08/10/2011

Minimizar e organizar as fotografias ~ Minimizing and organizing my photos


Minimizar e organizar as minhas fotografias era uma das tarefas que eu mais temia nesta minha transição para um estilo de vida minimalista. Todas as fotografias digitais estavam já bem organizadas no computador, mas as mais antigas... era uma tarefa difícil que tinha que enfrentar!
Adorei ler o post da Andrea (do blog Simple Organized Living) acerca do seu método de organização das fotos, pois é bastante semelhante ao meu.
Quando comecei este projecto, o meu objectivo não era apenas organizar, mas também minimizar a minha colecção de fotos (ou coleção - acho que tenho que começar a escrever de acordo com... o novo acordo ortográfico...). Prefiro ter as fotos no computador e livrar-me do papel. Então, fiz assim:

1) Juntar todas as fotos em papel e colocá-las num só sítio
Tinha uma caixa cheia de fotos e negativos, mais três álbuns grandes, aos quais arranquei as fotos. Juntei as fotos todas na mesa de jantar e joguei fora os negativos e envelopes.

2) Organizar as fotos por ordem cronológica
Fiz montinhos com fotos para cada ano e alguns montinhos com fotos de viagens ou eventos específicos (ex., Paris 2001, equitação, etc.).

3) Limpar
Antes de digitalizar as fotos, tentei livrar-me das fotos desfocadas, repetidas, mal tiradas, ou simplesmente fotos de que não gostava e não queria ter.

4) Digitalizar fotos
Esta foi a parte mais difícil e demorada, digitalizar as fotos uma a uma. Depois fiz quatro montinhos com as fotos depois de digitalizadas: para manter para fazer um álbum pequeno e minimalista; para manter para fazer um álbum para oferecer à minha mãe no Natal; para manter para fazer um álbum para oferecer à mãe do J. no Natal; e para jogar fora.

5) Organizar as fotos no computador
Eu organizo as fotos por ano e em cada ano, por mês, desde que saiba a que mês pertencem... Também tenho pastas para eventos específicos. As minhas pastas e ficheiros têm no nome a data (no formato aaaa-mm-dd), localização e/ou pessoas na foto (por exemplo, a pasta com as fotos da minha recente viagem à Grécia chama-se "2011-09 Rodes, Grécia"; depois tenho sub-pastas para eventos específicos: "2011-09-07 Rodes beach"; "2011-09-07 archaeological museum", etc... Geralmente não dou nomes às fotos dentro destas pastas).

6) Fazer livros Blurb
A primeira vez que li acerca da Blurb foi no blog da Astrid. A Blurb é uma companhia americana que publica livros on-demand, permitindo a qualquer pessoa criar e publicar o seu próprio livro. A Astrid já publicou uns quantos livros de fotos muito giros e eu adorei a ideia.
Até agora, fiz dois livros Blurb. O primeiro chama-se qualquer coisa como "O meu primeiro ano no mundo dos crafts" (o título original é em inglês) e reune a maioria das peças que fiz ao longo de 2010. O segundo, chamado "A nossa vida 2002-2010", foi a minha prenda de São Valentim para o J., e reúne fotografias nossas desde que nos conhecemos em 2002.
A Blurb é de facto uma óptima ferramenta para fazermos os nossos álbuns de fotografias com um look profissional, e ocupam muito menos espaço na prateleira que um álbum de fotos tradicional. A Astrid tem um post óptimo com dicas sobre como fazer livros Blurb.


7) Manter backups
Agora que as minhas fotos estão todas no computador e tenho apenas algumas em papel, fazer backups da colecção é vital! Além do computador, tenho todas as fotos no disco externo, mas também tenho que passá-las para uma pen...

