09/05/2014

Novos hábitos, um de cada vez

aqui referi que não gosto nada daquela história da implementação dos hábitos... que tem que ser um de cada vez e que demora algum tempo (aqui há grandes divergências, mas um bom número são os 21 dias) até que o hábito se entrenhe. Eu não gosto destas premissas, mas a verdade é que... é mesmo assim que resulta.

Apercebi-me que há uma série de pequenos hábitos que fui adquirindo nos últimos meses... e um de cada vez.

No fim do ano passado, penso que em Novembro, comecei a beber água morna com sumo de limão ao acordar. No início custava, esquecia-me, sabia-me mal (ainda sabe), mas lá fui fazendo. A dada altura tornou-se uma coisa que faço sem pensar. 

Depois começei a fazer o oil pulling. O hábito de beber água com limão já estava bem estabelecido e foi só lembrar-me de fazer o oil pulling antes de beber o sumo. Como é uma seca estar 10 ou 15 minutos a bochechar óleo, tive que arranjar qualquer coisa para fazer durante esse tempo - lavo a louça que ficou da noite anterior, varro a cozinha se necessário, dou comida aos gatos, limpo-lhes o caixote... Em menos de nada, esse hábito também se entranhou em mim. Limões e óleo de coco biológico são dois produtos comuns nas minhas listas de compras.

Comecei também a fazer com regularidade uma técnica ayurvédica recomendada por muitos médicos ocidentais, incluindo o famoso Dr. Oz - o jala neti. Há tempos que ando a pensar em fazer um video sobre esta técnica, mas, resumidamente, o jala neti consiste em inserir água, geralmente morna e salgada, numa narina, com a cabeça inclinada, de modo a que a água saia pela outra narina. A passagem da água de uma narina para a outra limpa as fossas nasais e alivia imenso quem sofre de alergias (como eu), sinusites e coisas do género.

Depois, comecei a fazer smoothies para o pequeno-almoço, penso que no início deste ano. Comecei só com fruta, porque sabem muito melhor que os outros que levam vegetais... Este hábito foi o mais rápido a formar-se, porque, ao contrário da água com limão e do oil pulling, gosto mesmo de beber smoothies de manhã. E quando não bebo um smoothie ao pequeno-almoço, como aconteceu há uns dias, em que comi uma torrada com leite com chocolate, sinto diferença - se sinto!! Mais recentemente, comecei a fazer smoothies mais verdes (com vegetais) e sumos de vegetais. O açúcar da fruta não é uma problema para mim (nem para outros), ou seja, não me provoca picos de açúcar no sangue que depois dão fome, mas os vegetais, como aipo, pepino, couve, bróculos, cenouras, etc., têm muitas outras vantagens.

Outro hábito que já tive há alguns anos e depois deixei ou só fazia de vez em quando, era levar 1 litro de chá, geralmente verde, numa garrafa térmica para o trabalho. Agora não falha! Dá 4 chávenas de chá que vou bebendo ao longo do dia. Com este hábito de levar chá de ervas para o trabalho, deixei outro hábito menos bom - já não bebo chá preto!

Neste momento estou a trabalhar num outro hábito que dizem que faz maravilhas - a escovação corporal a seco (ou dry skin brushing). É fácil, não demora muito tempo e penso que será mais um hábito fácil de implementar!

Mas também tenho uma série de hábitos menos bons que ainda não consegui deixar... Por exemplo, um chocolate a seguir ao almoço não falha... preciso do cacau para o cérebro trabalhar. A parte boa é que já não o faço ao fim de semana e muitas vezes como o meu chocolate saudável em vez dos chocolates comerciais cheios de açúcar e outras coisas más...

E também há uma série de hábitos bons que ainda não consegui implementar... Por exemplo, ainda não consigo levantar-me todos os dias à hora desejada (6h), de forma consistente. Uns dias consigo, outros dias não (e tem a ver sobretudo com a hora a que me deito...). Também ainda não consigo ter uma prática de ashtanga vinyasa yoga 6 vezes por semana, como manda a tradição, mas isso está relacionado com o hábito de levantar cedo... Enfim...

O que interessa é que conseguimos realmente adoptar novos hábitos e livrarmo-nos de outros, pequenos ou grandes, se realmente trabalharmos nesse sentido!


