4 mais os 3 gatos confortavelmente (apertados, ainda cabem mais)
- 1 tapete por baixo do sofá, para conforto (e porque adoro o meu Alvine Rand!)
- 1 estante Expedit
- 1 mesa com 2 cadeiras (e somos 4 cá em casa)
- 1 móvel de TV - grande demais para o meu gosto. Tem 3 gavetas grandes onde estão DVDs e CDs, mas como estou a pensar comprar um disco multimédia e passar tudo para lá, deixará de ser necessária essa arrumação; será substituído por uma coisa deste género.
- 4 prateleiras Lack 
- 1 aquário

Já não tenho a mesinha de madeira - quanto mais superfícies horizontais estão disponíveis, mais tralha se acumula...

 Agora, em vez dos castiçais (que a minha iguana fez o favor de partir), está sempre uma jarra com flores em cima da mesa...

Estas fotos já têm uns meses, e há coisas que agora estão diferentes. A decoração da casa está em constante evolução!

Já tive na sala um aparador cheio de louça - a louça foi fora/arrumada na cozinha e o aparador foi vendido; já tive uma mesa maior com 6 cadeiras (tudo vendido); já tive várias mesas de centro e mesas de lado; já tive mais estantes cheias de livros; já tive mais vasos com plantas; já tive muitos quadros nas paredes.

No quarto tenho:

- cama (é um estrado de ripas com colchão)
- cómoda Malm
- pequeno closet



Já tive 2 camiseiros, 1 cómoda, 2 mesas de cabeceira e 1 cadeira para largar a roupa - foi tudo vendido.

No quarto dos miúdos tenho:

- 2 camas - que serão substituídas por um beliche Tromso
- 1 estante expedit
- 1 cadeira para a roupa
(- roupeiro embutido)

A estante do lado esquerdo já se foi... agora só têm a Expedit, que virei ao contrário para ter menos superfície horizontal (superfícies horizontais = tralha acumulada). A televisão também já foi embora!

Já tiveram mais estantes, mais mesas e mesinhas de criança e tanta tralha que já nem me lembro.
Na marquise do quarto, que é o escritório deles, cada um tem uma secretária pequena, uma estante Billy e uma cadeira; os dois partilham um módulo de gavetas Vika Alex.

No meu escritório tenho:

- secretária (é um tampo com pernas)
- módulo de gavetas Vika Alex
- estante parecida com a Billy
- cadeira
- piano + banco
- terrário da iguana

A cadeira já foi substituída por outra...


Já tive estantes enormes e pesadas, secretárias cheias de gavetas - e o escritório cheio de papeladas e tralha que parecia não acabar.

Numa das varandas:
- mesa com 2 cadeiras (já tive uma mesa maior com mais cadeiras)

Na outra varanda:
- 2 estendais de roupa (dobráveis quando não são utilizados)

Na cozinha, além dos móveis de cozinha, tenho apenas uma mesa com 4 cadeiras. Não tenho mesinhas de apoio, estantes, armários para guardar mais tralha, nada.

Cada casa de banho tem, além das louças sanitárias, apenas um móvel: numa das casas de banho é um pequeno móvel de parede e na outra é um móvel debaixo do lavatório.


As vantagens de ter apenas o necessário são inúmeras! Uma das melhores: gasto menos tempo a limpar/arrumar/organizar... ou seja, fico com mais tempo para coisas mais interessantes!! Este é um dos maiores benefícios de ser minimalista!

20 comentários:

  1. Olá Rita!
    Estou cheia de boas intenções mas tá dificil de começar :)
    antes de destralhar qualquer coisa acho que tenho de ter o resto arrumado e é dificil...
    Mas não impossivel :)
    Obrigada pelo teu blog.
    Helena

    ResponderEliminar
  2. Aiii a tua casa é uma verdadeira inspiração!

    ResponderEliminar
  3. A sensação que eu tenho ao ler este post é que deve ser como morar numa casa de férias, em que só se tem o essencial, e parece que se está sempre de férias o ano todo. As casas de férias, por terem poucas coisas, tornam-se repousantes e obra tempo útil para fazer o que se apetece. Não sei se estou certa com a analogia, mas o facto é que de olhar para as fotos e ler o que escreveste, só me vinha à cabeça a palavra "prático!". Também tenho reduzido as tralhas aqui em casa, e lembro-me de ti muitas vezes (penso sempre "a Rita ia aprovar" ehehehehe).
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo em relação à ideia da casa de férias!

      Eliminar
  4. Uouuuuuuuu!!!!!! Parabéns! :)

    ResponderEliminar
  5. És uma verdadeira inspiração Rita! Sem dúvida! Penso muito em ti cada vez que olho para as minhas milhentas coisas e me apetece despacha-las!! Quero uma vida assim simples e desimpedida!!

    ResponderEliminar
  6. O espaço é um bem precioso. Creio mesmo que espaço, tempo e luz solar são nossos bens mais preciosos. Admiro sua casa, por dar valor ao espaço, sem pretender acabar com todo ele enchendo-o de coisas pouco úteis...

    ResponderEliminar
  7. Quanto à troca das duas camas dos meninos por uma beliche: isso será bom em termos energéticos? Não entendo muito de Feng-Shui, mas me lembro por alto de que não recomendam travas, vigas, nada por cima de nossas cabeças, principalmente quando dormimos.

