27/08/2012

Como organizar a roupa dos miúdos

(originalmente publicado a 24 de Agosto de 2011)

Agosto, para mim, é O mês para organizar, arrumar e limpar a casa toda e preparar tudo para o ano novo.
Tenho andado a organizar cada divisão, cada armário, cada gaveta cá de casa - é uma tarefa fácil, porque vou organizando e arrumando as coisas ao longo do ano. A área mais difícil de arrumar e manter arrumada sempre foi o quarto dos miúdos. A renovação do quarto deles está quase acabada, e a nossa ida ao Ikea no outro dia foi produtiva - só não comprámos o beliche Tromso porque não havia... os miúdos vão ter que dormir no chão nos próximos tempos...
Bem, aqui ficam algumas dicas para organizar o roupeiro dos miúdos:

1. Experimentar tudo

Bem sabemos que a taxa de crescimento dos miúdos é alta e o mais certo é as roupas compradas há apenas alguns meses já não servirem. Então, faço os miúdos experimentarem toda a roupa que têm... É uma tarefa difícil, vestir roupa de inverno com 30ºC, mas é assim que funciona... Depois, agrupo a roupa em categorias: para manter, para passar de um miúdo para o outro, para dar, para deitar fora, para arranjar (gosto de transformar calças em calções) Os meus filhos não têm muita roupa, por isso este processo de selecção não leva muito tempo.

2. Tirar tudo do roupeiro

Se ainda há roupa ou outras coisas no roupeiro, como roupa de cama e toalhas, tiro tudo para fora. Depois, limpo bem todo o roupeiro (este ano pintámos o interior e as portas de madeira). Verifico se tenho todos os cabides necessários, caixas e outros acessórios de arrumação. Depois, ponho a roupa novamente lá dentro. Como os meus filhos partilham o roupeiro, as suas roupas estão guardadas em prateleiras e gavetas marcadas. E como vestem o mesmo tamanho, faço símbolos na roupa para saber que peça pertence a quem.

3. Fazer um inventário da parte de cima do roupeiro

A parte de cima do roupeiro raramente é aberta e acabo por me esquecer do que lá está... Assim, fiz um inventário e coloquei-o na porta do roupeiro. O conteúdo são coisas tipo edredons, almofadas, mantas, etc. (tudo dentro de sacos de plástico devidamente identificados).

É fácil, não acham?
Aqui está uma vista do roupeiro:


Cada miúdo tem apenas dois conjuntos de toalhas (uma grande e uma pequena; podem ver dois conjuntos na foto, um verde e um azul; os outros dois estão em uso na casa de banho), três capas de edredon, e penso que três ou quatro conjuntos de lençol.
E em vez de usar um sistema para organização de roupa como o Antonius do Ikea (do qual gosto bastante), reutilizei uma estante de livros e uma cómoda de gavetas, e funciona perfeitamente!


2 comentários:


  1. Olá, sigo os seus projetos e apontamentos. Acho divertido pessoas diferentes, de idades e profissões fazerem e terem as mesmas ideias. Afinal eu tendo a ser minimalista e nem sabia que tal movimento existia. Ontem sorri, interiormente, com a sua descrição da arrumação da roupa dos mais pequenos. Tarefa que realizei vários anos, tb os meus rapazinhos tinham 2 conjuntos de cama e de toalhas, sacos preparados para o ténis, natação, etc. Agora ando muito mais "descansada", eles deviam ter ficado cansados da arrumação dos últimos vinte anos e eu já cedi, já comprei mais toalhas para ficarem no chão, já tenho mais roupa de cama para não ser mudada no dia certo. Espero que retomem os bons hábitos quando saírem de casa. Mas estou a escrever, porque tive há vinte e tal anos uma dica ocasional de um livro que muito me ajudou na minha organização. Quando o meu primeiro filho estava para nascer só queria comprar o mínimo de peças, mas não queria que faltassem. Queria aproveitar roupa emprestada e oferecida (toda separada em sacos por idades) mas ficava completamente baralhada quando olhava para a gaveta. Então surgiu o tal número, 4, que me orientou até ao 5ºano, quando a apresentação começou a contar mais. Passo a explicar: são necessários 4 bodies, 4 fatinhos inteiros, 4 casaquinhos, 4botinhas ( a excepção para mais, serão os babetes e para menos, roupa de sair) e continuei, assim, 4 calções, 4 camisas, 4 camisolas, 4 meias,4 conjuntos de roupa interior, e no verão algumas t.shirts a mais etc, uma roupa de sair e calçado adaptado à época. Espero que esta dica, ajude a poupar e a orientar jovens mães.

    ResponderEliminar
  2. Olá. Adorei a parte em que dizes que os teus filhos têm pouca roupa. os meus também têm pouca roupa e um armário chega para a roupa dos três, mas costumo sentir-me uma verdadeira extraterrestre. Fizeste sentir-me normal!! :) Obrigada. LOL

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...