04/10/2011

40 ideias para viver de forma mais ecológica ~ 40 tips for living green

O meu blog anterior (do alto das minhas sabrinas) nasceu numa das alturas mais complicadas da minha vida (quando estava a preparar a defesa do doutoramento). Começou por ser um blog onde partilhava as pequenas mudanças que estava a fazer no meu dia-a-dia em direcção a uma vida mais "verde", visto que tomei a decisão consciente de diminuir a minha pegada ecológica. Como aconteceu com os meus blogs anteriores, que eram focados em temas específicos, rapidamente me cansei de ser definida apenas por uma coisa, como Rita, a crafter, ou a Rita ecológica ou a Rita, cientista ocupada. Sou uma pessoa com interesses ecléticos e queria um blog que reflectisse isso.
Nesse outro blog partilhei as muitas mudanças que experimentei em direcção a uma vida mais verde. Hoje quero partilhar convosco as alterações que realmente tenho mantido.

1) Evitar o uso de aquecedores/ventoinhas/ar condicionado, abrindo e fechando as persianas das janelas consoante o tempo lá fora. Ou seja, no inverno deixo as persianas abertas durante o dia para entrar sol e calor, e no verão fecho-as para evitar a entrada do sol e assim manter a casa fresca.

2) Reciclar tudo o que seja reciclável (papel, vidro, metal, plástico). Esta é óbvia, fácil, e não percebo porque é que não há mais gente a fazê-lo... Reciclar é só vantagens! O vidro e as latas de metal são 100% recicláveis e podem ser reciclados indefinidamente. A reciclagem de 1 tonelada de papel evita o abate de 15 a 20 árvores e poupa 2 mil litros de água. Ao reciclar plástico poupa-se energia e matérias-primas (petróleo).

3) Aderir às facturas electrónicas. Sim, odeio acumular papel... E para quê mais um papel e mais um envelope? As facturas em formato pdf podem ser guardadas no computador, onde ocupam muito pouco espaço e assim evitam-se os gastos com papel e tinta.

4) Desligar o computador ao fim do dia. Tanto em casa como no trabalho.

5) Usar lâmpadas de baixo consumo. Tirando 1 ou 2, todas as lâmpadas cá de casa são fluorescentes compactas. A substituição de lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo ou muito baixo consumo (fluorescentes e LEDS) é uma das medidas mais fáceis para diminuir o gasto de energia e, consequentemente, as emissões de CO2 para a atmosfera.

6) Tomar duches rápidos. Faço-o, não por razões ecológicas, mas porque tenho mais que fazer... A conta da água agradece. 

7) Lavar as mãos e a cara com água fria. Aliás, lavar a cara com água quente sempre me fez impressão...

8) Secar a roupa ao ar. Bem, nesta tenho sorte, pois vivo no Algarve. Mesmo no Inverno, a roupa seca bem (desde que não apanhe chuva, claro).

9) Aproveitar todas as potencialidades das bibliotecas públicas. Agora que doei dezenas de livros à biblioteca, quero aproveitá-la ainda mais. Na biblioteca cá do sítio é livros, é revistas, CDs, DVDs, actividades para os miúdos... tudo grátis. Portanto, além de poupar, não acumulo mais livros e CDs em casa. E com os prazos de entrega, é da maneira que de facto leio/ouço/vejo o que trago para casa.


10) No Natal e aniversários, presentear família e amigos com coisas feitas por mim. Desde que comecei a costurar, é o que faço, e dá-me muito mais prazer oferecer coisas feitas por mim, com amor e carinho, que coisas impessoais, fabricadas em massa.  Na altura, aderi logo à causa Buy Handmade, em que nos comprometemos a oferecer apenas produtos feitos à mão.


11) Ou dar outras prendas minimalistas, que usam menos recursos e evitam o acumular de tralha em casa. Falei disso aqui.

12) Não acender a luz da casa de banho. Durante o dia não é necessário, pois a casa de banho tem janela. À noite, a luz que vem dos candeeiros da rua é suficiente para tomar banho e usar a sanita. Só acendo a luz para tratar da cara, do cabelo e dos dentes. 

13) Lavar a roupa na máquina de lavar a baixa temperatura. Esta sempre fiz, mas mais por medo de estragar alguma peça mais sensível... 

14) Usar ambos os lados das folhas. Tenho um tabuleiro de folhas de rascunho, impressas de um lado, que podem ser usadas para imprimir no outro ou para tirar apontamentos, fazer listas, etc. 

15) Diminuir as margens dos documentos do Word para poupar papel. Faço-o há muito tempo, mas começou por motivos estéticos. Geralmente uso margens de 2 cm dos lados, em cima e em baixo, mas às vezes reduzo mais para caber tudo numa só folha. 