    ResponderEliminar
  8. E mais um post que me fez repensar as coisas que tenho em casa! É disto que gosto mesmo! :) Estou a pensar na mesa e nas duas cadeiras que tenho na varanda... Praticamente não uso, estão ali a ganhar pó e depois só dão trabalho a limpar. Valerá a pena ter mobília na varanda? A verdade é que passo algum tempo na varanda, mas sentada no chão ou em pé, por isso vou pensar bem se não será melhor despachar a mobília...

    ResponderEliminar
  9. Brutal!!! Mas onde guardas os tecidos e linhas etc... eu tenho carradas de coisas, então que penso algum dia vir a fazer alguma coisa com isso, meu deu... são imensas.

    Quando, mudei de casa fiz um erro... mudei de um dia para o outro... arrumei coisas que nunca mais arrumei. E não gosto de "perder" tempo a arrumar essas coisas. Às vezes da-me na cabeça e lá destralho mas é muito raro... a preguiça é muito grande. :( Às vezes penso, o meu dia acaba quando saio do trabalho, faço e jantar, janto e depois não faço mais nada em casa. Passeio muito, chego a casa e não me apetece fazer nada... :( tenho de mudar isso e não sei nem tenho "força" para começar.

    ResponderEliminar
  10. olá, rita
    estou a destralhar a minha casa (devias ter direitos de autor na palavra ;) acho que foste tu que a começaste a usar). embora já te leia há mais de um ano ainda só consegui apanhar as tuas dicas de como/onde doar. mas onde/como vendes as coisas de que desfazes? online? dicas para vendas eficientes e seguras, não tens?
    continuação de bom trabalho na tua vida e na nossa pois és uma tremenda fonte de inspiração, provas que é possível mesmo para as pessoas reais.
    paula

    ResponderEliminar
  11. This is amazing Rita!!! I am really glad I can inspire you!!! Your house looks really GREAT!! Parabens (hopefully this really is "congratulations" as google translate says it is...)
    love&peace,
    nath
    xox

    ResponderEliminar
  12. Vanessa Carvalho19/03/13, 03:40

    Amei Rita e mais uma vez, parabéns!!!
    Eu cá estou a tentar a cada dia me tornar minimalista e vc és uma forte inspiração em minha vida....
    Que continues a nos inspirar a cada dia
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita,

    Te encaminhei um e-mail, mas acho que não recebeu...
    Neste, te enviava um link (abaixo) de uma casa que vi na internet que inspira paz e frescor e, melhor, quase nenhum trabalho...
    Amo seu blog. Abraços.

    Elaine Faustino (Brasil)

    link: http://casavogue.globo.com/Arquitetura/noticia/2013/03/um-pequeno-terreno-uma-grande-casa.html

    ResponderEliminar
  14. wow adoro!!! eu ate fico com vergonha de mostrar as tralhas que para aqui tenho, muita coisa livrava-me dela de bom grado mas tinha de falar com o senhorio primeiro (se bem q na minha casa em Lisboa tenho coisas a mais pro meu gosto).
    Adoro os livros arrumados por cores, adoro os armarios brancos e sem tralhas :)

    ResponderEliminar
  15. Cada vez que passo por aqui fico super inspirada e até já comecei a fazer pequenas alterações em casa mas a verdade é que, de repente a familia passou de 3 para 5 elementos e agora, sendo ainda os gémeos bébés, parece-me a altura ideal para minimizar a tralha e agilizar todas as rotinas domésticas, mas, por outro lado, com tantos afazeres e tanto stress, acabo sempre por não conseguir os meus objectivos. talvez seja melhor estar numa fase mais tranquila, não?

    ResponderEliminar
  16. Parece-me tudo bem, mas...como fazes para receberes visitas? Um jantar de aniversário com a família mais proóxima (mesmo que sejam só mais quatro pessoas). Onde as sentas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que isso cabe à Rita questionar se é necessário.
      Posso falar-te da minha experiência - eu tenho aquilo que acho necessário - tenho uma mesa na cozinha. Essa mesa não é grande mas dá para acrescentar cadeiras (ou no meu caso, tenho 2 bancos desdobráveis do IKEA arrumados na despensa). É muito raro ter gente em minha casa mas já recebi muitos amigos (já tive 15 pessoas a comer em minha casa) e desenrascá-mo-nos, ninguém se queixou, ninguém recusou convite.
      Mas, no meu caso, não tenho muitas vezes pessoas em casa (excepto os meus pais que vêm cá comer algumas vezes por mês).

      As pessoas estão apegadas ao seu estilo de vida e não conseguem entender que isso não é o essencial para cada um de nós. Eu, por exemplo, não imagino ter um conjunto de 200 peças ou um faqueiro XPTO para ser usado 2 vezes por ano, não imagino ter uma sala de jantar com mobília que me custa os olhos da cara só para "fazer bonito" aos convidados que tenho de ano-a-ano, não imagino trocar o meu espaço da biblioteca, de descanso/leitura/brincadeira (zona de almofadas), etc para ter um canto na casa que só me dê trabalho a limpar e para ser usufruído 1 ou 2 vezes por ano...mas isso sou eu.

      Com boa vontade, verdadeiros amigos e bons familiares tudo se arranja e tudo se consegue e, no meu caso, NADA é um problema desde que haja boa comida :D

      Eliminar
  17. Esse post já tem dois anos e acabei de me apaixonar pela decoração da sua casa. Muito. A resolução da sua camera também é ótima! Mal posso esperar para ver como sua casa está hoje em dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! A sala e o escritório estão um bocadinho diferentes. Tenho que pôr fotos atuais!

      Eliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...