01/10/2011

Outubro é mês da poupança ~ No spend month

Minimizar as minhas coisas e simplificar a minha vida inclui necessariamente gastar menos dinheiro.
Já não gasto dinheiro em coisas desnecessárias como fazia, mas sinto que ainda podia gastar menos. Quero fazer isto não por motivos de falta de dinheiro (felizmente trabalhamos os dois), mas porque já não me parece certo gastar dinheiro em coisas inúteis que não me trazem nada a não ser entropia à minha casa e à minha vida.
Adoro o blog da Rachel Meeks, Small Notebook, e o seu desafio "no spend month". O conceito é gastar apenas um pequeno montante pré-definido de dinheiro durante um mês. O objectivo é tornarmo-nos mais disciplinados em relação ao dinheiro que gastamos e no processo, poupar algum dinheiro extra. Adoro a ideia e vou participar no desafio durante o mês de Outubro!

Regras:
~ gastar um máximo de 300 euros em compras de supermercado (somos 4 cá em casa)
~ gastar apenas 50 euros nas minhas coisas pessoais (a minha mesada)
~ gastar apenas 20 euros em gasolina (vou ter que andar muito a pé este mês...)

Estou pronta para começar! Vou fazendo updates samanais para verem como isto está a correr!

Alguém se quer juntar a mim neste desafio??

~~~


My quest for minimizing my stuff and simplifying my life includes spending less money. 
I no longer spend money on unnecessary things like I used to, but still I feel that we could cut on some expenses. I want to do this not for financial reasons, although Portugal is going through a huge financial crisis right now (but not as huge as in Greece... yet), but rather because it no longer seems right to me to spend money on useless things which will add nothing but entropy to my home and my life.

I love Rachel Meeks' blog Small Notebook and her "no spend month" challenge. The concept is to spend only a small and pre-established amount of money during one month. The goal is to become more disciplined about the money we spend and save some money in the process. I love the idea! So I decided to give it a try in October!

Rules:

~ spend max 300 euros (ca. 400 USD) on groceries (we're a family of 4)
~ spend only 50 euros (ca. 67 USD) on my personal stuff
~ spend only 20 euros (ca. 27 USD) on gas (I'll have to walk a lot this month...)

I'm ready! I'll make weekly updates to let you know how I'm doing!

15 comentários:

  1. o meu problema são mesmo os gastos em gasolina, impossiveis de reduzir. Em coisas pessoais já não tenho como cortar, só compro mesmo o essencial. Talvez se deixar de beber café...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Eu gasto 85 euros em compras de supermercado ;-)

    Queres que me junte a ti? ou já ganhei ;-)

    Bj

    ResponderEliminar
  4. Mónica, foi graças a ti que eu comecei a fazer orçamentos mensais, há 2 anos! Mas cá em casa somos 2 adultos, 2 crianças em fase de crescimento, 3 gatos, 1 iguana, 2 tartarugas e uns quantos peixes tropicais - é preciso alimentar estes bichos todos!
    Marianne, bora lá! Hoje já foram cento e tal euros de supermercado...
    Sophia, eu também gasto pouco dinheiro comigo, mas tudo somado ao fim do mês, ainda é algum... O mais difícil do desafio vai ser gastar apenas os tais 50 euros comigo...
    Obrigada pelos comentários e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  5. EPÁ! assim de repente - também quero!
    mas Rita, eu preciso de mais explicações! :)
    o que entendes por... 50€ nas coisas pessoais?

    :)

    ResponderEliminar
  6. Olá Rita, de tanto te ler tb decidi simplificar a minha vida :) és mesmo uma inpiração :)

    Quanto ao desfio, só não consigo na gasolina, trabalho a 15 km de casa e não há transportes publicos para lá ( pelo menos que compensem,claro!).Quanto ao supermercado, gasto uma média de 250€, e comigo menos de 50€...vês, sou poupadinha :)

    Bjs e continua com as excelentes dicas que dás!

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita! Parabéns pelo blogue, sou fã! Adoro o desafio e estou contigo! Também preciso de diminuir a conta de supermercado, gastamos cerca de 200 euros (somos 2 e 2 cães), essa é a parte mais difícil. Gasolina, não consigo descer para 20€ mensais, porque, como a Casa Encantada, trabalho a 15 km e não há transportes de jeito aqui no Alentejo profundo. Como sou professora, agora fazemos "carpooling", e acabo por levar o carro só 2 ou 3 vezes na semana, o que é muito melhor. Mas vou tentar seguir as orientações que deste. Vamos ver... Abraço!

    ResponderEliminar
  8. dinheiro comigo é fácil deixar de gastar,deixei de fumar no inicio do ano,menos um bom dinheiro que sai do bolso,café comecei a beber em casa e agora só bebo 1 por dia,antes(quando fumava)eram 3,pois só fumava na rua.Mas tenho um vicio grande muito grande é comprar lã.. ai meu deus,sempre que apanho um dinheirinho extra lá via uns novelitos,se bem que depois tenho o retorno,vendo o que faço.. algumas coisas.

    ResponderEliminar
  9. Vou ver se consigo - a parte do supermercado. Gasolina é impossível. O marido trabalha a 11km de casa (daqueles 11 que parecem 100, devido ao trânsito) e eu a 23, embora só tenha que ir ao local de trabalho de vez em quando. Ainda por cima somos deslocados, e há que visitar família e amigos de vez em quando.
    Somos 2 adultos e 3 gatos, e mesmo assim, a conta de supermercado anda por cima dos 300€, por isso, parece-me uma boa meta.

    ResponderEliminar
  10. É a primeira vez que cá venho e já gostei da ideia - tenho é de adaptar os valores, mas vou fazer isso já. Está valendo!

    ResponderEliminar
  11. Eu também gostava de alinhar, mas quase tenho medo :(
    Cá em casa somos 4 [mais o cão e a tartaruga] e quando somo o que gasto só em supermercado...bem, não sei como conseguem gastar tão pouco! Na gasolina não dá mesmo para cortar, já estou a dividir transporte com uns colegas [intercalamos os dias em que cada um leva carro] e ainda assim gasto muito, porque mora a cerca de 25km do emprego.
    Ok, posso cortar em mim [para já, nos meus filhotes, não!], mas já estou como a Rhiha...despesas pessoais só roupa, calçado e afins, ou incluindo cremes, champôs, depilação e esse tipo de coisas? Hummm

    ResponderEliminar
  12. Ola
    Apesar de todos os esforços 300€ em supermercado(isso inclui peixe e carnes?)eu juro que não sei como fazem e tento comprar o maximo marcas brancas (desde que goste).
    *e tenho possiblidade ter carnes caseiras (so compro alimento)e somos 4 pessoas
    bjs

    ResponderEliminar
  13. desafio aceite! tal como muitos comentários acima o mais dificil para mim é a gasolina mesmo! trabalho bem longe mas vou reduzir o carro só a trabalho! acho que já atinjo o objectivo! vou divulgar o post talvez entusias-me mais alguem! beijinho*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...