16) Comprar coisas em segunda mão. Há cerca de 2 anos comecei a comprar sobretudo roupa e livros em sites de venda de usados, como o Miau. Adoro, também já vendi algumas coisas, e correu sempre bem. Não me faz impressão nenhuma usar coisas que já foram usadas por outras pessoas, e devo dizer que um dos meus vestidos preferidos foi comprado em 2ª mão.  

17) Usar incenso em vez de ambientadores. Sempre gostei muito mais do cheiro do incenso... E sai mais barato. 

18) Comer gelados em cone em vez de copo de plástico. Desde sempre, adoro a bolacha! 

19) Acordar de manhã com o Sol e não com despertadores. Esta funciona bem sobretudo no Verão. O ano passado, em Outubro, antes da mudança de hora, eu andava desesperada, pois às 7 da manhã ainda era de noite e eu não acordava... Mas sempre fiz isto, desde pequena, e durmo sempre com o estore do quarto, não todo aberto, mas o suficiente para entrar bastante luz de manhã. E como o meu quarto está virado a Este e não tenho prédios a tapar o Sol, mal ele nasce, entra-me logo pelo quarto adentro. E assim o despertar é muito mais natural. Agora já estou mais disciplinada e acordo geralmente às 6 da manhã, mesmo ainda sendo de noite.

20) Fazer backups do trabalho em pens USB e discos rígidos externos em vez de CDs. Mas alguém ainda usa CDs para isso?? 

21) Usar ao máximo a máquina de costura para fazer coisas para a casa, roupa, arranjos, prendas, etc. Costurar é dos meus hobbies favoritos, e só tenho pena de não ter mais tempo para dedicar a esta actividade tão compensadora. 

22) Preferir embalagens de vidro em vez de plástico. Além de o vidro ser 100% reciclável, posso usar todos os boiões, frasquinhos e garrafas para os meus produtos caseiros de limpeza e beleza. 

23) Aproveitar toda a água que possa ser aproveitada. A água da chuva e a água do banho (aquela que fica a correr enquanto não vem a água quente). Pus um canteiro vazio na varanda virado para fora para apanhar a água da chuva, e baldes nas casas de banho para a água do banho. Com a água da chuva rego as plantas, a do banho uso na sanita, em vez do autoclismo. 

24) Falar de alternativas ecológicas a familiares, amigos e desconhecidos. Seja em pessoa ou através da internet!

25) Usar lenços de tecido para assoar em vez de lenços de papel. Uso lençóis velhos para isso. Corto quadrados com cerca de 20 cm de lado com uma tesoura zigzag e está feito.

26) Lavar a louça com água fria e não deixar a torneira a correr. 

27) Usar um copo para lavar os dentes. Há um ano atrás fiz o teste: com a água a correr gasto 2 litros de água; com um copo gasto 250 mL. 

28) Usar produtos de beleza naturais e feitos em casa. Alternativa ecológica e económica. Falei disso aqui.

29) Usar papel higiénico e papel de cozinha reciclado. Fácil, e o papel higiénico reciclado do Pingo Doce até é mais barato que o normal! 

30) Fazer várias alterações no computador para poupar energia. Alterei  o fundo do ambiente de trabalho para um mais escuro, diminui o brilho do monitor, alterei a protecção de ecran para uma toda preta, e instalei a Ecofont para imprimir documentos e poupar tinta.

31) Ir mais vezes a pé para o trabalho. Além de poupar gasolina, faço exercício físico!

32) Usar uma garrafa de água reutilizável em vez de garrafas de plástico. Uma garrafa Sigg, por exemplo, que são bem giras e resistentes.

33) Comprar produtos nacionais. Ando obcecada com o 560 e só não compro 560 quando não há... 

34) Usar sacos de compras em tecido. Tenho sempre um comigo, mas se as compras não couberem todas, acabo por levar sacos de plástico, que reutilizo como sacos de lixo. 

35) Rejeitar os sacos das lojas quando compro alguma coisa. Aceito quando são de papel, para usar como saco para a reciclagem de papel.

36) Aproveitar papel de embrulho e envelopes. Agora não vai nada fora! 

37) Comprar apenas peixe de espécies não ameaçadas. O Greenpeace disponibiliza uma lista de espécies que não devemos comprar.

38) Usar apenas 1 copo por dia. Em vez de tirar um copo para beber água e pôr na pia para lavar, mantenho-o junto do dispensador de água e uso-o 2 ou 3 dias seguidos. 

