O meu escritório é provavelmente a divisão da casa que já passou por mais mudanças. Já esteve pintado de várias cores (branco, amarelo torrado, verde claro) e já por lá passaram várias mobílias e acessórios (várias secretárias, várias estantes, vários sofás e maples, e muitos, muitos cortinados). O escritório era a divisão da casa onde se acumulava mais tralha (toda minha), sobretudo papeladas de trabalho.
Estas fotos mostram várias versões do escritório há uns anos atrás.
Como vêem, eu tinha muita papelada - a maior parte era tralha. E ainda tinha mais papelada do trabalho na cave. Foi por aí que comecei.
Primeiro, joguei fora todos os dossiers das disciplinas da licenciatura e mestrado, por três motivos: 1) desde que acabei o curso nunca precisei de nenhum dossier e mesmo que precisasse, 2) muita da informação já estaria provavelmente desactualizada (que a ciência está sempre a avançar) e, de qualquer modo, 3) se precisar de informação sobre algum assunto, sei como procurá-la, sem recorrer a dossiers antigos. Portanto, aconselho todos os leitores que têm as coisas dos cursos guardadas a fazerem o mesmo que eu fiz. É uma sensação de alívio indescritível.
Depois vi os dossiers e pastas um a um. Tive que ser muito fria e esquecer o vir a precisar das coisas algum dia (mais uma vez, se precisar, sei onde procurar, não preciso de papeladas em casa a ocupar espaço e a ganhar pó). Joguei fora quase tudo. Alguns dossiers importantes levei para o meu gabinete na Universidade, mas a maior parte foi para a reciclagem.
Também tinha pastas com recortes de revistas de decoração, moda, musculação e fitness e muitas outras coisas. O que me interessava digitalizei. O resto, foi fora.
Dei também uma grande volta aos meus tecidos. Restos de tecidos foram fora. Fiquei só com peças de que realmente gosto.
Isto foi um processo que demorou algum tempo. Não foi feito tudo num dia nem numa semana. E ainda hoje continuo a deitar coisas fora.
Claro que a jogar tanta coisa fora, as estantes foram ficando vazias... Substitui as várias estantes que tinha por uma só - onde cabe tudo.
Então o que tenho agora no escritório, além do piano e do terrário da iguana, é uma estante, uma secretária feita a partir de um tampo de mesa de jantar, o qual pintámos de branco e adicionámos pernas Vika Curry, um bloco de gavetas Vika Alex e duas cadeiras, uma para o computador, outra para a máquina de costura.
Em relação aos papéis, não tenho praticamente nada do trabalho em casa, a não ser os livros que se vêem na foto e uma cópia de cada uma das minhas três teses que estão no arquivador Flyt ao lado da aparelhagem.
Já não tenho os dossiers de arquivo que mostrei aqui. Deixou de fazer sentido ter papéis importantes que não uso mas não posso deitar fora, como certificados dos graus académicos e assim, junto com extractos do banco que mais cedo ou mais tarde vão fora. Alterei toda a minha maneira de organizar os papéis.
Comprei as pastas de arquivo brancas que se vêem na foto para guardar papéis importantes que não são usados com frequência. Uma das pastas tem os meus livros de piano e outra tem as minhas papeladas de musculação e fitness, e também moldes e tutoriais de costura. A última pasta, que se vê na foto abaixo, tem as declarações de IRS e uma pastinha de plástico para cada um de nós (e outra para a casa) com papéis importantes usados com pouca frequência (diplomas, contratos de trabalho, avaliações da escola, exames médicos, etc.).
Agora, em vez dos tais quatro dossiers de arquivo que tinha, tenho um, o preto que se vê na prateleira abaixo dos livros. Aí sim, guardo papéis mais usados, como contas, informações da escola, recibos de ordenado, correspondência vária, extractos do banco (os poucos que ainda recebo em papel), seguros, etc. Esta pasta, que está devidamente organizada com separadores, é constantemente destralhada. Por exemplo, em relação aos seguros dos carros, guardo só o último que paguei. Papéis da escola, horários, informações variadas, guardo só os do ano lectivo que está a decorrer. Se quiser guardar algum papel que pode ser importante ou necessário, mas se não for preciso o original em papel, digitalizo. As contas que recebo por email ficam guardadas no gmail e de vez em quando apago as mais antigas. Não imprimo nada a não ser que seja mesmo, mas mesmo necessário. E por aí fora... Cada vez digo mais não a papeladas que não preciso. Além de ser bom para a minha saúde mental e visual, é bom para o ambiente!
Tudo o que é material de escritório (lápis, borrachas, agrafador, clips, cola, e por aí fora) está guardado nas gavetinhas de madeira. Entre as gavetas e o dossier estão papéis que estou a usar no momento (são as coisas do trabalho que faço entre as 5 e as 7 da manhã...).
Na prateleira seguinte tenho a multifunções prestes a morrer e a ser substituída por uma mais pequenina e uma caixa com fotos ainda por digitalizar (quando estiver tudo digitalizado, ficará aí mais um espaço vazio!).
Por fim, na prateleira debaixo estão duas caixas de arrumação de plástico, uma com tecidos, outra com peças prontas.
No bloco de gavetas debaixo da secretária a tralha não é muita, a saber:
1ª inbox e tickler file, como mostrei aqui
2ª cabos, carregadores e demais parafernália
3ª papel (envelopes, blocos, folhas soltas, etc.)
4ª guilhotina de papel, esquadro, CDs e DVDs virgens
5ª acessórios de costura (linhas, agulhas, botões, elásticos, etc.)
E pronto, é isto o meu escritório minimalista - não tão minimalista como os exemplos abaixo (de bloggers minimalistas famosos), mas para lá caminho...
