16/10/2011

Como não perder demasiado tempo com os blogs

Às vezes tinha vergonha do tempo que passava ao computador a ler blogs.
Perdia demasiado tempo a escrever os meus posts, pois escrevia ao longo do dia quando devia estar a fazer outras coisas, e a responder a e-mails, pois respondia logo mal chegavam.
Quando comecei a escrever o livro, percebi que as coisas tinham que mudar. Tinha que conseguir ler blogs, escrever posts e responder a e-mails no menor tempo possível.

Foi então que descobri o e-book da Rachel Meeks Simple Blogging.



E abri os olhos. O mais importante na vida não são os blogs. É verdade que aprendemos imenso na internet, e como já referi, a minha vida melhorou imenso por causa dos blogs, mas o que é que adianta ler e aprender, mas depois não ter tempo para pôr os novos conhecimentos em prática?

Depois de ler este livro (e já o li 2 vezes!), fiz um horário para o meu tempo ao computador:

6h00-8h00 - tempo para escrever o livro e posts; é de manhã que me concentro melhor e a esta hora tenho a casa em silêncio...

21h00-23h00 - tempo para ler blogs e navegar na net, ou costurar, dependendo do que me apetecer (ou trabalhar a sério, se tiver levado algum trabalho para acabar em casa)

Quanto aos e-mails que recebo, respondo logo aos de resposta rápida, tipo enviar o ficheiro com as folhas da agenda semanal (que tenho recebido todos os dias). Os outros ficam para o fim-de-semana (espero que compreendam).

O resto do dia é para outras coisas. Trabalho geralmente das 9 às 5 e meia (eu não pico o ponto nem nada disso, mas ajusto o meu horário ao dos miúdos), depois temos quase sempre alguma actividade desportiva (geralmente 3 vezes por semana saio mais cedo do trabalho para ir jogar ténis), e até às 9 da noite, hora a que os miúdos vão para a cama, é para tratar da casa, do jantar, ajudar o mais velho com os trabalhos de casa e passar tempo de qualidade em família.

E vocês, passam muito tempo ao computador nos blogs ou também estabelecem horários?


O link para o livro da Rachel é um affiliate link.

14 comentários:

  1. Eu tenho muito pouco tempo... Durante a semana por vezes consigo uns 30 minutos para ler, e com sorte comentar um ou outro. Ao fim de semana é que tenho um pouco mais de tempo. Gostava de me organizar para ter mais tempo para ler e escrever, mas não tem sido fácil!

    ResponderEliminar
  2. A melhor resposta que te posso dar é que tenho que ler esse livro o quanto antes!
    A casa, o trabalho, os miúdos (são SÓ 3!), o marido, as aulas...faz com que muita gente pense que ignoro os seus blogs devido ao facto de não comentar muitas vezes, o que é uma ideia totalmente errada! Leio, mas não consigo ter tempo para comentar :(

    Vou, mesmo, comprar!

    Beijocas :)

    ResponderEliminar
  3. Eu normalmente aproveito o fim do dia e faço tudo de uma vez antes de ir para a cama. Posto e leio os meus blogs favoritos.
    Muitos parabéns pelo teu blog. Tem me ajudado bastante pois eu tenho como defeitos a maior parte das coisas a tentas ajudar no teu blog. Virei "dona de casa" ha pouco tempo, não sou muito poupada e um pouco esquecida e desorganizada. E o teu blog tem me ajudado bastante. Obrigada! :)

    ResponderEliminar
  4. Sei que perco muito tempo valioso a escrever cada post. Levo em média 1 hora a escrever, editar, usar a melhor gramática possível e eliminar erros de ortografia, sem contar com o tempo que levo a tirar fotografias. Mas é a qualidade que exijo a mim mesma, e não consigo fazê-lo em menos tempo.

    Vou dando uma olhada aos outros blogs mas tento não gastar muito tempo, porque em frente ao computador, o tempo voa! Meia hora pode passar sem darmos por isso (e parecer que só passaram 5 minutos...). Comento em alguns, e também respondo aos comentários assim que posso.

    Costumo deixar trabalhos de pesquisa ou de agendamento de posts para a noite para aproveitar melhor as horas de luz para trabalhar no meu projecto e nas outras coisas que um lar exige.

