05/05/2014

Dicas para casas de banho minúsculas

Em casa tenho duas casas de banho: uma normal, grande, com bastante espaço, que está no corredor e é usada sobretudo pelos meus filhos; e uma minúscula, no meu quarto, que eu uso sempre.

Esta casa de banho é muito pequena. Tem apenas 2 metros quadrados e dentro deles, uma janela grande, um poliban, uma sanita e um lavatório. Nada mais. Nem tem espaço para mais. No entanto, é a casa de banho que eu mais gosto e é raríssimo usar a outra.

Mas devo dizer que no início foi uma dor de cabeça que perceber como é que podia maximizar o espaço da minúscula casa de banho de modo a ter lá tudo o que precisamos (eu e o J.) para não ser necessário usar a outra e deixá-la para os miúdos.

A solução foi um armário de parede pendurado por cima da sanita. 


No armário guardo tudo o que preciso no dia a dia. Como tudo cá em casa, um destralhamento frequente é necessário para que não se acumulem coisas de que não precisamos. Costumo tirar tudo, tudo, do armário, limpo-o e vejo cada frasco, boião, caixa, um a um, e elimino o que já não uso, não preciso ou está fora do prazo. Depois do último destralhamento, o interior do armário ficou assim:


Na prateleira de cima, os medicamentos que temos (e raramente usamos), que são sobretudo anti-histamínicos para a minha rinite alérgica, paracetamol e ibuprofeno, xaropes para a tosse e pouco mais. além das coisas básicas como álcool, água oxigenada, pensos rápidos, etc.

Na prateleira de baixo, as coisas do J. do lado esquerdo, as minhas do lado direito. O copo azul guarda a minha maquilhagem (tenho MUITA, portanto) e o rosa guarda as coisas para mani e pedicure. Tenho frascos com produtos de beleza naturais feitos por mim e ainda alguns comerciais que quero substituir...

A prateleira do meio tem pouca coisa... A caixa amarela guarda tudo o que é acessórios para o cabelo que só uso no verão; durante o resto do ano ando com o cabelo solto ou preso com uma mola. Aliás, já não tenho o cesto que tinha em cima do armário que se vê na primeira foto, onde guardava o secador e alisador de cabelo, equipamentos que usava todos os dias quando tinha franja. Agora, já não preciso. Nem no inverno seco o cabelo... Anda à solta, seca ao ar, rebelde como eu, mas é assim que gosto e que me fica bem... Podes ver aqui como ele é na maioria dos dias.

Há tempos guardava tudo o que era toalhas e lençóis neste móvel muito bonito e antigo que estava no corredor:


Arranjei espaço para essas coisas na cómoda do quarto e pude oferecer o armário a uma amigo.


A maior vantagem de ter uma casa de banho minúscula é óbvia: não dá mesmo para acumular tralha lá dentro. E tem outras vantagens e é por isso que uso esta minúscula e não a outra casa de banho grande: tem uma janela virada a sul, ou seja, muita luz natural, e está dentro do meu quarto sendo, portanto, de mais fácil acesso durante a noite e dá mais jeito para me despachar de manhã... É minúscula, mas adoro-a!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

8 comentários:

  1. Parece que adivinhas, :-) ainda a semana passada fiz um post a queixar-me que não sabia o que fazer na minha "casa de banho minúscula" para a rentabilizar e dar uma graça...

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Felizmente tenho uma casa de banho grande mas tenho "alguém" que me ajuda a não acumular tralha :)

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  3. Esse armário por cima da sanita já foi pensado como solução para a minha casa-de-banho. :)
    Mandaste fazer ou foi comprar e instalar?
    bjs

    ResponderEliminar
  4. A minha casa de banho também é pequena, e cabe lá o essencial. Mas o que mais gostei foi do Wake up light?
    Rita, ando aqui ao tempo a pensar se vale a pena ou não. É que tem um preço fora do normal. Os videos que tenho visto no youtube corresponde à verdade? Vale a pena perder a cabeça?
    Obrigada, beijinho

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curiosa para saber para que serve a mica colada no interior da porta do armário...

    ResponderEliminar
  6. Parabéns pelo blog. Principalmente no que tange a organização. Muito bom!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...