>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

25 comentários:

  1. Olá, tb eu sofro de alergias nesta altura e este ano estou a experimentar só a vitamina C em suplemento e parece-me estar a funcionar. ainda n precisei do anti histaminico. o que achas disto? ja experimentaste? obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já tomei um antihistamínico uma ou duas vezes agora em Maio... mas sinto imenso alívio sempre que faço o jala neti... Em relação à vitamina C, como imensas laranjas e outra fruta, por isso não uso suplementos.

      Eliminar
  2. Eu introdui a água com o sumo de limão..mas nao tão regular como gostaria...mas comecei a fazer ioga duas vezes por semana e ginástica uma vez!
    Devagarinho, vai!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita!
    Tens sido uma inspiração na minha vida, quer a destralhar quer a implementar novos hábitos. Beber agua com limão foi o primeiro bom hábito a adquirir e como sofro de rinite/sinusite alérgica estou a usar um sistema (Rhinodouche) que descobri na farmácia e é baseado no jala neti que limpa as fossas nasais e me tem aliviado imenso.O próximo hábito a adquirir vai ser beber todos os dias um belo smothies, já o vou fazendo...mas ainda não se tornou rotina!!! Adoro ler-te, continua desse lado ;-))
    Nelly Vicente

    ResponderEliminar
  4. Olá Rita,
    Parabéns pelo seu blogue, que adoro. Obrigada pelas fabulosas dicas.
    Quanto aos hábitos, concordo, vão lá com persisitência, mas depois ficam entranhados.
    Eu adoro beber água com limão pela manhã, sinto que me faz muito bem. Faço diariamente, e agora habituei-me apenas durante a semana ( 5 dias), a levar uma garrafa com 1 litro de água, com sumo de limão e gengibre ralado. Ao princípio era estranho, mas como me faz bem, habituei-me a fazê-lo :)
    A seguir tenho que me habituar aos smothies pela manhã, pois são um excelente meio de ingerir bons nutrientes e fibras pela manhã.
    Beijinhos e Bom fim-de-semana :)
    Romã:*

    ResponderEliminar
  5. Rita, tava pensando, encontrei seu blog buscando mais organização, foi nele que conheci e me apaixonei perdidamente pelo minimalismo. Depois comecei a estudar a Ayurveda, a qual me apaixonei perdidamente também! rs

    E você começou com a Yoga, e os posts mais específicos da prática não me interessavam tanto, mas os posts 'filosóficos'. E agora vejo posts como esse aqui tão 'ayurvédicos' e fico feliz! rsrs...

    Quanto mais estudo sobre Ayurveda, mas me apaixono, me identifico, mais me sinto melhor comigo mesma e com o mundo. Essas práticas físicas também fazem muito sentido para mim.

    E eu só escrevi isso tudo, que talvez nem te interesse rsrs... para fazer uma coisa que estou tentando transformar em hábito, agradecer as pessoas que me inspiraram e que contribuíram com meu caminho.

    Então, Rita, todo esse comentário se resume em uma palavra: GRATIDÃO! Obrigada pelo tempo que gasta escrevendo o blog, contando sobre sua vida, porque te ler me ajudou muito a chegar até aqui. Aqui onde as coisas fazem mais sentido, onde eu aprendi a levar a vida com mais leveza... GRATIDÃO!

    PS: Temos no Brasil um estudiosa do Vedanta que tem umas palestras muito legais no Youtube, a Gloria Arieira. Caso você se interesse: https://www.youtube.com/results?search_query=gloria+arieira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Eu também estou cada vez mais apaixonada pela Ayurveda! Vou ver essa Gloria Arieira, obrigada pela dica!

      Eliminar
  6. Sempre que me sinto desmotivada venho a este blogue e fico logo cheia de motivação, é certinho! Obrigada Rita :)

    ResponderEliminar
  7. Seu post tem tudo a ver com o livro que estou lendo no momento: O PODER DO HÁBITO. É fabuloso, diz exatamente isso: é possível adotarmos novos hábitos e deixarmos outros quando queremos. Este livro e seu blog têm me ajudado a implantar hábitos de organização na minha vida, e consequentemente a ser mais feliz. Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  8. Sei que foge um bocadinho ao tema do blogue mas gostava de saber se os produtos de cosmética que usas são biológicos.

    Mesmo que não sejam aconselhas alguma marca?

