10/04/2013

Como começar a praticar yoga



O yoga tem muito que se lhe diga. O yoga é toda uma filosofia de vida – não é só a parte física, aquelas posturas com ar muito complicado que vemos em fotografias. As posturas – os asanas (lê-se ássanas) – são apenas uma das partes do yoga. Mas é sobre elas que vou falar hoje, pois representam o lado do yoga mais conhecido de todos nós.

Quem acompanha este blog há algum tempo sabe que recentemente comecei a fazer meditação, tornei-me vegetariana e iniciei-me no yoga. Resumidamente, nunca me senti com tanta energia e tão bem disposta e alegre como agora. Os benefícios do yoga e da meditação, tanto para o corpo como para a mente, são bem conhecidos e comprovados cientificamente.

Já recebi emails de leitoras que dizem que já praticaram yoga e agora, desde que comecei a falar sobre isso aqui no blog, apanharam novamente o bichinho do yoga e voltaram a praticar. Fico muito feliz, mesmo! O yoga (e a meditação é uma das partes do yoga) é mesmo uma actividade capaz de mudar vidas. Relembro o caso da Nathalie, que sofria de esclerose múltipla e curou-se graças a uma mudança no seu estilo de vida, que incluiu simplificação, vegetarianismo, reiki, yoga e meditação.

Mas, para quem nunca praticou yoga, como começar? Como já várias leitoras me questionaram acerca disto, vou partilhar o que aprendi nestes últimos tempos. Disclaimer: eu não sou professora de yoga nem especialista no assunto!

Eu nunca tinha feito yoga, mas sempre fiz desporto, incluindo pilates. O pilates partilha muitas posturas com o yoga, por isso penso que para quem tem experiência de pilates, a iniciação no yoga será mais fácil. Já nem me lembro como é que me lembrei de começar a praticar yoga. Acho que foi uma coisa inconsciente, que veio cá de dentro, da alma – tal como o deixar de comer carne e peixe…

Já tive (e tenho) aulas de yoga tibetano, mas não tem nada a ver como o conhecido hatha yoga (o yoga “normal”, o que costuma ser praticado nos ginásios). Como tenho bem consciência do meu corpo, ou seja, tenho noção se tenho as costas direitas ou curvas, se tenho os joelhos fletidos ou não, mesmo sem um espelho à frente, comecei por pesquisar vídeos de yoga no youtube, para fazer em casa. A ideia era fazer um bocadinho de yoga, sobretudo alongamentos, à noite, antes de me deitar.

Foi assim que descobri o Ekhart Yoga. Graças ao canal noyoutube, cheguei ao site e adorei! Fiz a subscrição e desde aí não parei. A ideia inicial de fazer alongamentos à noite evoluiu para aulas de yoga de manhã e muitas vezes à tarde também. Comecei logo a ver efeitos positivos no meu corpo e disposição e pronto, o bichinho ficou… Um mês depois de ter começado com as aulas online, fui pela primeira vez experimentar uma aula de yoga no ginásio. O professor mostrava uma versão simples e uma versão avançada de cada asana – fiz quase sempre as versões avançadas. No fim da aula, o professor disse-me que eu já devia fazer yoga há muito tempo… Não, há 1 mês, disse eu. Fiquei mesmo contente e com vontade de praticar mais e aprender mais sobre esta filosofia. Dois meses depois, já consigo fazer asanas mais complicadas como a minha preferida, parsva bakasana (e começamos a aprender os nomes estranhíssimos, em sânscrito, das asanas). Mas, como disse, o yoga não é só conseguir fazer essas posturas complicadas – o yoga é muito mais que isso. A parte física do yoga é apenas uma pequena parte (mas mais sobre isso num outro dia).

 Parsva bakasana

Se queres experimentar o yoga e já tens experiência de pilates, penso que não terás problemas em seguir um vídeo online. Se nunca fizeste nenhuma destas coisas, talvez o melhor seja começar num ginásio, com um professor, para que ele possa logo de início corrigir o alinhamento, para não fazeres coisas mal feitas que poderão até ser prejudiciais em vez de benéficas. Se tens consciência do teu corpo e da tua postura, podes experimentar os programas para principiantes do site que referi, o Ekhart Yoga, onde tudo é explicado ao pormenor (mas sempre em inglês).

Mais alguns conselhos:

- pratica yoga de estômago vazio
- antes da prática do yoga há sempre uns minutos de meditação, para nos acalmarmos e centrarmo-nos
- a prática do yoga deve acabar sempre com um relaxamento, em savasana (uma postura deitada no chão, de barriga para cima), de pelo menos 10 minutos (o relaxamento final é mesmo importante)
- para praticar yoga em casa, basta um tapete e roupa confortável (às vezes faço as práticas menos puxadas de pijama)
- para praticar yoga é necessária concentração; não interrompas a prática para atender o telemóvel!

Adho mukha svanasana (a sério, tirei a foto nessa posição...)

Espero sinceramente que o bichinho do yoga pegue! Se experimentares, depois diz-me como correu! E se tiveres perguntas, terei muito gosto em (tentar) responder!

