20/08/2012

To Do Lists minimalistas mas eficazes: o Google Tasks

Sabem aqueles freaks maluquinhos por ferramentas de gestão do tempo e produtividade e que experimentam toda e mais alguma aplicação que aparece e lêem todos os livros sobre o assunto? Eu sou mais ou menos assim. Quem segue este blog há algum tempo sabe que já experimentei vários sistemas de organizar a vida e o tempo e volta e meia lá descubro novos métodos que rapidamente implemento.

O problema é que pessoas como eu geralmente 1) passam tanto tempo a experimentar ferramentas e métodos de gestão do tempo (porque é mesmo giro) que não completam as tarefas que têm em mãos e 2) acabam por adicionar cada vez mais complexidade aos seus sistemas (o que obviamente complica tudo).

Depois de ler Leo Babauta (praticamente tudo o que ele já escreveu), o meu pensamento é só um: este senhor sabe-a toda. E fui finalmente investigar uma aplicaçãozinha sobre a qual já tinha lido no seu blog, para a qual já tinha olhado umas quantas vezes, mas à qual nunca tinha dado a devida atenção: o Google Tasks.

Ah, ferramenta mais minimalista e eficaz não há! O Google Tasks vem com o Gmail (Tarefas):


O Google Tasks tem várias coisas que para mim são fundamentais:

- permite criar mais que uma lista de tarefas


- permite criar sub-tarefas
- permite adicionar notas e links às tarefas e transformar um email em tarefa



- permite adicionar uma due date às tarefas; estas tarefas são automaticamente adicionadas ao Google Calendar

- no Google Calendar dá para ver as tarefas todas, ao lado do calendário (maravilhoso!) e as que têm data aparecem no calendário também


- e as tarefas feitas ficam com este aspecto tão giro! (e dá para eliminá-las para não atrapalhar visualmente)



Tudo isto num interface muito simples! Adoro!
No próximo post explicarei como integro o Google Tasks e o Evernote para gerir o meu tempo.

E vocês, alguém usa o Google Tasks? Contem-me como fazem!

12 comentários:

  1. Antes eu escrevia sempre em papel, mas depois de ler durante algum tempo o teu blog, decidi experimentar fazer o mesmo, mas com uma ferramenta virtual. A que eu uso e gosto de usar é esta http://todolistme.net/. Uso porque gosto da aparência do site e isso motiva-me. E, pelo menos para a minha organização, essa está ótima. :)
    Gostei dessa ferramenta pelo facto de ser possível preencher vários dias com tarefas, enquanto na ferramenta que referi acima tenho que criar 'novas listas' e substituir o nome por dia 18, 19, por exemplo.
    Obrigada por estes excelentes textos!
    Boa semana,
    Rosicler

    ResponderEliminar
  2. Bom dia! Tenho experimentado várias aplicações mas ainda não encontrei a 'ideal'. Usei o Evernote mas achei demasiado complexo, estou a usar o 'Do it tomorrow', é interessante mas a longo prazo não é muito útil. Ainda não conhecia o Google Tasks, tenho que experimentar, obrigada pela partilha!

    Nota: fiz um pequeno post sobre o seu blog, passe por lá :)

    ResponderEliminar
  3. Eu uso tal e qual! :-) E não quero outra coisa! É simples mas nem por isso pouco eficaz!! Adoro!

    Para mim só lhe falta poder priorizar tarefas e cheguei a ter uma lista TMI mas não funcionava como eu queria (perdia o contexto de cada tarefa). Agora coloco um (*) antes do nome da tarefa e assim já sei as prioritárias.

    Ah, não sei se sabias (descobri isto a semana passada) mas podes gerir o Google Tasks numa página própria sem ser através do Gmail ou da Agenda. É aqui (tendo a sessão iniciada):
    https://mail.google.com/tasks/canvas

    Bjs :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sabia, já fui ver, que fixe!! Obrigada!

      Eliminar
    2. Ótimo descobrir esta página! Não me dava bem com o Google Tasks por causa da interface. No celular, prefiro usá-lo via Taskos, que sincroniza a ele.

      Eliminar
    3. Olá
      Alguém me pode dizer, por favor, como se chega a este link, sem ter que o copiar e colar na barra de endereços?

      Eliminar
  4. Também uso e adoro o Google Tasks. Adoro o pequeno detalhe de se poder riscar as tarefas! Gosto de ver as tarefas riscadas :) é uma maluqueira, eu sei, mas adoro riscar tarefas e ter a sensação de "já está". Também não sabia que dava para ter o Google Tasks numa página própria e uso isto há imenso tempo. Que fixe. Obrigada Luar.

    Beijinhos
    Elva

    ResponderEliminar
  5. Também uso o Gtaks há já muito tempo e uso no calendário, na tal pagina à parte e também no smartphone (pois fiz o download da aplicação que é gratuita). É simples e eficaz! Para mim não há melhor :) Também tenho tarefas que são mensais ou semanais e posso na mesma "riscá-las" pois na semana/mês seguinte voltam a aparecer e isso dá imenso jeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como faço para repetir as tarefas no Gtasks?

      Eliminar
    2. No Google Tasks por default não existe essa opção de repetir tarefas diariamente, semanalmente, mensalmente, etc., o que existe é aplicativos para smartphone que oferecem essa opção como o Google Tasks Organizer Lite - http://goo.gl/uDBKg

      Eliminar
  6. Para já uso o Astrid.
    Gosto do interface, simples mas sem deixar de ser visualmente apelativo.

    ResponderEliminar
  7. Também sou "freak maluquinha" desse tipo. Até porque dou aulas de informática e então...anda tudo de mãos dadas. Eu uso o gmail para o trabalho mas tb já usei o http://todo.ly/

    Beijinho

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...