    Só conheço o Celeiro mas tem pouquíssimos produtos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo faço um post sobre isso, mas uso poucos produtos e faço muitos deles em casa. Já falei um pouco sobre isso aqui http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2011/10/tratamentos-faciais-caseiros-naturais-e.html e aqui http://busywomanstripycat.blogspot.pt/2011/11/tratamentos-de-beleza-caseiros.html

      Eliminar
  9. Ana Vermelho12/05/14, 10:31

    Olá Rita! Queria colocar uma pergunta importante: quem sofre do estômago e toma omeprazol em jejum (25 mn. antes de poder comer) também pode beber o copo de água morna com limão ou não uma vez que é ácido? Agradeço resposta, pois é muito importante para mim saber este facto.
    Bjo. A. Vermelho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana,
      Eu não sou médica, por isso não posso responder a essa pergunta... Mas o limão tem um efeito alcalino no corpo, não ácido, e é por isso que é tão bom para a saúde.

      Eliminar
    2. Ana Vermelho13/05/14, 09:44

      Eu já iniciei hoje este belíssimo hábito, quanto ao m... não sei por causa do seu estômago... Não me custou a beber... bjinhos. A. V.

      Eliminar
  10. Olá Rita, que post bacana!
    Aprendi com uma terapeuta ayurvédica uma técnica para hidratar a pele com óleo de coco biológico, ela recomenda que não usemos cremes hidratantes, pois entope os poros e cria uma camada na pele que dá a sensação de hidratação, mas é muito nociva! ela explicou detalhadamente que a hidratação com óleo biológico é muito mais saudável e eficaz na hidratação da pele. Inclusive serve como demaquilante. Uso o óleo de coco biológico no corpo logo após o banho, uso nos lábios, nas pontas do cabelo e nos pés rachados, é incrível o resultado!
    Sou sua fã!
    bjs, Josi

    ResponderEliminar
  11. Olá Rita,

    Não tem este nome "jala neti" mas a técnica faz-se nos tratamentos termais, por exemplo, em S. Pedro do Sul. Lembro-me que quando o fiz não achei piada nenhuma. Imagina, água sulforosa quente (cheira mal!) a entrar por uma narina e a sair por outra... yach! Era a água das das termas a cair e as lágrimas também. Mas sim, respiras melhor, é uma boa técnica para aliviar as alergias :)!

    Os hábitos, pois os hábitos, como eu gosto de me dizer "baby steps em 21 dias" :)! Um dos últimos que ando a treinar é "não acumular artigos científicos impressos" em cima da minha mesa e este foi por contágio ao ler-te.

    Uma semana feliz,
    Maria

    ResponderEliminar
  12. Olá Rita,

    Muitos parabéns pelo blogue e obrigada por fazeres a diferença nos nossos dias!
    Queria-te perguntar onde se pode adquirir a lota para a prática do Jala Neti ou se aconselhas outro instrumento para esta prática.

    Beijos e força,

    Mónica

    ResponderEliminar
  13. Olá Rita!
    Adoro o teu blogue, simplesmente adoro. Tudo o que expões é claro e simples o que me leva a acreditar que é realmente possível irmos melhorando dia a pós dia, adaptando a nossa vida ao estilo que escolhemos como nosso independentemente do que os outros consideram "normal". Já leio o blogue à certa de 6 meses e já fiz muitas mudanças, sobretudo na casa, inspirada nos teus posts. e sim, os hábitos são possiveis de mudar, e apesar de ao inicio achar que essa histório dos 21 dias era mais um mito, a verdade é aquilo que tu aqui dizes... ao principio estranha-se depois entranha-se... e um a um vamos mudando!
    Agradecida por toda a inspiração, por toda a simplicidade e autenticidade.

    Parabéns e continua porque fazes a diferença! beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Ola Rita! Mais uma vez obrigada por escreveres! Parece que escreves directamente para mim, pois identifico-me imenso.
    Comecei a experimentar e pesquisar sobre o Jala Neti graças a ti. No entanto ao fazer hj saiu um pouco de sangue por uma narina. Estou a investigar sobre isso na net, mas ainda na encontrei nada. Se souberes algo sobre esse efeito agradecia que partilhasses!
    Um beijinho grande!
    Nélida

    ResponderEliminar
  15. Olá Rita, atenção à quantidade de chá verde que ingere por dia, em excesso pode reduzir substancialmente os níveis de ferro no organismo e dessa forma contribuir para desencadear uma possível anemia. Boa semana ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela preocupação. No entanto, as quantidades aconselhadas de chá verde até são superiores às que eu bebo (1 litro são 4 chávenas). Veja aqui: http://www.fitsugar.com/You-Asked-How-Many-Cups-Green-Tea-Day-1523529
      Boa semana!

      Eliminar
  16. Estou a adorar ler o blog todo, vou continuar beijos e muito obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...