19/05/2014

O meu primeiro retiro


vista do quarto

Em Abril fui ao meu primeiro retiro de yoga. Participar num retiro era um dos meus grandes objectivos para 2014, que até teve honras de página inteira no meu planificador de sonhos. Quando tive conhecimento de um retiro de Páscoa de ashtanga yoga, não hesitei! 


à beira do Mira

O retiro foi organizado por dois professores de ashtanga vinyasa yoga, Tarik Van Prehn e Lea Perfetti, que dão aulas regulares de Ashtanga na Herdade do Freixial, em Vila Nova de Milfontes. Mas então, o que é que eu fiz no retiro?


O retiro não era residencial, por isso deu para o J. ir comigo e ficámos alojados no Moinho da Asneira, à beira do Rio Mira. Às 8 da manhã começava a prática. Primeiro cantávamos o primeiro capítulo do Yoga Sutras de Patanjali (o Tarik cantava, nós repetíamos, para aprender), que era coisa para uns 20 minutos. Depois, vinha a prática de ashtanga propriamente dita, no estilo Mysore, em que cada praticante faz a prática ao seu ritmo, enquanto os professores observam, corrigem, ajustam e ensinam. Coisa para mais hora e meia. Depois do relaxamento, praticávamos pranayama (exercícios respiratórios). E finalmente, a melhor parte o pequeno-almoço preparado pela Lea e pelo Tarik, que era sempre delicioso!! 

jogando crapô

Depois do pequeno-almoço estudávamos os sutras e também os asanas (posturas físicas) da primeira série do ashtanga e a sua correcta execução e contagem. Foram manhãs produtivas e bem passadas, sem dúvida!

À tarde o J. e eu passeámos, descansámos, jogámos muito às cartas... Foi bom! Vim de lá com as baterias carregadas - e, infelizmente, com uma lesão no joelho, penso eu que seja uma distensão do ligamento colateral lateral do joelho direito...

E o próximo retiro é já em Junho, desta vez em Tomar!

vista da cozinha



>>>>>
Gostaste deste post? Podes partilhá-lo usando os botões abaixo.
Não queres perder outros posts? Subscreve as actualizações do blog usando uma das opções da barra lateral.
Podes também {subscrever a newsletter} e receber de oferta dois ebooks sobre organização e simplificação! Podes ainda dar uma olhadela ao meu mini-curso {Como acordar cedo e ter uma manhã serena}!
Obrigada!!

6 comentários:

  1. Precisava de fazer um retiro desses, embora eu de ioga perceba pouco (mas quero aprender). Essa vista do quarto parece me muito bem :)

    ResponderEliminar
  2. Parece ter sido fantástico, imagino que às vezes saiba mesmo bem, desligar de tudo.

    www.prontaevestida.com

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita!

    Há uns anos atrás fiz yoga, mas depois acabei por ter de deixar de fazer. Hoje quando penso nisso penso que não tinha de ser... pelo menos naquela altura. Mas este ano voltei a fazer, e como acredito que nada acontece por acaso, veio na altura certa. Estou a gostar muito mesmo e em pouco tempo a yoga entranhou-se na minha forma de ser e de estar.
    E claro que a ideia de participar num retiro agrada-me muito e se tudo correr bem em Junho vou participar no num. Ao ver estas tuas fotos e ao ler a forma como descreves a tua experiencia ainda fico mais empolgada e com mais vontade de participar.

    Beijinho enorme e uma boa semana para ti.
    Namaste!

    ResponderEliminar
  4. Tá aí um tipo de retiro que eu nunca tive visto.. deve ser bem relaxante mesmo!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Fico encantada pela forma que você se apaixonou pelo yoga. Parabéns. Daqui a pouco, de busy woman só vai sobrar o nome do blog mesmo, de tão tranquila, centrada e serena que você está!!! :D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...