06/02/2013

A vida acontece


Há pouco tempo descobri um blog cuja leitura me fez sentir calma, confortável - aquelas leituras que nos põem um sorriso de contentamento na cara. O Savvy Happy Living é escrito pela Nathalie, uma canadiana, vegetariana, yogini e, claro, minimalista. 

Este mês ela publicou um livro intitulado "Life Happens: living a healthy life despite a chronic illness", uma autobiografia focada na sua batalha contra a esclerose múltipla. A Nathalie teve os primeiros sintomas de EM no final dos anos 90 e depois de depressões, tratamentos dolorosos, imenso sofrimento dela e da família, a Nathalie descobriu o reiki, o yoga, a meditação e o vegetarianismo, e hoje considera-se curada. Pelo meio, a Nathalie teve um filho, separou-se, casou-se, ficou desempregada, declarou bancarrota, teve mesmo que vender a casa... passou, como se costuma dizer, as passas do Algarve, mas conseguiu dar a volta por cima. A Nathalie vive agora uma vida simples, num pequeno apartamento, tem apenas o necessário, não tem carro, tem pouca roupa, é vegetariana e yogini, e é uma pessoa muito mais feliz - e saudável - desde que simplificou a sua vida.

Adorei o livro, que é pequenino e lê-se rapidamente. A história da Nathalie é mesmo inspiradora e, como ela diz, foram estas mudanças no seu estilo de vida (simplificar, vegetarianismo, yoga, reiki, etc.) que a curaram (a EM não tem cura, e os médicos não encontram explicação para este caso). 

A sua escrita é simples, despretensiosa e real. Este livro (e o blog) é, para mim, uma confirmação de que uma vida simples que rejeita a preocupação com o keeping up with the Joneses e o quanto mais melhor, é o que quero para mim, mesmo que à minha volta as pessoas vivam vidas diferentes e não compreendam as nossas escolhas. Adorei o livro e recomendo-o vivamente!

PS - Eu comprei o livro em papel na amazon do Reino Unido porque a versão kindle ainda não está disponível, mas acabei de saber que há em versão kobo, aqui.

15 comentários:

  1. Obrigado por compartir a vida de Nathalie.
    como amiga de alguem que sofreu de ELA dá-me algum conforto conhecer o caminho de quem consegue sobreviver a esta infame doença sem cura que muda a vida de quem a sofre e de todos os que a rodeiam...

    ResponderEliminar
  2. "Many thanks" pela partilha !!!!
    Sempre é bom ter mais incentivos para simplificar a vida.
    Thalita

    ResponderEliminar
  3. Como portadora de EM e fã deste blog, penso que vou adquirir esse livro... parece muito motivador!

    Já a senhora do Project 333 tem EM...

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Como diz a autora do Project 333, seria melhor mudar antes de descobrir que se tem uma doença como EM, para se viver feliz e saudável... Ao mesmo tempo, é a prova que uma vida mais simples é realmente mais saudável a todos os níveis!

    Motivador, obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  5. Inspirador! Acredito mesmo que simplificar nossa casa e nossa vida nos deixa até com mais tempo para cuidar de aspectos fundamentais como a saúde...

    ResponderEliminar
  6. Rita: fui á anmazon uk, à .com, à canadense e nepes, NÃO CONSIGO COMPRAR O LIVRO! 'Tou a ficar balhelhas...

    ResponderEliminar
  7. Descobri para kobo!
    Yess...

    ResponderEliminar
  8. Olá Rita!
    A história da Natalie realmente é inspiradora!
    Agora estou curiosa a respeito do reiki, pois é a segunda vez que vejo você citar o tema aqui no blog e, coincidentemente, também tenho me interessado pelo assunto!
    Eu ERA uma pessoa muito cética mas, no momento, estou me sentindo mais aberta a terapias alternativas.
    Como você lida com isso, sendo uma pessoa "das ciências"? Você mesma já teve "preconceito" em relação ao reiki?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O reiki é enegia! E como cientista, claro que sei que a energia é uma coisa real!

      Eliminar
  9. Obrigada pela partilha!
    Vou espreitar...

    Bj.

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita!
    Fico curiosa relativamente ao que fala neste texto pois eu sou portadora de E.M. há 12 anos, começando agora a "senti-la". Gostava de saber se existe este livro em português... :-( (dificuldades de 57 anos). Agradecia-lhe a informação que possa ter sobre estes casos.Viver com EM não é fácil, mas parece que pode sê-lo segundo a Natalie. E eu, tenho esperança em dias melhores! Obrigada. Clotilde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clotilde,
      O que eu sei sobre a EM é muito pouco... O que a Nathalie conta no livro é a sua batalha contra a doença e como o yoga, a meditação e o reiki a curaram. Ela não tem qualquer sintoma de EM há mais de 5 anos, graças não aos medicamentos, mas a estas práticas holísticas. O livro é sobre isso. Não existe em português...

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela sua resposta, vou acompanhando também o blog dela (C/ tradução). Pelos vistos boas práticas com bons resultados.

      Eliminar
  11. Ola Rita
    Gostaria do seu esclarecimento,,O que é versão kobo?
    Sou ignorante nesta área ,
    Mas quero dizer que hoje nas faculdades de medicina aqui no Brasil ja
    existem cadeiras optativas sobre espiritualidade e medicina ,.
    Ja fui testar o reike quando me senti em uma fase da vida depressiva com um acontecimento que me levou ao chão,
    Mas sobrevivi as custas do Reike pois recebia diariamente e da dança de salão.
    Com 28 dias estava boa da depressão e resolvi então aprender a fazer oração de imposição das mãos ,em gratidão a Deus fazendo para as pessoas quando me pedem.
    Energia é uma coisa séria e temos que pedir permissão para entrar na energia das pessoas.
    Tenho tb o curso de radiestesia por isto escrevo isto.
    Também iniciei a yoga ,com 32 anos ,paro recomeço e hoje ja na decada de 6.o rsrs as pessoas me acham zen ,acho que tenho jogo de cintura ,para quem não conhece o termo aqui do Brasil,quer dizer ,sou conciliadora,sei apaziguar as coisas qdo não vão bem entre pessoas que estão querendo se estressar .
    Bem estou querendo me organizar e estou tendo o incentivo de vcs,
    A vc que tem esclerose multipla retire o trigo da sua vida para sempre,
    Não é facil pois estou com intolerancia a trigo e leite ,mas temos ja yogurtes de leite de cabra com damasco e outros,leite de arroz e vc mistura com frutas , suco verde para alcalinizar o sangue ,pois estamos ficando ácidas devido a comida industrializada .
    Tenho um site que é em espanhol e dono do site tinha esclerose multipla e esta mto bem com a modificação da dieta chegou a fazer uma caminhada de 18 kilometros.
    Bem vou tentar ver site ,,veja no google "por el despertar --pablo,,,,não sei bem ,mas vc achara.
    A vc que tem E Multipla receba o reike varias x na semana ou diariamente se puder
    mude sua alimentação ,não assista nem veja coisas que lhe deem stress e fuja de pessoas que so fazem se lamentar ,
    Pratique a gratidão toda hora .
    Veja tb www.comidaecologica.com.br e www.luzdaserra.com.br com ensinamentos do Bruno j Gimenes e Patricia,sigo muita coisa deles e é maravilhoso para quem quer se melhorar espiritualmente.
    O ESPIRITO MANDA NA MENTE E A MENTE MANDA NO CORPO,
    Grande abraço para vcs e muita luz nos nossos caminhos Célia Regina from Brasil

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...