28/05/2014

Como prestar mais atenção ao longo do dia

Mindfulness, ou atenção plena, é simplesmente estar presente no momento, prestar atenção ao momento presente. O mindfulness é uma técnica budista que cada vez é mais usada hoje em dia pelos psicoterapeutas e afins. De facto, os cientistas afirmam que as vantagens de praticar a atenção plena são inúmeras e incluem mais auto-controlo, objectividade, tolerância, equanimidade, maior concentração e clareza mental, aumento da inteligência emocional, e capacidade de se relacionar com os outros e consigo mesmo com bondade, aceitação e compaixão.

Então, como praticar a atenção plena no dia a dia? Já aqui escrevi sobre o poder de parar, comer com atenção plena e várias outras formas de praticar atenção plena.

Aqui ficam mais ideias para trazer mais atenção para o nosso dia a dia...

1 || Faz uma coisa de cada vez

O multi-tasking já não está na moda, felizmente! No trabalho, em casa, na rua, faz uma coisa de cada vez - se estás a ler um livro, lê e não converses; se estás a falar com os teus filhos, ouve-os e não olhes para a televisão; se estás a trabalhar num projecto, concentra-te nele e não abras o facebook ou o email só para dar uma espreitadela rápida; se estás a andar a pé, sente o chão debaixo dos pés e não penses no que vais fazer para o jantar. Faz uma tarefa de cada vez e direcciona toda a tua atenção para essa tarefa.

2 || Toma atenção à respiração

Prestar atenção à respiração é uma das coisas mais simples e eficazes para combater a ansiedade e o stress, além de ser uma maneira rápida de voltar ao momento presente. Estamos sempre a respirar, mas fazêmo-lo de forma inconsciente. Prestando atenção à respiração, nem que seja uns 2 minutos algumas vezes ao dia, permite-nos abrandar a respiração, acalmando o sistema nervoso. 

Uma das maiores mudanças que vejo em mim desde que comecei estas práticas do yoga, meditação e afins, é na respiração, na forma como respiro. Agora respiro melhor, a minha frequência respiratória diminuiu e mesmo em situações em que ficava ofegante, como no ginásio a fazer cardio, agora não fico e assim canso-me menos. Quando estou a ficar mais nervosa ou irritada, páro e respiro profundamente - a irritação ou o nervosismo passam. Nestas situações costumo usar a respiração Ujjayi, que se usa tradicionalmente na prática de ashtanga yoga.

3 || Come em silêncio e sem distrações

Devo dizer que esta é, para mim, difícil. Quando como sozinha, ou leio ao mesmo tempo ou vejo televisão. Comer com atenção plena é olhar para a comida, pôr pouca quantidade na boca, sentir os diferentes sabores e texturas e mastigar bem antes de engolir. Comer com atenção plena permite-nos saborear melhor a comida, comer mais devagar e, assim, comer menos.

4 || Observa os pensamentos

Pára, fecha os olhos e observa o que vai na tua cabeça. Não julgues os pensamentos, não te agarres a nenhum pensamento - observa-os apenas, sem os julgares ou classificares. Assim, consegues perceber que a tua mente tem uma voz própria, que é barulhenta e dificilmente se cala, mas tu não és a tua mente e não precisas de lhe dar ouvidos sempre. Distancia-te dela, colocando-te no lugar de observador. Assim, conseguirás que os pensamentos não perturbem a tua paz interior. 

Por exemplo, quando chego ao trabalho, a minha mente costuma dizer-me que quer comer um pastel de nata ou um palmier coberto com doce de ovos e açúcar... Geralmente eu fazia-lhe a vontade e lá comprava o bolo, comia-o e ficava cheia de remorsos a seguir... Agora, na maioria dos dias, deixo a mente falar, mas distancio-me do que ela me diz e não lhe faço a vontade, porque na verdade eu não sinto fome e não tenho necessidade fisiológica nenhuma de comer um bolo naquele momento. Resumindo, não acredites em todos os teus pensamentos e não os leves demasiado a sério.

5 || Não faças nada

Não precisas estar sempre a fazer alguma coisa. Pára durante 5 minutos - vai para a rua, senta-te, elimina as distrações e não faças nada. Observa apenas o momento presente - os pássaros que cantam, o ar a entrar e a sair pelas narinas, a brisa na pele, o cheiro das flores. Vais ver que o que sentirás é gratidão pelo que tens à tua volta. O que nos traz mais felicidade são as pequenas coisas, certo?


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!



16 comentários:

  1. Mais uma vez Rita os seus posts parece que aparecem nos dias certos para mim! Obrigada! :)

    Elisa Resina

    ResponderEliminar
  2. Simples, direto e 100% prático, como sempre. Adorei!

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom relembrar o quão importante é o mindfulness ;)
    Grata pela partilha ;)

    ResponderEliminar
  4. Adorei, obrigada!
    Mas se devemos nos distanciar dos pensamentos, como aplicar o método GTD de coleta o tempo todo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto não é para estar sempre a fazer!! É de vez em quando, algumas vezes ao dia, parar e observar a mente...

      Eliminar
  5. ADOREI :)
    Tenho mesmo que começar a colocar em prática, tudo o que referes. Este post veio ter comigo, e estava mesmo a precisar dele ;)
    Bjs
    Romã :)

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelo post! É muito bom e sugestivo! :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Obrigada, Rita. O que escreve faz muito sentido para mim. Pequenas coisas que fazem a diferença!

    ResponderEliminar
  8. Rita como sempre escreve maravilhosamente bem! Boa noite..

    ResponderEliminar
  9. Ai está algo tão fácil de dizer e tão dificil de fazer!
    E deixo um exemplo: normalmente trago uma peça de fruta para o lanche da manhã, que ocorre lá para as 11:30.
    Hoje resolvi trazer um pão (minha perdição) com fiambre.... Não consegui me concentrar, ainda não são 10 horas e já o comi porque o meu pensamento não saia do lanche impossibilitando-me de trabalhar... Fui tão fraca ao não conseguir vencer estes maus pensamentos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sónia, ou você pode olhar por um outro ângulo: "olha, notei que não consigo me concentrar direito se trago lanche gostoso. Voltemos às frutas e deixemos o fiambre para outra hora.". Foi bacana você ter descoberto esse padrão de comportamento em si. Agora é trabalhar para melhorar um pouquinho a cada dia. :)

      Eliminar
  10. Adorei a dica. Uso o mindful como aplicativo no iphone...adoro!

    ResponderEliminar
  11. Muito bom o post. E gostei da técnica no vídeo. Vou praticar. Tanto a técnica da respiração quanto a atenção plena durante o dia.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...