02/03/2012

Como organizo o computador

O computador é aquele depósito de tralha digital que por mais que se tente ter arrumado, é sempre muito difícil consegui-lo. No outro dia lancei mãos à obra e decidi destralhar e reorganizar os computadores.

Agora uso um novo sistema para organizar as pastas. É baseado no livro The Joy of Less da Francine Jay.  Ela sugere o uso dos conceitos de Inner Circle (círculo interior), Outer Circle (círculo exterior) e Deep Storage (armazenamento profundo) para classificarmos os nossos pertences e sabermos onde guardá-los consoante a sua frequência de utilização. É óbvio que não faz sentido ter a nossa melhor louça que nunca é usada num armário com fácil acesso na cozinha e a louça que usamos todos os dias na prateleira mais alta do armário. Eu apliquei estes conceitos aos meus ficheiros.

Assim, no Inner Circle estão pastas com ficheiros que uso com bastante frequência. São ficheiros de projectos em que estou a trabalhar no momento, artigos que estou a escrever, fotos recentes, coisas do blog, ficheiro das contas e orçamento, entre outros.
No Outer Circle tenho ficheiros que uso com menos frequência, menos de uma vez por semana ou mensalmente, como o CV, inventários, etc.
No Deep Storage tenho ficheiros que raramente necessito, como projectos terminados, fotos antigas, documentos digitalizados, comprovativos de IRS, etc.

Tenho assim 3 pastas grandes (inner, outer, deep storage) e cada uma está dividida em pessoal e work. Dentro de cada sub-pasta ponho então pastas com assuntos e ficheiros específicos.
Como a pasta mais pesada é a Deep Storage, não a tenho em nenhum dos meus 3 computadores. Tenho-a no disco externo e depois dividida em várias pens e CDs com as fotografias, mas quero arranjar outro disco externo para fazer o backup.
Em cada computador, no disco externo e no Dropbox tenho as pastas do Inner Circle e Outer Circle.

Este sistema simplificou-me imenso a vida. Parece-me que tem muito mais lógica dividir as pastas e ficheiros por frequência de utilização e depois por temas, como é costume, do que ter ficheiros que não uso (mas são importantes) a ocupar espaço no computador e a encher visualmente as pastas.

Agora a segunda parte - a mais radical! Já há muito tempo que me sentia tentada a fazer como o Leo Babauta, a Rachel Meeks e muitos outros e manter (quase) todos os meus ficheiros online, para não ter que me preocupar com sincronizações entre computadores (uso 3 diferentes e às vezes um outro que está no laboratório).
A grande vantagem é essa: não ter que me preocupar com as sincronizações. É que é mesmo difícil conseguir ter os 3 computadores sincronizados ao mesmo tempo!

Então agora, quando abro um ficheiro para trabalhar, abro a pasta do Dropbox e é esse ficheiro que altero. A sincronização com as pastas do Dropbox que tenho nos outros computadores é automática, por isso não tenho que me preocupar com nada! Se por acaso não tiver internet (o que é raro, muito raro), posso à mesma abrir a pasta do Dropbox e o ficheiro que me interessa (pois fica um pasta armazenada no computador), e quando voltar a internet, ele logo faz a sincronização... o pior é se tiver alterado o ficheiro noutro computador e não tiver internet para o ficheiro ser actualizado no computador que estou a usar - mas tal coisa nunca aconteceu!
Mantenho à mesma pastas e ficheiros no disco rígido dos computadores e disco externo e actualizo-os de vez em quando, só porque não sou assim tão corajosa para ter tudo apenas online...  

Há quem tenha aquelas preocupações do Google e outras empresas andarem a ler os nossos ficheiros, mas não tenho nada secreto nos meus, por isso quero lá saber...

E vocês, como organizam o computador?

Se quiserem aderir ao Dropox (é grátis), podem usar este link, e assim eu ganho alguns megabytes de armazenamento extra! Obrigada!

8 comentários:

  1. Olá Rita.
    Eu, sem saber, já usava um método parecido com este, porque tenho duas pastas no disco rígido, uma com as coisas que raramente uso e outra (com um atalho para o ambiente de trabalho), onde tenho os ficheiros que necessito diariamente, já os ficheiros que estão concluídos, ou que estão simplesmente armazenados, tenho-os num disco externos.
    Agora falta-me fazer cópias de segurança, sou mesmo muito preguiçosa neste ponto e tenho muito poucas coisas feitas em cópia.
    E acho que vou aproveitar a tua dica da Dropox, porque uso dois computadores, um para assuntos de trabalho e outro para assuntos pessoais e quando quero partilhar um ficheiro de um para o outro o que é muito raro), uso a pen, mas a tua ideia deixou-me a pensar que me vai facilitar a vida, principalmente quando a minha filha adoece e tenho que trabalhar com o computador que tenho em casa e que não tem os ficheiros de trabalho.

    ResponderEliminar
  2. Tudo arrumadinho... por cá tb é assim :)

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Eu uso várias pen's, dois computadores e um disco externo, onde tenho principalmente fotografias. Recentemente abri uma conta no Evernote que uso para guardar sites ou imagens que me interessam. Não conheço as potencialidades da dropbox. Pode ser usado com um disco externo virtual? Poderia usar como back up dos ficheiros de fotografias?
    Sigo o blog desde Outubro e tem sido muito útil. Obrigado e parabéns

    ResponderEliminar
  4. Yes O post que eu queria mesmo ler!!! Vou começar do zero! Wow, entusiasmo total! Obrigada, muito obrigada, Rita!

    ResponderEliminar
  5. Eu então é só tralha nestes computadores! Tenho que tirar não um dia mas talvez uma semana para pôr tudo em ordem... a vontade é mesmo pouca e não me apetece nada... até coisas do curso que deveria dar uma vista de olhos estão há dois anos em casa da minha mãe à espera dos meus irmãos bloquearem o computador lá de casa com vírus...
    Um dia... talvez nas férias da páscoa... Mas gostei do sistema... talvez o aplique para experimentar... nada como partir do zero e levar tudo até ao fim em termos de organização!

    Obrigada pelas dicas :)

    ResponderEliminar
  6. Eu também uso a Dropbox há muito tempo. É EXCELENTE. Adeus pen (ainda tenho mas quase não uso).
    Bjocas

    ResponderEliminar
  7. eu comecei a usar a dropbox quando estava a escrever a dissertação. como a distância entre mim e o meu orientador era de 200km, era muito mais fácil partilhar a informação assim. ADOREI! mas a verdade é que depois de terminada a tese, nunca mais usei a DPB... até hoje! Rita, a forma simples como dizes as coisas é fenomenal... muito obrigada por mais um post esclarecedor e cheio de boas (e tão simples) ideias! é só por em prática! beijinhos da costa alentejana, Alexandra

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita!
    Para além da dropbox também uso o programa gratuito yousend it, que tem um mecanismo semelhante. Conheces? Como não quero gastar dinheiro a aumentar o espaço de partilha no dropbox, ouvi falar deste último e tenho utilizado-o também.

    xxx

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...