39) Comprar chá em folhas em vez de pacotes. Faço isso com o chá verde, mas ainda tenho muitos pacotinhos de chá cá em casa para gastar... 

40) Não usar secadores de mãos nem toalhas de papel em casas de banho públicas. Levei uma toalhinha para o gabinete para secar as mãos. Noutros sítios, secar as mãos nas calças de ganga sempre funcionou muito bem!

~~~


My previous blog was born in one of the most stressful times of my live (when I was preparing my Ph.D. defense). It started to be mostly about my new ecological conscious and the small changes I was making in my everyday life to reduce my ecological footprint. I shared on that other blog many of the changes I was implementing in order to live a greener life, inspired by Vanessa Farquharson's book "Sleeping naked is green", and today I would like to be truthful and honest and write about the green choices I actually kept.

1) Avoid heaters/fans/air-conditioned and other electric gadgets; open and close blinds according to the weather outside. Meaning that in the winter I open the blinds so the sun can get into the house and heat it, and in the summer close the blinds during the day to avoid the sun from coming into the house and thus keeping it fresh.

2) Recycle everything that can be recycled (paper, glass, metal, plastic). This one is obvious and easy. Recycling is all benefits! Glass and tin cans are 100% recyclable and they can be recycled indefinitely. The recycling of 1 ton of paper saves 15-20 trees and saves 2 thousand liters of water. Plastic recycling saves energy and raw material (petroleum).

3) Make all bills electronic. As a minimalist I strive to go paperless. What do I need another piece of paper and an envelope for?? Pdf bills can be stored in the computer, saving space, paper and ink.

4) Turn off the computer at the end of the day. Both at home and work.

5) Change all light bulbs to CFLs. Except for 1 or 2, all light bulbs in my home are compact fluorescent. Replacing incandescent light bulbs for fluorescent ones or LEDs is one of the easiest ways to reduce energy concumption and, hence, carbon dioxide emmission to the atmosphere.

6) Take quick showers. I do it, not for ecological reasons, but rather for time reasons...

7) Wash hands and face with cold water. Actually, I can't even stand hot water on my face, even in the winter.

8) Air dry clothes. Well, I'm a lucky gal, because I live in hot and sunny southern Portugal. Even in the winter, clothes air dry really quickly, as long as it doesn't rain.

9) Go to the public librabry. Now that I've donated dozens of books to the library, I have even more reasons to go there! No, seriously, public libraries offer different services for the whole family, not only books, but also music, DVDs, kids' activities, talks on different subjects, etc. For me, going to the library is one of the best activities to do as a family, for free!

10) Offer handmade gifts for Christmas and birthdays... I've been doing this since I started to sew. I save money and the people I offer things to know that the gift was made with love - much more precious than a mass-made product, ins't it? But I offer only useful things, not clutter. One of my favourite gifts are fabric groceries bags.


11) ... or give minimalist gifts, that use up less natural resources and don't contribute to clutter. You may check some minimalist gift ideas here.

12) Don't turn on the bathroom light at night. During the day artificial light isn't needed, since the bathroom has a nice window. At night, the light from the street lamps is all I need. Exception made to brushing my teeth, wash my face and take care of my hair.

13) Washing clothes in cold water. I've always done this, but rather because I'm afraid to ruin a more sensitive piece of clothing...

14) Print/write on both sides of the paper. I have a tray with one-side-used print paper that I reuse to print on the other side or to take notes, make lists, etc.

15) Decrease margins of Word documents. I generally set up 2 cm margins, but sometimes less to fit everything in one page.

16) Purchase second hand stuff. Some years ago I started to buy used clothes and books, in the portuguese equivalents to ebay and craig's list. I also sell stuff there and I have to admit, one of my favourite dresses came from one of these sites.

17) Use incense or candles instead of artificial room fresheners. Incense and candles are much cheaper and non toxic than artificial stuff.

18) Getting ice cream in a cone instead of a disposable cup. Always, I love the cookie!

19) Wake up in the morning with the Sun and not with alarm clocks. This one works well in the summer. In the winter, though, to get up at 6 am, I need an alarm clock - and guts!

20) Backup my work on USB pen drives and external hard drives instead of CDs. Does anyone still use CDs for this??

21) Reuse and repurpose old clothes and other textiles with my sewing machine. I love sewing! I've already turned an old pair of jeans into a mini-skirt and make napkins and handkerchiefs from old bed sheets. Besides saving money, it's fun! The Frugal Girl has an e-book on Reuse, Refresh and Repurpose, filled with easy ideas!