8) Editar regularmente e manter as fotos organizadas
Inspirada pela Astrid, o meu plano é fazer um pequeno livro Blurb por ano, recheado de memórias fotográficas!

~~~


Minimizing and organizing my photos was one of the tasks of my minimalist adventure that I feared the most. All my digital photos were already pretty organized in my computer, but the old ones... oh boy, I had a difficult task ahead of me!
I loved reading Andrea's post (from Simple Organized Living) on how she organizes her photos, because her method is very similar to mine!

When I started this project, my goal was not only to organize, but also to minimize my photo collection. I'd rather keep my photos in the computer and get rid of the paper ones. So here's how I did it:

1) Collect all the paper photos and put them in one spot
I had a box filled with photos and negatives, plus three big photo albums, from which all the photos were ripped out. I gathered all the photos on the dining table and tossed the negatives and envelopes.

2) Organize photos chronologically
I made piles of photos for each year and some piles for specific trips and events (e.g., Paris 2001, horseback riding, etc.).

3) Purge
Before scanning the photos, I tried to purge blurry photos, doubles, bad photos, and simply photos I didn't like and didn't want to keep.

4) Scan photos
This was the hardest part, scanning photos one by one... I made 4 piles with the scanned photos: to keep for a very small and minimalist photo album, to keep to make a photo album for my mother, to keep to make a photo album for Jerome's mother, and to toss.

5) Organize photos in the computer
I organize my photos by year and within each year, by month, when I know to which month they belong... I also have folders for specific events. My folders and files are named with the date (in the format yyyy-mm-dd), location and/or people in it (for instance, the folder with photos from my recent trip to Greek island of Rodes is "2011-09 Rodes, Greece"; then I have sub-folders for specific events: "2011-09-07 Rodes beach"; "2011-09-07 archaeological museum", etc... I usually don't name the photos inside these folders).

6) Make Blurb photo books
I first read about Blurb on Astrid's blogBlurb is a print-on-demand publisher that allows us to create and publish our own books. Astrid has published quite a few lovely photo books and I fell in love with the idea. 
So far I've made two Blurb books. The first is entitled "My first year in the crafting world" and it is a collection of the crafts I made throughout 2010. The second one was my Valentine's gift for Jerome, called "Our life 2002-2010" (the original title is in portuguese), and gathers pictures of us since we met, back in 2002.
Blurb is indeed a great way to make photo albums with a professional look, and they take up much less space than the traditional photo albums. You may like to check out Astrid's tips on making Blurb books.

7) Keep backups
Now that all my photos are in the computer and only a few were left on paper, backing up my huge photo collection is vital! Besides my laptop, I have my photos on an external hard drive, but I have to copy them to a USB flash disk too...

8) Edit regularly and maintain the photos organized
Inspired by Astrid, my plan is to make a small Blurb book a year filled with photo memories! 

8 comentários:

  1. Esses livrinhos são fantásticos, até para oferecer. Ficam muito caros?
    Desfazer-me de fotos é muito difícil para mim. Não tenho assim tantas, mas tenho muitas que queria imprimir.

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  2. Poupadinha, não são propriamente baratos, mas são tão giros que vale a pena! Há vários tamanhos e formatos, e o preço depois depende do número de páginas.

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  3. As minhas fotos também me vão dar trabalho a organizar... Tenho muitas numa caixa e, com as fotos digitais, deixei de fazer albúns em papel. Outras tenho guardadadas e catalogadas em formato digital. Gosto de as rever e também quero organiza-las. Gostei da ideia do álbum Blurb!

    Já aderi ao novo acordo ortográfico. Tem que ser... mas por vezes ainda me esqueço :)

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  4. eu tenho tanta foto q so de pensar até me arrepio, mas não era má ideia nao... custa-me menos as fotos que os livros, dá para acreditar?

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  5. Acabei por encomendar um livrinho para oferecer ao Hominho no Natal. Se gostar (e acho que vou gostar) encomendo outro para oferecer à minha mãe. O dinheirinho que tenho ganho na net vai servir para esse efeito.

    Obrigada pela partilha!

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  6. Thanks for linking to my post :-)

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  7. olá acompanho o seu blog há umas semanas e gosto imenso! gostaria apenas de dizer-lhe que jamais se deitam fora negativos!! não sei em que formato digitalizou as suas fotografias, se for .jpg esse formato vai-se "gastando" à medida que for aberto, ou seja, sempre que mexer num ficheiro ele deteriora-se mais um micro-bocadinho. se os tiver gravado no formato .tiff já não é tão grave :)
    os negativos ficam eternamente bons (quando livres de humidade!), se por acaso encontrar mais películas, não as deite fora! :))
    continue o excelente trabalho, motiva imensas pessoas!

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Obrigada pelo comentário!

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