13 comentários:

  1. Olá Rita!
    Já tinha feito as aulas de yoga num ginásio há uns anos e adorei! Mas foram poucas e não deu para aprender para fazer sozinha... Meditação já faço há uns anos (tal como reiki, ainda que me tenha desleixado um pouco) mas preguiçosa como sou precisava de exercício físico: adoro nadar, mas no verão (não há piscina aquecida o suficiente para mim no inverno) por isso optei pelo yoga que junta corpo, mente e exercício sem acelerações :) Fui hoje à primeira aula e venho de lá nova! E a parte melhor de todas: há aulas as 6h30!(da manhã sim!)
    Só os nomes das asanas é que vou demorar a aprender...
    Obrigada mais uma vez pela inspiração!

    ResponderEliminar
  2. Ahhh, Yoga!! Já pratiquei uma vez (na academia) e adorava! Espero voltar a praticar um dia.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. Parabéns por esta iniciativa de incentivar a prática do yoga, eu também já fiz aulas mas tive que deixar, e nunca consegui fazer sozinha em casa, mas eu amo yoga e toda a sua "filosofia". Vou ser sua seguidora aqui de longe, do Brasil.
    Bjs, Valkyria

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita.
    Há imeeeeeenso tempo que sigo o teu blog, mas acho que nunca comentei. Quero dizer-te que és uma inspiração para mim e se quiseres saber como me inspiraste lê a minha última mensagem em : http://misselegancejournal.blogspot.pt/. Falo de ti lá.
    Bjs
    Namaste

    ResponderEliminar
  5. Olá Rita! Que interessante ver um post teu sobre yoga precisamente no dia em que recomecei a fazer.
    Hj finalmente consegui levantar-me a horas decentes e fazer yoga antes de vir para o trabalho.
    Eu faço as sessões de Namaste Yoga (http://www.youtube.com/watch?v=7drLSbrHft0), fiz o download do torrent na net.
    Gosto imenso dos videos! Se puderes dá uma vista de olhos.
    Nota: Reparei que o teu gato fica ao pe de ti enquanto fazes yoga, eu tenho um cao de 5 meses e é absolutamente impossivel deixa-lo ficar na sala aonde faço exercicio! Fica histérico :)
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  6. Ola!
    Já fiz Chakra yoga e gostei bastante, o meu interior mudou para sempre. Infelizmente as aulas terminaram no ginásio onde eu estava e nunca mais fiz. Ainda bem que encontro alguém que perceba destas coisas e que pratique, pois gostaria de trocar algumas ideias...
    Aqui fica o meu email: pokadupaff@gmail.com, se preferires pelo blog, também pode ser!

    Namastê

    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. É a primeira vez que leio o teu blog... logo nas primeiras linhas fiquei convencida "vegetarianismo" e "yoga" ehehe :)
    Também sou vegetariana, fiz um curso de iniciação ao reiki e durante algum tempo pratiquei yoga de forma autónoma em casa e também meditação. Sem dúvida que aconselho. Acabei por desistir um pouco mas por outras razões e agora que entrei para um ginásio tenho ido ás aulas de pilates e quero experimentar as de yoga...

    Obrigado pelo post, gostei muito de ler... Nunca consegui fazer as posições mais complicadas, mas quem sabe um dia
    ;)

    ResponderEliminar
  8. Fantástico Rita ! Parabéns. Penso que faz todo o sentido um estilo de vida mais saudável e estou com vontade de começar na meditação e no yoga, quanto a alimentação tento fazer para mim receitas sem carne sobretudo, mas as vezes falta a paciência de fazer menus personalizados... Ja tenho o site de yoga nos favoritos , pode ser que seja uma ajuda para terminar tese de mestrado ;)

    ResponderEliminar
  9. Vou começar pelo Pilates, depois te direi. :)

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita
    Descobri o teu blog e desde então estou colada a ler. Identifico-me com muita coisa que escreves e penso que é desta que vou deixar de procrastinar e passar à acção a destralhar a minha vida e a minha casa. Gostaria, no entanto, de te pedir uma ajuda no que diz respeito ao yoga. Sempre fiz desporto em ginásio mas desde há uns anos para cá deixei de o fazer e agora decidi-me por 3x semana de natação.Sempre tive curiosidade em praticar yoga e, depois de ler os teus posts, decidi-me. Eu gostava que me aconselhasses/orientasses,se tiveres um tempinho e paciência para uma aspirante a praticar yoga com muita vontade de aprender, porque é um tema que eu não sei praticamente nada mas já ando a ler muito sobre o assunto. Pensei mandar vir os livros do Baron Baptiste (medo, nunca mandei vir nada da net...). Também já vi os videos da Esther Ekhart e realmente é possível fazer em casa e eu ia adorar fazer ou de manhã cedinho ou à tardinha. Se me puderes dar uma ajudinha sobre o melhor caminho era muito bom. És uma inspiração !! Obrigada e um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa,
      O melhor é mesmo aulas com professor. Depois, os videos online da Esther Ekhart. Os livros serão numa fase posterior (é mais difícil começar a fazer yoga através de livros...)

      Eliminar
  11. Adorei o post! É algo que tenho que experimentar com certeza ;)
    beijinhos
    viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...