02/01/2012

Criando novas tradições familiares

Li algures que as tradições familiares (sejam reuniões de família como o Natal ou coisas mais simples como ler uma história antes de deitar) ajudam as crianças a desenvolverem sentimentos de segurança, identidade e continuidade. Lembro-me com carinho de algumas tradições que a minha família tinha quando eu era pequena, como passarmos o Natal em Faro em casa da minha avó com a família toda, irmos a Oeiras a casa da minha outra avó todos os Domingos de primavera e verão ou irmos almoçar fora no outono e inverno, e também ir com os meus pais ao supermercado (ao Carrefour de Telheiras) sempre a um dia de semana depois do jantar.

Como os meus filhos já têm idade para apreciar estas coisas, decidi começar a festejar o que merece ser festejado (algumas coisas são mesmo muito minhas, como as estações do ano, outras são mais para os miúdos, como o Halloween). Eis a minha lista de festividades para 2012 (acho que não me esquecei de nada):

31 Dezembro - passagem de ano
6 Janeiro - dia de Reis
21 Fevereiro - Carnaval
19 Março - dia do Pai
21 Março - equinócio de primavera
6-8 Abril - Páscoa
25 Abril
1 Maio - dia do trabalhador
?? Maio - dia da Mãe
1 Junho - dia da criança
21 Junho - solstício de verão (midsummer)
21 Setembro - equinócio de outono
5 Outubro - implantação República
31 Outubro - Halloween
11 Novembro - São Martinho
1 Dezembro - restauração independência
21 Dezembro - solstício de inverno
24-25 Dezembro - Natal
e os nossos aniversários.

Fiz uma pasta no Evernote e um ficheiro para cada dia, onde planeio as coisas (comida, convidados, decoração, coisas a preparar, etc.). Ia fazer num bloco de apontamentos, mas lembrei-me que quanto menos papel na minha vida, melhor para mim e para o ambiente. O Evernote é uma ferramenta fantástica que permite guardar todo o tipo de informação. Permite criar apontamentos, guardar artigos da net e URLs, adicionar notas aos artigos, etc. É grátis, tem um design simples e é muito fácil e intuitivo de usar. Dá para ceder online e para descarregar o software para o computador. Os dois sincronizam-se automaticamente. Tenho o software nos meus 3 computadores, além de online, e assim tenho 4 backups das minhas coisas. É um programa mesmo muito útil. Posso falar mais do Evernote e de como o uso num próximo post, se quiserem.

Bom, a passagem de ano foi a primeira celebração da minha lista. Frango de fricassé, bolo de chocolate, biscoitos, queijos, frutos secos, o habitual. Só um dos miúdos se aguentou até à meia-noite para ver o fogo de artifício da varanda. O outro (o mais velho) adormeceu nos meus braços. 




9 comentários:

  1. Uso o evernote e adoro!

    Muito bom este blog, tenho aprendido muito!!!

    Obrigada pelo trabalho exposto que me ajuda muitíssimo.

    Beijinho e feliz 2012!!!

    ResponderEliminar
  2. Já estive a ver como funciona o evernote e achei muito interessante. Bem que eu preciso de me atualizar nas novas tecnologias. Venham mais posts para nos dares a conhecer estas coisinhas... Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Olá Rita!

    Acabo de conhecer o evernote - e vou explorar já já!
    Estamos sintonizadas com esta coisa dos rituais. Eu adoro! No Mum's vou partilhando aqueles que temos por hábito fazer cá em casa. Vou usar a tua lista e vou adicionar mais uns quantos - aqui em casa há duas nacionalidades, por isso costumamos também celebrar tradições francesas :)
    Deixo-te ficar o link dos meus posts sobre rituais. O primeiro, Rituaus #1 fala justamente do sentimento de conforto, protecção e continuidade. Acho que vais gosta ( http://mumstheboss.blogspot.com/search/label/rituais )
    Bom ano, mais uma vez!

    ResponderEliminar
  4. Olá! Vim aqui ter e gostei muito do teu blog. Aos poucos, também me quero render a uma vida mais simples (com dois filhos pequenos e um trabalho a 60km de casa bem preciso). Prometo voltar.
    Bom ano!

    ResponderEliminar
  5. Parece-me uma grande ideia! Datas que irão marcar as vidas dos teus filhos, de certeza!

    Um excelente 2012 para ti

    ResponderEliminar
  6. Actualmente uso o OneNote da Microsoft mas estou a ver-me com dificuldades em sincronizar todos os meus Notebooks com dispositivos móveis (tablet e smartphone).

    Assim que falaste no Evernote fui logo ver se poderia ser uma boa solução e ainda estou a explorar. Mas um post sobre o assunto era uma boa ajuda. :)

    Beijinhos e continuação de bom trabalho com o blog que está excelente!

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Só para dizer que tenho dado espreitadelas rápidas no teu blog, mas pretendo lê-lo com mais atenção. E o dia da mãe é sempre no primeiro domingo de Maio. :)

    ResponderEliminar
  8. Gostei bastante da mesa :)

    E aproveitar essas ocasiões para festejar também me parece muito bem. Até porque acho que existem muitas datas que merecem ser assinaladas e, muitas vezes, deixamos passá-las em branco.

    ResponderEliminar
  9. Já fiz o download do evernote mas ainda estou a explorar... e não me entendo muito bem... por isso seria uma ideia fantástica fazer um post sobre ele!!!

    Obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...