19/02/2013

Homeschooling

O tema do Bundle of the Week desta semana não tem muito a ver com a nossa realidade - é sobre homeschooling, uma prática muito comum nos Estados Unidos, mas rara por cá. Eu até pensava que em Portugal não se podia dar aulas em casa, mas fui investigar e afinal pode-se.


Por 7.40 USD, os 5 ebooks do pacote são:


Homeschooling by the Numbers by Angie Kauffman
You Can Do It Too! compiled by Lorilee Lippincott
Simply Homeschool by Karen DeBeus

16 comentários:

  1. Apesar de aqui no Brasil ainda haver muita controvérsia sobre Homeschool, eu quero um dia fazer isso com os meus futuros filhos (ainda não tenho nenhum, hehehe!). Tive vizinhos americanos que eram ensinados em casa e eu sempre percebi que o rendimento deles era muito melhor, até as crianças mais novas estavam vendo matérias que eu ainda nem tinha tido contato na escola.

    Acho que o ensino público aqui é muito precário e mal planejado, as crianças ficam muito presas a escolas com pouca estrutura. Sinto que posso proporocionar um aprendizado muito melhor para minhas crianças, mesmo porque terei um contato com elas bem mais próximo do que uma professora convencional, o que vai me ajudar a detectar as dificuldades que aparecerem pelo caminho.

    Adorei os links, me serão bem úteis =)

    ResponderEliminar
  2. Embora não seja rara nos Estados Unidos, acho essa coisa de Homeschool péssima para as crianças. Não se vai à escola apenas para aprender. Não levando os filhos para a escola, os pais os privam de contato social, da interação com outras pessoas, até de parâmetros de comparação com outras crianças, outras famílias, outros modos de vida.
    Felizmente, acho que isso não é permitido no Brasil.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente. Em algum momento será necessário o convívio, a interação e lidar com os conflitos. Mais: imagine se alguns pais decidirem "educar" em casa e usarem isso para passar apenas um modo restrito de educação baseado em preconceitos, proselitismo religioso, etc.

      Eliminar
  3. Passei aqui no teu blog e este tema chamou a minha atenção. Mas será que isto resulta ? Será "saudável" ? Ainda estou um pouco renitente mas talvez por desconhecer tanto o assunto *

    ResponderEliminar
  4. Eu sou contra. Até porque tenho um caso deste exemplo bem perto. Tenho 4 sobrinhos que são ensinados em casa e acho péssimo. Alem de que nós (familia mais próxima) somos os melhores amigos destas crianças, vejo coisas que me fazem confusão. A falta de convivio, a falta de contacto com os professores, tantas coisas optimas que vivemos na escola são tiradas a miudos que TÊM esse direito. O direito de ir à escola deveria de ser obrigatório em qualquer lado do mundo. Os miudos tornam-se responsaveis, tornam-se sociaveis, tornam-se fortes se houver algum problema para resolver. Fechá-los em casa não os prepara para o mundo exterior. Quando um dia quiserem ir para a faculdade? Vão ter os primeiras impressões do que é uma "escola" com 18 anos? E o resto que ficou para trás? O resto que ficou por viver? Acho horrivel e acho ainda mais, cruel.

    ResponderEliminar
  5. Muito feliz e exato seu comentário, Vera Bravo.

    ResponderEliminar
  6. nao sou a favor nem contra. nao tenho sequer conhecimentos suficientes sobre este assunto para ter um opiniao formada, mas creio que nao devemos ver apenas um lado da questao. com certeza estas crianças tambem terao muito proveito e mt boas experiencias ao serem home schooled. em tempos li um blog de uma Mae de 4 q ensinava os filhos em casa, tinham temas, experiencias, dias de campo... um experiencia muito mail enriquecedora do que a de muitos miudos que vao a escola. o papel dos pais e a atitude das criancas e vivencia familiar tera um papel preponderante no sucesso do home school. qt a mim nao me sentiria capaz de tal coisa - nao por falta de conhecimento...mas tambem nao concordo com o nosso sistema educativo em mt coisa.

    ResponderEliminar
  7. Em Portugal o ensino doméstico (assim se chama) é possível há muitos anos, embora pouco utilizado. Já tive um aluno que a determinada altura (7º ano) mudou para esse regime. Não me pareceu boa opção, pois acho que agravou as dificuldades de socialização que já evidenciava e não ajudou a torná-lo autónomo. Sinceramente, considero que são mais as desvantagens do que os beneficios, embora deva ser visto caso a caso. Não apliquei aos meus filhos nem aconselho. Tudo o que se constrói na relação com os pares e outros adultos é importantíssimo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usar o ED como fuga a um problema pode não ser o ideal, mas a relação com pares e adultos é possível e mais fácil fora do ambiente escolar.

      Eliminar
  8. Olá! O meu nome é Raquel e educo os meus três filhos em casa. A Madalena tem 10 anos, o Lourenço tem 6 e o Simão tem 2. Eles adoram ter escola em casa e não têm nunca falta de contacto com outras crianças. Têm atividades desportivas, teatro, saímos para a praia, vamos à biblioteca, fazemos projetos, temos a nossa horta em casa e temos amigos que estão sempre por perto. Eles não querem sequer ouvir falar em escola e já lá andaram. Podem conhecer-nos melhor aqui http://colherdemae.blogspot.pt/
    Obrigada por este blog! :)

    ResponderEliminar
  9. já há muitos anos :) precisamente 40, a minha prima tve aulas em casa até à 3ª classe, a mãe era professora primária e podia fazer isso, a única coisa que era precisa era depois ir aos exames nacionais (na altura), tinha que se deslocar a local para tal, não podia ser em qualquer escola. A educação piorou bastante, mas ainda deve ser possivel. Eu sei que existem vários grupos de pessoas nómadas que continuam a usar esse método.

