22/09/2011

Leave the car at home ~ Deixar o carro em casa

I've been trying to convince my partner to sell one of our cars or sell them both and buy another one (we also have a 4-wheel moto). I must show him that we really don't need 2 cars and to prove that I'm thinking about a challenge for October - we can only use the car on weekends (mostly to go shopping). He takes the moto to work and I walk with the kids to their school (5 min) and then to work (25 min). I hope he agrees!
So many minimalists (and other people) are car-free or 1-car family, so why can't we?

I can only think of 1 disadvantage of going car-free or becoming a 1-car family: we are not as independent or free to travel around. The advantages, though, are several:

- we save money on gas, insurance, maintenance, repairs, taxes, and thus we can use that money for something else
- we reduce significantly our ecological footprint
- we exercise more, because we are forced to walk 
- if we're a one car family, we learn to coordinate different tasks and errands and make a better use of our time

~

Tenho andado a tentar convencer o meu companheiro a vendermos um dos nossos carros ou a vendermos os dois para comprar outro (também temos uma moto-4). Tenho que mostrar-lhe que não precisamos de 2 carros e para provar isso estou a pensar num desafio para Outubro - só podemos usar o carro ao fim-de-semana (sobretudo para ir às compras). Ele vai de mota para o trabalho e eu vou a pé levar os miúdos à escola (5 min) e depois vou para a Universidade (25 min). Espero que ele concorde!
Se tantos minimalistas (e outras pessoas) não têm carro nenhum ou têm apenas 1 carro para toda a família, porque é que nós não havemos de conseguir?

Só consigo lembrar-me de uma desvantagem de não ter carro ou ter só um carro: não somos tão independentes nem temos tanta liberdade para andar de um lado para o outro. As vantagens, no entanto são várias:

- poupamos dinheiro em combustível, seguro, manutenção, reparações, impostos, e assim podemos usar esse dinheiro para outras coisas
- reduzimos de forma significativa a nossa pegada ecológica
- fazemos mais exercício físico, visto que somos obrigados a andar a pé
- uma família com um só carro aprende a organizar-se melhor e a coordenar diferentes tarefas, e assim aproveita melhor o tempo

7 comentários:

  1. Nós só temos um carro e na minha opinião, vive-se muito bem só com um. Normalmente é o meu marido que anda com o carro (por causa do trabalho dele) eu levo o filho a pé para o infantário e o resto ou faço a pé ou de transportes.
    Organizo as minhas coisas de forma a serem tratadas nos dias em que fico com o carro (se precisar mesmo do carro)
    Quanto aos aspectos positivos, concordo contigo:)

    ResponderEliminar
  2. Olá Rita!Cá em casa só temos um carro desde fevereiro de 2009, vendemos os dois que tinhamos e compramos uma carrinha :) Na altura tb foi uma decisão da qual tinhamos algumas reservas, mas tomamos, e hoje organizamos a nossa vida sabendo dessa condição e não notamos diferença!Não ficamos dependentes porque moramos no centro e vamos a pé onde queremos.Neste momento tentamos não usar o carro ao fim de semana e fazemos kms a pé :) Para não falar das poupanças que falas :)

    Bj

    ResponderEliminar
  3. Que coragem Rita!
    Eu sou carro-dependente, apesar da minha fobia de conduzir...
    Não estou a imaginar a minha vida sem carro...
    E já tentei mudar para transportes públicos, mas sinto-me ansiosa na mesma...
    Talvez quando eu me tratar e conseguir melhorar... que é como dizer: dia de S. Nunca...
    :-(
    Mas admiro a tua coragem! A vossa! :-D

    ResponderEliminar
  4. É uma boa ideia sim, mas acho que depende de cada pessoa e das opçoes que tem. No meu caso assim que for morar com o gajo é impensavel ter so um carro. Trabalhamos ambos a cerca de 15 a 20km de casa para sitios opostos!!! e sem transportes publicos.
    Mas quem pode, acho que sim, é uma optima opção. Deve-se poupar imenso!!!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos comentários e por partilharem as vossas experiências. Claro que isto só é viável se houver alternativas ao carro. No meu caso, posso ir a pé, levo cerca de 25 minutos, ou de autocarro. Ele também pode ir de autocarro para o trabalho, caso eu precise do carro e a mota estiver avariada, sei lá... Acho que 1 carro e 1 moto4 é mais que suficiente para nós... (o homem ainda não está muito convencido, mas lá chegaremos)...

    ResponderEliminar
  6. Nós somos 4, moramos na margem sul e um de nós trabalha na margem norte, o colégio dos miúdos não é ao pé de casa e...só temos um carro ;) de vez em quando temos que acertar muito bem as horas para um largar o carro quando o outro precisa dele, quando é necessário levá-lo à garagem a coisa torna-se caótica mas...só temos um carro :D

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Gostava de pedir se podias abordar este tópico de ter só um carro. Somos dois e temos dois carros. Tenho vontade de vender um mas tenho receio de, quando tiver filhos, vir a precisar dele para os ir pôr/levar à escola...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...