10/06/2013

Porquê acordar cedo

Todos nós já ouvimos dizer que as pessoas que se levantam cedo são mais produtivas e têm tempo para tudo. Muitas pessoas bem sucedidas em áreas distintas, quer nos negócios, na ciência, ou nas artes, levantam-se cedo. E levantar cedo significa levantar bem antes da hora limite a que teríamos que levantar para sair de casa a horas.

A jornalista americana Laura Vanderkam no seu livro “What the most successful people do before breakfast” afirma mesmo que antes do resto do mundo tomar o pequeno-almoço, já as pessoas de maior sucesso fizeram o suficiente para ganharem o dia. De acordo com Vanderkam, a força de vontade, o otimismo e a energia são maiores de manhã, fazendo deste período o ideal para nos dedicarmos a tarefas que requerem uma maior motivação interna, como exercício físico, meditação, ler, escrever, ou qualquer outra atividade que é importante para nós, mas não é urgente nem esperada ou recompensada pelo mundo exterior.

Eu sempre me senti imensamente atraída pelo conceito. Levantar-me cedo, antes dos miúdos, e ter tempo para mim, para escrever, para beber chá calmamente, e até para fazer exercício físico, parecia a solução para a falta de tempo que muitas vezes sentia e para contrabalançar um dia a dia de correria. O minimalismo acabou com as correrias e o levantar cedo trouxe-me, de facto, mais tempo.

Dependendo da vontade, ou da preguiça, a alvorada dá-se agora entre as 5 e as 7 da manhã, quando a minha hora limite para sair da cama e começar o dia é às 8. Mas não foi fácil. É sobretudo difícil nos dias frios e escuros de inverno, mas muito mais fácil no verão. (e após umas semanas de grande preguiça, as coisas estão a melhorar...)

Os madrugadores aprenderam a vencer a preguiça e a optimizar o seu organismo para acordar antes das outras pessoas. Os madrugadores trabalham, relaxam, fazem desporto, têm tempo para si e, sobretudo, não se queixam de falta de tempo como o resto do mundo - tudo porque levantam-se cedo e aproveitam bem essas horas extra em que ainda não há distrações, nem solicitações, nem emails a cair na caixa de entrada, nem crianças a pedir o pequeno-almoço, nem chefes a exigir um qualquer relatório. Quem se levanta cedo ganha algumas horas diárias de tranquilidade - e quem é que não quer isso neste mundo agitado em que vivemos?

14 comentários:

  1. Que delícia de texto, me deixou tão alegre e otimista para acordar cedinho amanhã. Parabéns Rita, por você ser muito dedicada com seu blog.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente que o levantar cedo permite resolver algumas tarefas que de outra forma vão sendo adiadas e por vezes nem chegam a ser concluídas.
    Também já tinha resolvido que agora que a escola está a acabar e eu não precisaria de me levantar tão cedo para acordar as miúdas e preparar os lanches, etc, iria continuar a levantar à mesma hora e aproveitar esse tempinho para algumas tarefas importantes para mim.
    Vamos ver se consigo realmente fazê-lo.

    ResponderEliminar
  3. saudades de posts seus Rita. Escreve todo dia? Umas 3 vezes ao dia???? risos Beijinhos do Brasil!

    ResponderEliminar
  4. Tenho comprovado isso, sem dúvida alguma. Tenho conseguido levantar-me cedo entre as 6h e as 7h. De repente comecei a ter mais tempo para ser mais produtiva e a ter várias coisas em dia, como emails, roupa para passar a ferro, posts para o blog, casa mais limpa, etc...

    Bjs,
    Anabela

    ResponderEliminar
  5. E costumas dormir quantas horas em média?

    ResponderEliminar
  6. Olá, gostei muito do texto, e até concordo que pode ser verdade, mas a verdade é que sou muito dorminhoca;-) e também existe um estudo que diz que os mais dorminhocos têm uma vida mais longa, vá-se lá saber se é verdade, seja como for, eu preciso de dormir cerca de 9h por dia, e para estar acordada tão cedo, tinha de me deitar muito cedo, e aí não conseguia estar com amigos a tomar um café, ou com a família a conviver um bocado, para mim seria mesmo complicado, admiro muito a tua força de vontade, acho fantástico teres essa capacidade, parabéns sinceros.
    Boa semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  7. Olá Rita, você sabe me indicar algum grupo de Madrugaderes aqui no Brasil. bjsMichelle

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/groups/bomdiamanhas.brasil/

      Eliminar
  8. Olá Rita,

    Gosto muito do teu blog e geralmente concordo com tudo o que escreves.
    Desta vez, no entanto, gostava de expressar uma visão um pouco diferente em relação ao tema 'acordar cedo'.
    Segundo a neurologista e especialista no sono Teresa Paiva, a ideia de que levantar cedo é a melhor solução para toda a gente não é muito correcta. No seu livro 'Bom sono, boa vida' ela explica que os seres humanos têm diferentes fases de sono e que, enquanto para uns é natural e energizante acordar cedo, para outros não é - sendo para esses outros mais natural e energizante acordar mais tarde e deitar mais tarde. Segundo ela, isto é explicado biologicamente.
    Eu sempre admirei (pronto, invejei mesmo :P) quem conseguia acordar cedo naturalmente e me dizia coisas do tipo: "A partir das 8 não consigo ficar mais na cama!" E tentei muito levantar mais cedo - com resultados frustrantes. Até que, depois de ler o livro da Dra. Teresa Paiva decidi desistir e aceitar aquele que parece ser o meu ritmo mais natural. À noite, quando todo o mundo já se foi deitar, eu sinto energia e inspiraçãoe e aproveito o tempo, também. E nunca durmo menos que 8-9 horas ;P

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Olá! Concordo, acordar cedo não é para todos. Há pessoas que são noctívagas convictas e não conseguem funcionar de manhã. O que eu expresso nos meus posts é, obviamente, o meu ponto de vista, as minhas experiências, o que resulta para mim. Não estou a tentar convencer ninguém a levantar-se de madrugada...

    ResponderEliminar
  10. Mas e você vai dormir por volta de que horas? Porque eu nunca consigo ir dormir antes das 23h e quando eu tento acordar às 05h30 (eu juro que tento) simplesmente não consigo levantar, ter disposição pra nada além de dormir...

    ResponderEliminar
  11. Eu já penso que só ficamos acordados por estímulo - a energia elétrica como agente de mudança.
    Naturalmente nosso organismo acompanha o dia, assim como o organismo das corujas e morcegos são opostos ao nosso.
    Se experimentar ficar sem luz elétrica e nada eletrônico, será difícil manter-se acordado pelo mesmo tempo que ficamos quando temos tantas alternativas elétricas e eletrônicas.
    Em resumo: ficar acordado no período da noite, hoje em dia, pode ser uma opção para muitos. Mas para o ser natural que somos, creio que não...

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pelo seu blog. Encontrei por recomendação do Blog Vida Organizada. Ando desesperadamente em busca de uma rotina madrugadora... eu sou daquelas pessoas que se queixa da falta de tempo, porque o meu trabalho começa as 16h e só chego a casa por volta das 2h. Tenho sempre quase 1h de caminho... Não consigo levantar muito cedo sem que ao meio do dia de trabalho me sinta desconcentrada, cansada e sem rendimento nenhum... Já tentei o truque da sesta de 20 minutos, mas nem sempre é possível. Este comentário vai em jeito de desabafo, porque já dei muitas voltas ao assunto e ainda não encontrei uma solução confortável. Vou seguir o seu blog para momentos de inspiração :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...