    ResponderEliminar
  10. Sei que estou comentando demais neste post, mas é que o assunto é palpitante! rsrs.... No depoimento de Colher de Mãe, notei o uso dos verbos no plural: saímos, vamos, fazemos, temos. São todas atividades que as crianças fazem com a família. São importantes, e não lhes tiro o mérito.
    Mas o que digo é que é necessário (radicalmente necessário), que a criança tenha um espaço que não seja compartilhado com a família. Isso é a base de sua independência futura. É aí que se desenvolve a autonomia. É aí que ela tem contato com outros modos de vida, diferentes dos de sua família. Não apenas os primos, ou os filhos dos amigos dos pais, mas os amigos que ela escolheu por si própria.
    Com franqueza, vejo com extrema desconfiança que se privem as crianças de algo tão importante. É quase como privá-las do livre-arbítrio. Quando os pais tem determinadas crenças ou seguem modos de vida específicos, sempre podem procurar escolas afinadas com esses princípios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será a escolha de amigos nas escolas assim tão livre? Não estão as turmas agrupadas por ano de nascimento e não existe uma certa homogeneidade entre as crianças de uma escola pública em determinada zona (e mais ainda numa escola privada)? A autonomia/liberdade de crianças com 6/7/8/9 anos é assim tão benéfica? (A primeira geração de crianças metidas em escolas desde bebés é a q se mantém na casa dos pais aos 30...) O que é autonomia? Só se vêem modos de vida diferentes se andarem na escola? Não é possível ter espaço próprio sem andar na escola? Não será a escola um ambiente artificial?

      Eliminar
  11. Olá
    Não faço ensino doméstico mas desde que a minha filha nasceu (2 anos) que me interessei por esta matéria, precisamente pq calhou ter acesso a fascinantes casos de sucesso quer cá quer no estrangeiro. Percebo que é importante, que a criança tenha que contactar com o que é diferente sem ser só "o mundo" da família, mas penso que um dos lemas comuns a quem adopta esta filosofia de vida, passa por respeitar e dar a conhecer o que é diferente. (até pq na avaliação que terão de fazer, terão precisamente que mostrar que a sua aprendizagem revela viabilidade (e td o q esta implica).
    Por outro lado, e pela experiência que tenho com crianças (psicologia clínica) apercebo-me infelizmente o quanto, muitas vezes as crianças sofrem por terem que se "formatar" à conveniência das exigÊncias que os alternantes Ministérios de Educação promovem. E o q me parece pautar mais quem de facto escolhe, fazer homeschooling, ou pelo menos quem o faz com sucesso, é o conhecer a criança e procurar aproveitar as suas potencialidades no caminho do aprender, fomentando assim de modo mais sólido, a necessidade inata que qq criança (salvo lesão ou defiiência)tem de se auto-superar.
    Também acredito que nem todos nós temos a vocação de o fazer, pois requer constante disponibilidade para se estar atento às oportunidades de aprendizagem.

    Ana

    ResponderEliminar
  12. Tenho uma sobrinha de 10 anos que está há dois anos no ensino doméstico. A diferença é abismal. Quando andava na escola, fingia doenças e dores só para poder ficar em casa.
    A professora era horrível e todos os miúdos viviam num medo e ansiedade constante.
    A minha irmã fartou-se e propôs-lhe a alternativa. A miúda teve tempo para pensar e ao fim de duas semanas disse que sim, que queria ser ensinada em casa.
    Mantém as suas actividades extra-curriculares e tem um horário para as aulas, tal como na escola. Tornou-se muito mais sociável e alegre, desde que saiu da escola.
    Mas não é qualquer um que está habilitado para dar ensino em casa. É apresentado um pedido e a direcção regional de educação tem de o aprovar.
    Não se trata de ensinar doutrinas extremistas às crianças, mas sim de encontrar a melhor alternativa para que possam desenvolver-se em pleno.
    Não é para todas as crianças e muito menos para todos os pais.
    A meu ver, e tendo em conta toda a confusão em que se encontra o nosso sistema de ensino, ainda bem que há essa opção.

    ResponderEliminar
  13. WorkingMom22/02/13, 17:03

    Interesso-me muito por este tema e ao contrário do que a maioria de nós possa pensar, as crianças que são ensinadas em casa não são privadas de contactos com outros miudos da mesma idade, pois têm actividades extra-curriculares como qualquer criança (ou pelo menos deveriam ter) e promove-se também a interação entre homeschoolers para intercâmbio de experiências educativas. Não ensino os meus dois filhos em casa pois sei que não teria a capacidade mental de estar com eles 24 horas por dia durante 365 dias, e conseguir transmitir-lhes tudo o que precisam. No entanto, sigo com muito interesse blogs americanos sobre o assunto e tento retirar toda a informação e conhecimento que acredito poder melhorar a minha relação com os meus filhos. Assim, uso muitas das ideias e materiais disponibilizados nesses blogs e sites para fazer actividades de fim de semana com os meus filhos e assim sentir que tenho um papel mais activo na educação deles. Este sistema de ensino não é para todas as familias, mas é tão válido como qualquer outro, se bem direccionado e bem planeado. Se quiserem espreitar o meu blog onde falo sobre este e outros assuntos aqui fica: maegalinhaeseusdoispintos.blogspot.pt. bjs e parabéns à Rita pelo blog que leio já há algum tempo.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...