Bem!!! Está absolutamente fantástico agora! Os meus parabéns! Deixou-me cheio de ideias para correr com a inútil papelada aqui de casa.
ResponderEliminarGosto muito do seu blog continue o bom trabalho.
Parabens pela capacidade de organização e pela simplicidade como tudo é descrito......e curiosamente pela foto, percebe-se que está actualmente muito mais acolhedor. Eu em casa não uso o escritório, não consigo, não é confortavel, prefiro um cantinho que adoptei na sala com o minimo necessário. Obrigada pelas dicas!!
ResponderEliminarBem que mudança. Ficou muto melhor e realmente quando temos o espaço de trabalho mais "limpo" a vontade cresce muito mais.
ResponderEliminarEu tambem faço costura o que mais me chateia é mesmo a desarrumação que fica depois e se não acabo uma peça (como eu trbaalho na sala) tenho de por tudo dentro de uma caixa para acabar depois.
Como fazes se não consegues acabar algo?
Beijinhos
Susana
Olá Susana,
Eliminarquando não acabo, fica em cima da mesa ou penduro na cadeira...
Assim até deve dar gosto trabalhar.
ResponderEliminarBoa terça-feira
O teu escritório ficou muito bonito, com um ar muito clean. E como o ambiente influencia a nossa produtividade, creio que tens um bom espaço de trabalho. Parabéns!
ResponderEliminarXiiiii... que diferença abismal. O trabalho que deve ter dado!
ResponderEliminarMas está francamente melhor, nem há comparação.
que diferença impressionante! continuas a ser uma inspiração Rita, muito obrigada pela partilha! cá por casa, terminada a tese, pus mãos à obra e comecei a destralhar o nosso sotão-escritório... mas devagar, muito devagar! ainda há muita coisa que tem que levar uma 2ª volta! obrigada e beijinhos da costa alentejana, Xana
ResponderEliminartenho o mesmo problema no escritório. está cheio de capas e sebentas que nunca uso. tenho uma estante enorme, também tenho de fazer essa operação de deitar fora o material do curso... sei que tenho de o fazer mas falta-me a disposição para fazer!
ResponderEliminarBemmmmm que grande diferença!!!
ResponderEliminarParabéns! Muito melhor!
:)
que diferença brutal... também já estive umas poucas de vezes para deitar os dossiers da faculdade fora e um dia dests vai mesmo tudo para a reciclagem, é como dizes, quando se precisar de alguma coisa sabe-se sempre onde procurar e nunca vamos às coisas da faculdade...
ResponderEliminarbeijinhos e obrigada pelas tuas dicas
Bem que grandeeee volta!!!!! E ficou muitoooo bem!
ResponderEliminarÉ curioso, ainda ontem andei a destralhar mais uma parte do meu quarto, a que tinha papeis, pastas, e afins... Ver se agendo um post com as diferenças.
está fantástico, realmente foi uma mudança radical para muito melhor!
ResponderEliminarEstá fantástico!! Que grande diferença! Só de olhar fico cheia de vontade de ir a correr arrumar as coisas do meu curso e só parar no final! O pior é que muitas das coisas não estão desactualizadas... infelizmente nesse aspecto as ciencias sociais são um bocadinho diferentes das exactas. Mas vou ganhar coragem e ficar apenas com o mais importante!
ResponderEliminarTambém tenho digitalizado quase tudo o que quero guardar, afinal de que vale termos papeis e mais papeis? Acabei agora mesmo de digitalizar os bilhetes de todos os concertos/festivais/peças a que já fui! Deu muito trabalho mas compensa imenso :)
Mais uma vez obrigada por partilhares todos estes pormenores connosco ;)
Uau, isso é que foi uma revolução... ficou fabuloso.
ResponderEliminarBem... ficou muito mais leve... Gostei :)
ResponderEliminarwow! super great improvement my friend!
ResponderEliminarwow! super great improvement my friend!
ResponderEliminarDear Iro, great to see you here! Thank you! I'm still not sure about the green walls, though...
EliminarOlá Rita!
ResponderEliminarobrigado pelo seu serviço cívico com este blog!
Depois de ver o seu escritório fiquei cheia de inveja, está mesmo clean!
Por sua causa eu já tinha dado uma volta a algumas pastas, mas tenho uma estante igual à sua só com as coisas da faculdade, que nem ousei em mexer... é que algumas coisas uso mesmo para o meu trabalho, ainda esta semana trouxe vários dossiers que tinha no trabalho (pois não devo ficar por cá muito mais tempo).
Mas depois lembrei-me que no escritório onde trabalho existe um daqueles scanners automáticos de meter folhas, e comecei a trazer alguns dossiers para digitalizar, à hora de almoço. Mas mesmo assim tenho que lutar contra a mania do "isto até podia guardar"...
Não vou conseguir ficar apenas com uma estante, mas estou a esforçar-me por "destralhar".
Obrigada, mais uma vez.
sara
És a minha ídola Rita... Quando for grande quero ser assim!
ResponderEliminarOlá Rita. Podes dizer-me como fizeste para pintar esse tampo? Eu tenho uma secretária que queria pintar de branco mas não sei que produtos devo usar para ficar perfeita. Terei que a lixar primeiro? Devo colocar algum verniz antes? Podes explicar como fizeste com o teu?
ResponderEliminarObrigada.
Olá Vans,
Eliminar1º lixar um pouco (ou muito, se a madeira tiver várias camadas de tinta ou de verniz)
2º aplicar primário para madeira (duas demãos)
3º aplicar esmalte, as demãos que forem necessárias (cuidado que o esmalte só sai com diluente - eu costumo pintar de luvas)
Obrigada Rita :D
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