    ResponderEliminar
  5. Os teus posts são sempre fantásticos e úteis.e com blogues como o teu que me costumo perder mais. Mas tens toda a razão. Acabo por gerir mal o tempo porque ainda não pude pôr em prática algumas das coisas que queria depois de as ter lido por aí neste e outros blogues. Confesso que faço a coisa errada, não tenho horas estipuladas e vou quando me lembro mais vezes ao dia do que suposto talvez. Ultimamente com o excesso de trabalho tenho feito um esforço para me controlar e vou só ao inicio e final do dia. Mas tenho que definir regras e horários. Como se tem dito por aqui, o tempo voa, e esse também é precioso para o trabalho.
    Vou exigir a mim mesma mais regra nesse aspecto. Obrigada por mais uma dica!

    ResponderEliminar
  6. Eu passava muito tempo na internet. E também me incomodava isso... Estabeleci 1h30m por dia para me dedicar à internet, tv ou leitura, mas ainda não estou a seguir o horário estabelecido com rigor. Tenho tanto livro que quero ler!
    Uma das coisas que prescindi foram as redes sociais. Sentia-me dependente daquele entretenimento e muitas vezes até ficava triste com alguns desabafos que lia... Prefiro os blogs, escolho os que quero, os que partilham ideias que gosto. Hoje em dia perdemos muito tempo com o que os outros dizem, podendo aplicar mais desse tempo em algo útil para nós. Acho que devemos prestar atenção a quem tem o que nos dizer...
    Continuo a gostar muito de ler os teus posts :)

    ResponderEliminar
  7. Essa ideia de estabelecer um horário é muito boa. Esta semana reparei que perco imenso tempo na net. Tenho de mudar isso

    ResponderEliminar
  8. normalmente uso a net à noitinha, depois de colocar a minha bebé a dormir!!Assim faço td de uma acentada só!!!!

    ResponderEliminar
  9. eu costumo usar a net à noitinha depois de colocar a minha bebé a dormir. agr não há mt tempo livre.

    ResponderEliminar
  10. Estou mais na net durante o trabalho... passo o dia sentada à secretária... entre uma e outra entrevista, uma e outra notícia, gosto de desanuviar e ler meia dúzia de blogues. Não me impede de trabalhar mas também não me rouba tempo em casa.

    ResponderEliminar
  11. Ora ai esta o meu vicio ...ler ler ler e ler mias blogues!! :)
    E se o meu ingles fosse melhor estava perdida :)))
    Gostava de ler esse livro em Pt!
    Rita, gosto da nova imagem ;)
    Jinhux
    ML

    ResponderEliminar
  12. Antes de mais parabéns pelo blog. Só o conheci agora mas estou a gostar muito e esta publicação em particular despertou o meu interesse. Ultimamente, e encontrando-me desempregada, tenho passado demasiado tempo e frente ao computador!! E tinha já pensado para mim que tnha que estabelecer um hoarário e... cumpri-lo! Tenho neste momento um projecto entre mãos para desenvolver, acções de formação a frequentar, um blog a manter... às vezes parece difíficl demais conciliar tudo. Mas na verdade... o importante é definir prioridades...e este post ajudou-me a clarificar algumas ideias.

    Parabéns, mais uma vez pelo trabalho
    Já agora convido todas as mamãs ou pessoas relacionadas com a educação de infância a visitarem o blog www.janascieagora.blogspot.com. Deixo algumas propostas de atividades para fazerem com os mais pequenos bem como a divulgação de alguns eventos interessantes para irem com eles.

    Beijinhos,
    Mariana

    ResponderEliminar
  13. Oh como eu preciso de simplificar o meu tempo na net... passo imenso tempo a navegar (e acho que, para ser mesmo produtiva, bastava menos de metade desse tempo). Vou ter mesmo que estabelecer horários. E preciso de me organizar também noutras àreas da minha vida. Não é fácil e por isso venho aqui em busca de inspiração!

    ResponderEliminar
  14. Oi Rita. Estou aprendendo a otimizar o tempo para o meu blog ( www.vinculosevalores ) mas estou no início, ainda com mil idéias para escrever e pesquisar. Também estou aprendendo a fazer este blog, pois como sabes não é só escrever. Tem um trabalho imenso por trás, coisas novas para aprender. Além disso, tem a paixão pelo blog , pela troca, pelo mundo que se abre....
    Então, também divido o tempo entre a casa e o blog quando os filhotes vão dormir.
    Beijos

    ResponderEliminar

Obrigada pelo comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...