22) Choose glass containers instead of plastic ones. Besides being 100% recyclable, I reuse and repurpose glass jars and other containers for homemade beauty and cleaning products.

23) Collect water. I collect bath water with a bucket (the water that keeps running while waiting for the hot water) and then use it it the toiliet. I also water my plants with rain water.

24) Raise environmental awareness. In person and online.

25) Use handkerchiefs instead of tissue paper. Cut 20 cm squares out of old cotton sheets with a zigzag scissor and it's done!

26) Handwash all my dishes with cold water.

27) Brush teeths with a glass to save water. I've actually made the test: with running water I used to spend 2 liters of water; with a glass, it's only 250 mL. 

28) Use homemade and natural beauty care products. An ecological and economic alternative! More info here.

29) Use recycled toilet paper and recycled kitchen paper towels.

30) Make some changes in the computer to save energy. Now I have a darker wallpaper and dark screensaver, I decreased the brightness of the screen and I instaled Ecofont to print documents and save ink.

31) Walk more to work. Besides saving gas, it's an alternative way to exercise.

32) Use a reusable water bottle instead of disposable plastic bottles. Sigg bottle, for instance.

33) Buy national products. I'm obsessed with 560 products (the portuguese code) and I only buy foreign products where there's no other choice...

34) Use fabric groceries bag. I always carry one with me. If I need more bags, I buy some plastic ones and reuse them as garbage bags.

35) Stop bringing plastic bags from shops. I'll take them when I'm short on garbage bags.

36) Reuse gift paper and envelopes.

37) Don't buy endangered fish species. To know which, check out Greenpeace's Red List.

38) Use only one glass a day. Instead of using a different glass each time I drink water, I keep the first glass by the water bottle.

39) Buy tea leaves instead of tea bags. I do it with green tea.

40) Don't use hand-driers or paper towels in public toilets. Using my jeans to dry my hands works perfectly!

9 comentários:

  1. São excelentes dicas! Fico feliz por saber que uma boa parte delas já cumpro :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Concordo com tudo, Rita. E muito do que aqui descreves já pratico. Quero organizar melhor o meu tempo e dedicar-me a sério à parte da costura e presentes feitos por mim. É mesmo muito compensador. Achei graça à ideia 40. Eu este fim de semana limpei as mãos ao lenço que tinha ao pescoço e correu tudo bem :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Rita, mandei-te um mail. Quando puderes, espreita.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Ah, ainda bem que nao sou a única a secar as maos nas calças de ganga, quando nao há alternativa :)

    Acho que partilhaste uma lista interessante! Conseguir cumprir a maior parte dos 40 items (ou todos) requer empenho e mudança de rotinas, mas consegue-se. Quando conseguimos enumerar "já mudei isto, isto e isto" é uma satisfaçao enorme, e a partir daí já nao há volta a dar, porque muda também a nossa forma de olhar o mundo. Diria eu, tornamo-nos menos egoístas...

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Uiiii ainda tenho tanto que aprender.
    Ms podia ser pior, em 40, apenas não faço 10 dessas coisas e algumas delas apenas porque nunca me lembrei :s
    Por isso desde já obrigada pelo post para tomar consciencia de determinadas coisas.
    O meu maior crime? o ponto 27 sem duvida. Faço mal, sei que faço mal e continuo.. meu deus. É apartir de agora que acoisa vai mudar (nunca tinha testado a quantidade de agua, é uma diferença tãoooo grande)

    ResponderEliminar
  6. uma das melhores listas que já vi... muitos parabens... o meu ponto preferido é o 23... Muito bem pensado! Obrigado :)

    ResponderEliminar
  7. olá concordo com tds os items, também é uma das minhas grandes preocupações e objectivos, tanto a nível pessoal como académico! por vezes ao inicio pode parecer complicado, mas depois são hábitos! 1 questão que já tenho há algum tempo: eu tb tenho usado os sacos de pano p as compras, mas dp fico sem sacos p o lixo, e acho que comprar sacos especificos p/ lixo ia dar ao mesmo eu termos ecológicos! tem alguma dica ou sugestão?

    ResponderEliminar
  8. em relação ao ponto 24) gostava de compartir com a Rita

    http://zerowastehome.blogspot.com.es/
    não sei se já conhecia esta familia

    aqui está um video no you tube que mostra a filosofia "zerowaste" no dia a dia

    http://youtu.be/Wj0JBJ6muDs
    (espero estar a colocar o link bem :S )

    ResponderEliminar
  9. uma dica p ti , que eu fiz no natal passado: embrulhar as prendas em papel de jornal... de facto fica toda a gente supreendida, mas poupas tempo (n tas nas lojas À espera p embrulhar), poupas a natureza e poupas dinheiro (pq tb n precisas de comprar papel p aquelas prendas q n se embrulham nas lojas...).

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...